22.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio 2024

Nada melhor do que celebrar o Dia do Livro, lendo!

29 de outubro. Dia Nacional do Livro. Foto: Reprodução.

Dia Nacional do Livro: conheça dicas de leitura e também o que fazer para comemorar a data.

Por Lilia Barros 

Em 29 de outubro, é celebrado, no Brasil, o Dia Nacional do Livro, mas você sabe por quê? A data foi criada em 1810 em comemoração à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, então capital do país. 

Nesse dia, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e tornou-se a Biblioteca Nacional. Além de livros, havia manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.

Nada melhor do que celebrar o Dia do Livro, lendo! 

- Continua após a publicidade -

O que fazer no Dia do Livro?

  • Roda de Leitura 
  • Pesquisa colaborativa
  • Aluno escritor
  • Carta para o autor
  • Ler para o outro
  • Apresentação para as famílias
  • Marca página divertida

Confira 11 dicas de leitura:

Nada melhor do que celebrar o Dia do Livro, lendo!
Livro Café com Deus Pai. Foto: Reprodução.

Café com Deus PaiJunior Rostirola – Editora Vida: Há dois caminhos: permanecer mergulhado no sofrimento, ou enfrentar a dor e fazer dela uma inspiração para transformar a vida de outras pessoas.”

É com esta frase de abertura que o escritor best-seller, teólogo e pastor, Junior Rostirola, convida o público a experenciar doses diárias de mudança e comunhão com o Criador por meio de devocionais inéditos.

O autor propõe uma jornada diária que conduz o leitor a viver 365 dias sob a direção d’Aquele que pode responder às dúvidas e tornar possível todas as coisas: Deus.

Nada melhor do que celebrar o Dia do Livro, lendo!
Livro “Mulheres Improváveis”. Foto: Reprodução.

Mulheres improváveis – Viviane Martinello – Editora Vida: com a intenção de fazer com que mulheres compreendam verdadeiramente o quão fortes e corajosas são, a pastora e mentora Viviane Martinelloescreveu Mulheres improváveis.

É por meio deste livro que a autora acolhe cada leitora, desafiando-a a acreditar que Deus lhes deu capacidades únicas.

Uma das mulheres cristãs mais influentes na rede social, Viviane reúne na obra palavras de sabedoria sobre como Deus é especialista em traçar destinos e transformar corações.

 

Nada melhor do que celebrar o Dia do Livro, lendo!
Livro “O Propósito da Família”. Foto: Reprodução.

O propósito da família – Luciano Subirá – Editora Vida: A família é um glorioso projeto divino. Entender seus princípios e funcionamento nos ajudará não somente a ter uma vida melhor nas esferas social e emocional como também afetará o espiritual, a nossa relação com Deus.

Este manual bíblico sobre a família é uma ferramenta que se propõe a ajudar o cristão em todas essas áreas.

Com a prática do que o autor apresenta ao longo das 240 páginas, o leitor será capaz de propor um lar que funcione como um espaço terapêutico, de perdão, comunhão com Deus e adoração.

Nada melhor do que celebrar o Dia do Livro, lendo!
Livro “Revolução dos Improváveis”. Foto: Reprodução.

Revolução dos Improváveis – Carlos Damasceno – Editora Vida: para que venha à tona aquilo que deseja, é preciso dar o primeiro passo. Ciente de que não é fácil, nesta obra, com uma visão cristã, Carlos Damasceno responde a questionamentos como: Como me tornar grande se não sou favorito?; Como acreditar que posso conquistar se nunca venci em nada?

O leitor aprenderá a vencer dificuldades como anonimato, rejeição, ofensa, acomodação, megalomania, “multifoco”, status quo, modus operandi, bajulação e falta de identidade.

Revolução dos improváveis traz instrução, força e sabedoria que levarão você a vencer, mesmo que não seja favorito.

Nada melhor do que celebrar o Dia do Livro, lendo!
Livro “Depois do Fim”. Foto: Reprodução.

 Depois do fim – Esdras Savioli – Editora Vida: o que existe após a morte é uma incógnita que permeia o imaginário coletivo da humanidade.

Com objetivo de ir além da curiosidade humana e avaliar as respostas certas para cada uma dessas questões, Esdras Savioli apresenta respostas com base em mais de 400 referências bíblicas e aprofundamentos em questões filosóficas sobre a existência.

Depois do fim também é um importante guia para conduzir os leitores ao significado bíblico da palavra “salvação”.

Nada melhor do que celebrar o Dia do Livro, lendo!
Livro “Mulheres da Bíblia em literatura de Cordel”. Foto: Reprodução.

