32.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Veja como se tornar um melhor estudante da Bíblia

Antes de começa a estudar a Bíblia, ore ao Senhor pedindo sabedoria divina. Foto: Freepik

No Dia do Estudante, comemorado nessa sexta-feira (11), Comunhão preparou algumas dicas para melhorar o seu estudo das Escrituras.

Por Cristiano Stefenoni

No Dia do Estudante, comemorado nessa sexta-feira (11), uma pergunta: como anda o seu estudo da Bíblia? Nos últimos 25 anos, só a Sociedade Bíblica do Brasil produziu e distribuiu cerca de 180 milhões de exemplares das Escrituras no Brasil. Contudo, apenas 35% das pessoas no país têm o hábito de ler a Palavra de Deus, segundo pesquisa “Retratos da Leitura”.

Se levarmos em consideração que quase 90% dos brasileiros são cristãos, dá para ter uma noção da baixa leitura das Escrituras no Brasil.

“Quando a pessoa começa a ler a Bíblia, ela não somente começa a ler o livro que influenciou na História, mas passa a ter essa influência benéfica em sua própria vida. Ler a Bíblia melhora nossa maneira de pensar. Passamos a entender que nós existimos graças a um ato de amor. Não somos fruto do acaso. Somos fruto dos planos de Deus”, explica Erni Walter Seibert, diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil.

- Continua após a publicidade -

O diretor explica que há muita diferença entre ter a Bíblia e lê-la. “Se você tem uma Bíblia e não é um leitor assíduo desse livro, comece a lê-la, é uma experiência maravilhosa. Você vai ver que lendo as Escrituras ouvirá a própria Palavra de Deus. E esse encontro com o Senhor sempre é maravilhoso”, ressalta Seibert.

Para te ajudar a melhorar o seu estudo da Bíblia, Comunhão separou cinco dicas importantes, confira:

Cinco dicas para melhorar o estudo da Bíblia

Não espere as condições ideais
Se você for esperar o dia certo, a hora ideal, o momento perfeito para ler a Bíblia, esse dia nunca chegará. Sempre haverá problemas, compromissos, dores pelo corpo, cansaço, desânimo, enfim, tudo conspirará para te afastar das Escrituras. Então, não pense, simplesmente comece, independentemente do dia ou da situação em que esteja.

O básico funciona
Quando a meta é criar o hábito da leitura da Bíblia, o ideal é começar pela parte mais simples, e depois, ir avançando aos assuntos mais complexos. Não adianta querer estudar Daniel e Apocalipse sendo que você não consegue nem ler a história de Jesus nos Evangelhos.

Mantenha a constância
Não adianta ler quatro capítulos das Escrituras em um dia e depois ficar dois dias sem ler nenhum. Quando o assunto é estudar a Bíblia, a qualidade sempre deve estar acima da quantidade. Às vezes meditar em um ou três versículos será muito mais poderoso para a sua vida do que ler um capítulo inteiro de forma despretensiosa e não conseguir prestar atenção em nada.

Convide o Espírito Santo
Estudar a Bíblia não é a mesma coisa do que ler um livro de história, geografia ou um romance. A Palavra de Deus foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo, portanto, nada mais lógico do que convidá-Lo para que o ajude a compreender as Escrituras. Então, antes de começa a estudar, ore ao Senhor pedindo sabedoria divina e encerre com uma oração agradecendo pelo privilégio do aprendizado.

Compartilhar para memorizar
Uma das formas mais eficazes de se memorizar o conteúdo da Bíblia é compartilhar o que aprendeu. Então, durante seu estudo, marque e anote em um papel as partes mais relevantes, os versículos que chamaram a sua atenção, as dúvidas, para depois, com um grupo de amigos poder compartilhar e trocar ideias sobre o assunto estudado.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -