Greve dos caminhoneiros: prejuízos de R$ 15 bilhões

Foto: Pablo Jacob / Agencia O Globo

Após dez dias de greve a estimativa é o PIB nacional diminua e o país sofra as consequências

A greve dos caminhoneiros, iniciada no dia 21 de maio, deve gerar um prejuízo de R$15 bilhões para a economia nacional, de acordo com o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia. O valor representa 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo a Agência Brasil, o valor de crescimento do PIB só será divulgado no fim de julho, já que o ministro não informou mais detalhes. Ao que se sabe, este número pode ser ajustado para baixo.

Além disso, o ministro não informou o impacto que a greve dos caminhoneiros terá sobre a inflação, por causa da escassez de alimentos e da alta temporária do preço dos combustíveis provocadas pela paralisação.

PREVISÕES

De acordo com o boletim Focus, pesquisa divulgada todas as semanas pelo Banco Central, a previsão das instituições financeiras para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,65% para 3,82% em 2018.

As projeções não são otimistas. Isso porque os analistas do mercado estimam que a que a economia crescerá apenas 1,94% em 2018. Essa foi a sexta semana consecutiva de queda nas projeções. Há um mês, a projeção estava em 2,51%.

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!