Mulheres da Bíblia em Literatura de Cordel – Gilmara Michael – Editora Mundo Cristão: nesta obra, a escritora encontrou uma maneira criativa de levar sua mensagem: a literatura de cordel na evangelização, também um instrumento para estimular o protagonismo feminino entre mulheres cristãs.

Autora da coletânea Mulheres da Bíblia em literatura de cordel, Gilmara escreveu 16 textos sobre diferentes personalidades femininas presentes nas Escrituras.

Para a cordelista, assim como as mulheres da atualidade, as vozes de figuras bíblicas como Sara, Rebeca, Rute, Ana e Isabel também precisam ecoar em total liberdade e respeito.

Nada melhor do que celebrar o Dia do Livro, lendo!
Livro “Espiritualidade no Chão da Vida”. Foto: Reprodução.

Espiritualidade no chão da vida organização Valdir Steuernagel – Editora Mundo Cristão: o livro foi escrito a várias mãos, este livro traduz com fidelidade o compromisso de refletir a fé nos mais variados aspectos da existência.

Dessa forma, a obra reuniu mentores e mentoreados do Projeto Grão de Mostarda (PGM).

Sendo assim, eles apresentam reflexões sobre como a fé encarnada possibilita ao cristão relacionar-se com a complexidade da vida e suas demandas mais urgentes.

 

Nada melhor do que celebrar o Dia do Livro, lendo!
Livro “Fogo no Parquinho”. Foto: Reprodução.

Fogo no Parquinho – Yago Martins – Editora Mundo Cristão: nesta obra, o teólogo e um dos jovens evangélicos mais influentes da atualidade, Yago Martins, trata do namoro do ponto de vista bíblico e mostra como os jovens podem resgatar o padrão de relacionamento cristão em várias fases da vida: da solteirice ao casamento.

Com sua já conhecida habilidade de lidar com pautas difíceis, ele oferece esclarecimento sobre um assunto que não raramente gera angústia e incompreensões. Para o escritor, muitos jovens cristãos hoje praticam uma forma de namoro que é totalmente contrária à Bíblia.

Nada melhor do que celebrar o Dia do Livro, lendo!
Livro “Devocionais para Meninas”. Foto: Reprodução.

Devocionais para meninas – Susana Klassen – Editora Mundo Cristão: para ajudar a meninada a vivenciar com mais tranquilidade os agitados anos da adolescência, Susana Klassen professora, tradutora e colunista do blog FaithGirlz (Mundo Cristão), traz conselhos semanais sobre amizade, família, estudo, trabalho, namoro, saúde, corpo, beleza, sexo e muito mais.

A obra reúne diversas passagens bíblicas e exercícios para estimular a fé durante os 365 dias do ano.  

Ao todo são 52 devocionais e 14 atividades em um livro interativo, com espaços para anotar objetivos e celebrar conquistas.

Nada melhor do que celebrar o Dia do Livro, lendo!
Livro “Quem tem medo dos Evangélicos?”. Foto: Reprodução.

 Quem tem medo dos evangélicos? – Gutierres Fernandes Siqueira – Editora Mundo Cristão: por anos as menções aos evangélicos seguiram estereótipos que, nitidamente, não davam conta de retratar com fidelidade um segmento tão diverso. Seja pelo alinhamento político de pastores midiáticos ou fatos controversos envolvendo a “bancada da Bíblia”, estes episódios reforçaram ainda mais o preconceito contra o movimento evangélico brasileiro. Para abrir um debate imprescindível e conhecer as nuances deste complexo segmento, nesta obra, o jornalista e teólogo Gutierres Fernandes, desmitifica percepções equivocadas sobre a comunidade evangélica, oferece exemplos históricos e fatos recentes que contextualizam a presença dos evangélicos na sociedade brasileira.

Nada melhor do que celebrar o Dia do Livro, lendo!
Livro “Jesus ontem, Hoje e Sempre”. Foto: Reprodução.

Qual é o impacto de Jesus no século 21? – Editora Mundo Cristão. T. Wright, considerado o maior especialista em Novo Testamento da atualidade, avalia como a compreensão acerca do Jesus histórico pode influenciar positivamente o mundo moderno

A história de Jesus contada na Bíblia é de conhecimento popular. Grande parte da população mundial crê que ele é o filho de Deus enviado para salvar a humanidade. Mas será que a maioria tem correta compreensão acerca de quem ele é e sabe o que significa obedecer-lhe? Quais seriam as implicações desse conhecimento na sociedade do século 21?

Em sua obra Jesus: ontem, hoje & sempre, o renomado teólogo britânico N. T. Wright, considerado um dos maiores especialistas em Novo Testamento de nosso tempo, traz para o debate uma extensiva investigação sobre o Jesus histórico e suas implicações no contexto da pós-modernidade.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -