Dica de leitura – As 95 teses e a essência da igreja

As 95 teses foram publicadas na Paróquia de Wittenberg, na Alemanha, em 1517, e contestavam a venda de indulgências

Livro “As 95 teses e a essência da igreja” – Lutero (Vida)

Sinopse

As 95 teses e a essência da Igreja” são a voz do grande precursor e maior destaque da Reforma, Martinho Lutero. A obra é um compêndio dos primeiros princípios da Reforma e do tratado do cativeiro babilônico da igreja. Neste resumo, aparece todo o gênio do reformador na sua forma mais completa e vigorosa.

Lutero descobriu a verdadeira libertação do que nos aventuramos a chamar de impasse ao qual a grande visão da justiça divina o levara. Percebeu que a porta estreita era intransponível por qualquer virtude humana, e descobriu e compartilhou a solução na promessa da libertação sobrenatural oferecida pela fé: “Por fim, pela misericórdia de Deus, meditando dia e noite, observei […] ‘é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.”

Lutero

Martinho Lutero (1483-1546) foi um sacerdote católico alemão, o principal personagem da Reforma Protestante realizada na Europa no século XVI.

Nascido em Eisleben, Saxônia, na Alemanha, no dia 10 de novembro de 1483. Com dezoito anos ingressou no curso de Direito na Universidade de Erfurt, mas em 1505 desiste da carreira para entrar no Mosteiro Agostiniano de Erfurt.

Lendo as Escrituras Sagradas concluiu que a humanidade é pecadora por natureza, que jejuns, peregrinação e sacramentos, ou mesmo intercessões de padres e santos não têm qualquer efeito para a redenção dos homens, ideias essas, contrárias às pregadas pela Igreja Católica na época.


Leia um trecho do livro

 

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!