22.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio 2024

Espanha: seca revela igreja submersa há 60 anos

Foto: Reprodução

O templo foi construído no século XI e, atualmente, possui apenas parte da estrutura de estilo arquitetônico romântico

Por Patricia Scott 

A Espanha enfrenta uma seca de longa duração. Por conta da estiagem, que já dura 36 meses, alguns reservatórios da Catalunha, que circunda Barcelona, estão tão baixos que antigas construções, como um campanário de igreja ressurgiu após 60 anos de submersão nas águas.

Em 1962, a igreja Sant Romà de Sau ficou submersa. Isto ocorreu quando as águas do rio Ter transbordaram e atingiram a profundidade de 23 metros. Desde então, quando o nível do reservatório cai, é possível ver partes da igreja. Em secas extremas como a que está sendo registrada nestes meses, é possível ver o templo completamente descoberto.

A igreja foi construída no século XI. Atualmente, possui apenas parte da estrutura. A arquitetura da antiga comunidade de fé segue o estilo românico. No entanto, o local faz parte da história do lugar, sendo um das atrações turísticas da região quando as águas começam a baixar e a torre surge no meio do rio.

- Continua após a publicidade -

Segundo a Aemet, o clima estará mais seco e quente do que o normal nesta primavera (no Hemisfério Norte) ao longo da costa nordeste do Mediterrâneo, que inclui a Catalunha. A agência meteorológica da Espanha divulgou ainda que o clima seco aumentará o risco de incêndios florestais, mesmo que traga chuvas médias em todo o país.

“Esta é uma área que poderíamos descrever como terra de ninguém porque não está sendo afetada pelas tempestades vindas do Atlântico e do Mediterrâneo”, disse o porta-voz da Aemet, Ruben del Campo, à Reuters, referindo-se ao nordeste da Espanha.

Ele apontou as mudanças climáticas como um dos principais fatores. “As ondas de calor nesta área geográfica do planeta são mais frequentes, estão aumentando com mais frequência do que em outras regiões”.

Após 25 meses sem chuva significativa, as autoridades da Catalunha pediram que a população de sete milhões de habitantes reduzisse o uso de água em 8% em casa, 15% na indústria e 40% na agricultura. A seca na Espanha, medida em 12 meses, não é pior do que em 2017, 2012 e 2005. No entanto, o nível médio de água nos reservatórios da Catalunha é de apenas 27%, ligeiramente acima do nível em partes da região sul da Andaluzia.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -