24.9 C
Vitória
sábado, 20 abril 2024

Mulheres participam de oficina sobre violência doméstica no Recife

Foto: Visão Mundial

A iniciativa da Visão Mundial, em parceria com o Coletivo Mulher Vida, tem como objetivo dialogar sobre prevenção e combate à violência de gênero

Por Patricia Scott 

Dados alarmantes de violência contra a mulher, no Brasil, chamam a atenção. A Rede de Observatórios de Segurança divulgou que, em 2022, ao menos um caso era registrado a cada quatro horas. Observando somente Pernambuco, no mês de janeiro de 2023, 3.999 mulheres já foram vítimas de violência doméstica, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado.

Assim, dentro desse contexto preocupante, mulheres de comunidades participaram da oficina “Gênero e Violência Doméstica Contra a Mulher”, no Recife (PE). Durante os dias de formação, nos meses de março de abril, elas dialogaram sobre a proteção e combate à violência de gênero.

A iniciativa da Visão Mundial, em parceria com o Coletivo Mulher Vida, beneficiou o público feminino de comunidades com atuação do PDA Casa Grande – o Programa de Desenvolvimento de Área da organização no Recife. “Aproveitamos a programação voltada para a mulher, celebrada no mês de março, e inserirmos um evento que dialoga com o verdadeiro significado da data, em que mulheres buscam por direitos e autonomia”, salienta o Coordenador de Projetos da Visão Mundial, David Chagas.

- Continua após a publicidade -
Mulheres participam de oficina sobre violência doméstica no Recife
Foto Visão Mundial

A coordenadora do Programa de Formação e Capacitação, do Coletivo Mulher Vida, Elisangela Raposo, considera importante que mais mulheres e meninas sejam  fortalecidas. Para isso, o conhecimento adquirido pelas participantes da oficina são repassados a outras mulheres, seja da família, da escola, da igreja e da comunidade.

“Utilizamos um processo metodológico afetivo, lúdico e vivencial em oficinas que as participantes são estimuladas a refletir sobre o tema do dia com técnicas que estimulam o ambiente de confiança, relaxamento, brincadeira, o trabalho em grupo e a arte como forma de facilitar a expressão de opiniões e valores individuais e do grupo”.

Elisangela espera ter contribuído para mudança efetiva na vida das mulheres que participaram da oficina. “Que elas reflitam sobre a temática a partir de suas vivências e experiências de vida e possam identificar possíveis situações de violência doméstica, e a partir disso, possam fortalecer e ampliar seu autocuidado e autoproteção e, se necessário, que saibam onde buscar ajuda para romper o ciclo da violência. Informação e reflexão são ferramentas essenciais para quebra de paradigmas e desconstrução da violência”.

Sobre a Visão Mundial
A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. Serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes situações de vulnerabilidades.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -