32.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

“Teologia do Corpo”: da concepção à eternidade

Foto: Freepik

A partir da Bíblia, o teólogo Gregg Allison oferece ferramentas para lidar com as questões contemporâneas urgentes: sexualidade, gênero, imagem corporal, sofrimento, o fim da vida

Por Patricia Scott 

Até encarar um desafio físico ou uma crise, raramente o ser humano valoriza o corpo. De alguma forma, tem a ideia, que não é bíblica, de que o aspecto imaterial do ser (a alma e o espírito) é inerentemente bom, enquanto o aspecto material (o corpo) é, no mínimo, neutro e, no máximo, inerentemente mau. Coloca o corpo como pouco mais do que um veículo para a alma e, assim, acaba negligenciando-o. Por vezes, é visto como um obstáculo para o crescimento espiritual.

No entanto, a verdade é que o ser humano não tem corpo. É corpo. Deus criou o homem dessa forma por um motivo. Por isso, a partir das Escrituras Sagradas, o teólogo Gregg R. Allison oferece no livro “Teologia do Corpo”, lançado pela Vida Nova, uma teologia integral do corpo humano, desde a concepção até a eternidade. Ele expõe ferramentas para lidar com as questões contemporâneas urgentes relacionadas ao corpo, incluindo: a expressão da sexualidade, se o gênero é algo inerente ou construído, imagem corporal, o significado do sofrimento, questões acerca do fim da vida e como o homem pode viver como pessoa inteira em um mundo fraturado.

“A corporeidade é um campo de estudo que explora como as pessoas estão presentes em corpo e se envolvem fisicamente no mundo. Pensar, sentir, desejar, planejar, mover e agir são atividades comuns, e todas elas incluem algum elemento corporal. Muitas dessas manifestações são observáveis, por isso a corporeidade como um campo de estudo exige atenção à experiência da vida corpórea. Podemos atentar para como as pessoas de fato vivem e experimentam a vida em seu corpo. Uma familiaridade com a neurociência, a fisiologia, a genética e outras ciências correlatas também pode ajudar”, diz o autor.

- Continua após a publicidade -

“Teologia do Corpo”: da concepção à eternidade

Entretanto, Gregg compartilha que o elemento mais importante que o livro traz para essa área de estudo é a Escritura — a Palavra de Deus fidedigna, verdadeira e inspirada — uma teologia sólida — crenças e práticas cristãs que emergem do Livro Sagrado. “Como teólogo, passei as últimas duas décadas trabalhando um entendimento da vida no corpo humano que fosse bem fundamentado na Bíblia e teologicamente sólido”, salienta e emenda: “Nós, seres humanos, somos pessoas complexas, compostas tanto de um aspecto material quanto de um imaterial”.

Sobre o autor
Gregg Allison é PhD pela Trinity Evangelical Divinity School e é professor de Teologia Sistemática no Southern Baptist Theological Seminary, em Louisville, Kentucky (EUA). Lecionou Teologia e História da Igreja no Western Seminary, em Portland, e também foi professor adjunto da Trinity Evangelical Divinity School, da Elgin Community College e da Judson College. É autor de “Eclesiologia”, “Teologia histórica”, “Teologia e Prática da Igreja Católica Romana” e “50 Verdades Centrais da Fé Cristã”, publicados por Vida Nova. Ele e a esposa Nora moram em Louisville, Kentucky (EUA), onde frequentam a Sojourn Church Carlisle. Eles têm três filhos adultos e 11 netos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -