25.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Da manjedoura à cruz: Escolha uma célebre frase natalina

Natal: Da mangedoura a cruz. Foto: Reprodução

Frases de famosos referentes ao Natal encontram respostas nas Escrituras sagradas com o Advento do Messias. O Natal do Antigo Testamento se cumpre no Novo. Confira!

Por Lilia Barros

Quando o poeta e cineasta Theodor Seuss Geisel (Dr. Seuss) escreveu em uma de suas célebres frases: “O natal não vem de um centro comercial, talvez a palavra natal signifique um pouco mais…”, ele deixou um recado “no ar” a respeito da razão da data. Dr. Seuss faleceu há 21 anos, porém as Escrituras Sagradas já traziam a resposta que preencheria a lacuna deixada nas mentes de seus leitores e expectadores.

“Não tenham medo. Estou trazendo boas-novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”

O pastor e escritor americano considerado o ministro dos “milhões de ouvintes”, o doutor em “terapêutica espiritual”, Norman Vincent Peale, definiu o advento. “O natal é como uma mão mágica que toca todo o mundo e mais além, tudo é mais suave e sobretudo mais bonito”. Palavras modernas que se cumprem no louvor da multidão de anjos que diziam: “Paz na terra e boa vontade entre os homens!”

As ideias para brindes de natal dadas pelo jornalista e romancista americando Oren Arnold foram: “Para os inimigos, o perdão. Para um adversário, a tolerância. Para um amigo, o coração. Para todas as crianças, um bom exemplo. Para si próprio, sem dúvida respeito.” são práticas ensinadas por Jesus durante seu ministério, resumidas no Sermão do Monte. “Portanto, todas as coisas que querem que os homens façam a vocês, façam também a eles. De fato, isso é o que a Lei e os Profetas querem dizer.”

- Continua após a publicidade -

Billy Graham foi um evangelista norte-americano de destaque nos EUA e no mundo e sobre o natal afirmou: “O único propósito de Cristo ao vir a este mundo foi oferecer a sua vida pelos erros dos homens. A verdade é que ele veio para morrer e o seu coração é sem dúvida a inspiração de todo o natal”. Sua frase faz coro com o texto bíblico “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Is 53:5)

E para quem acompanha o desejo do mais popular dos romancistas ingleses Charles John Huffam Dicken ao dizer: “Vou tentar honrar o natal no meu coração e guardá-lo durante todo o ano”, uma das maneiras de se realizar é lendo e até memorizando frases bíblicas natalinas para relembrar a origem do Natal.

O nascimento de Jesus é o verdadeiro significado do Natal. E na Bíblia, existem diversas passagens que contam como isso aconteceu. O Antigo Testamento relata muitas profecias que anunciavam a chegada do Salvador e no Novo Testamento encontramos a narração de como tudo se concretizou.

O Natal no Antigo Testamento

“Por isso o Senhor mesmo dará a vocês um sinal: a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel.” (Is 7:14)

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Podero­so, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Is 9:6)

“Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo.” (Is 11:1)

“Mas tu, Belém-Efrata, embora pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel.
Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos.” (Mq 5:2)

“Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.” (Zc 9:9)

O Natal no Novo Testamento

“Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: ‘A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel’, que significa ‘Deus conosco’.” (Mt 1:21-23)

“Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo. (Mt 2:10)

“Mas o anjo lhe disse: Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.” (Lc 1:30-31)

“O anjo respondeu: ‘O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus.’” (Lc 1:35)

“Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lc 2:11)

“Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura.” (Lc 2:12)

“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.” (Jo 5:1) 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -