23.9 C
Vitória
domingo, 5 maio 2024

Como posso praticar a hospitalidade cristã?

Hospitalidade: recebendo visitas em casa. Foto: Reprodução

Receber pessoas não é apenas um entretenimento. A hospitalidade cristã não é divertida

Na nossa cultura fala sobre receber pessoas, elas costumam usar a linguagem do entretenimento: “Gosto de entretenimento” ou “Aqui estão algumas dicas sobre entretenimento”. A hospitalidade cristã, porém, não é divertida.

Não é a adição de alguma religião ao entretenimento. A escritora e editora Rebecca VanDoodewaard afirma que “A hospitalidade tem motivos, meios e fins totalmente diferentes, em grande parte porque não é sobre nós. A hospitalidade bíblica é sobre honrar a Deus obedecendo ao Seu mandamento de “contribuir para as necessidades dos santos e procurar mostrar hospitalidade” (Rom. 12:13). Trata-se de amar outros cristãos. Quando a hospitalidade se torna sobre o doador, ela deixa de ser cristã.”

De acordo com Rebecca, “Um dos distintivos da hospitalidade cristã são os convidados. Fazemos convites tanto a estranhos como a amigos, procurando não só aprofundar a comunhão, mas também atrair as pessoas para a luz da comunidade cristã ( Heb. 13:2 ; 1 Pedro 4:9 ). Estendemos convites a pessoas que não podem retribuir, seja por causa de sua situação de vida, situação financeira difícil, problema familiar ou condição física (Lc 14:13). A hospitalidade faz parte do dar, sem esperar nada em troca das pessoas que recebem o sacrifício do nosso serviço.”

Segundo Rebecca “Ao contrário do entretenimento, a hospitalidade cristã não é uma ocasião especial. É um estilo de vida. A prática é algo frequente; o mesmo acontece com a hospitalidade bíblica, apesar da inconveniência de cozinhar, limpar e orar pelos convidados, aumentando a ocupação da vida familiar. A hospitalidade cristã faz parte da vida cristã: algo que devemos procurar mostrar (Rom. 12:13) porque seu sacrifício comum é contrário à natureza caída, bem como à cultura ocidental.”

- Continua após a publicidade -

Aqui estão quatro lembretes para ajudar a guiar nossa compreensão da hospitalidade bíblica.

A hospitalidade cristã é uma expressão de amor

Ao contrário do entretenimento, a hospitalidade não procura impressionar, fazer contatos ou criar obrigações. Em vez disso, procura servir. À medida que os anfitriões são cada vez mais santificados, sua hospitalidade será cada vez mais uma expressão de amor por determinados hóspedes. A hospitalidade bíblica procura demonstrar amor de maneira que cada hóspede reconheça e sinta. Ele fala aos convidados em sua própria língua, assim como Deus fala conosco. Isso significa levar em consideração a situação de cada hóspede, se é que estamos cientes disso. Eles estão de luto? Eles estão comemorando alguma coisa? Eles estão sofrendo de enjoos matinais? Eles têm um filho adolescente que precisa de uma conversa cuidadosa? Um jantar em grupo será a melhor coisa para esta família ou eles precisam de um jantar tranquilo? Um viúvo se sentiria sobrecarregado por crianças pequenas, ou seriam uma diversão bem-vinda? Essas são algumas maneiras pelas quais precisamos pensar sobre como amar cada hóspede, atendendo às suas necessidades conhecidas sempre que possível.

Se todas essas coisas caracterizam a hospitalidade cristã, qual é o seu fruto? O que é capaz de fazer a hospitalidade cristã?

A hospitalidade cristã promove o altruísmo

Por ser focada no outro e exigir sacrifício, a hospitalidade bíblica será uma ferramenta que Deus usará para erradicar o egocentrismo em nós. Por exemplo, no meio de uma grande mudança, meu marido e eu nos vimos repentinamente sem-teto, morando em um quarto de hotel com dois filhos pequenos tentando encontrar um novo emprego e estado. Quando um casal da igreja descobriu, eles nos convidaram para morar na casa deles até que a nossa estivesse disponível. Depois de chegar, soubemos que ela havia feito uma cirurgia de câncer dois dias antes de chegarmos. Esse nível de amor sacrificial não surgiu do nada: foram anos de doação de casa e de si aos outros que continuaram e deram frutos, mesmo em meio a grandes dificuldades. Deus não só usa a hospitalidade para santificar, mas também para mostrar a beleza da santificação.

A hospitalidade cristã oferece refúgio

Nosso mundo está muito quebrado, e cada vez mais. Um lar aberto moldado pelas Escrituras é um lugar seguro em um deserto inseguro. Na hospitalidade, os lares cristãos são lugares onde as pessoas estão fisicamente a salvo de abusos e perigos. São lugares onde é emocionalmente seguro não apenas se alegrar, mas também lamentar todos os tipos de quebrantamento que vêm de um mundo caído e tristezas que vêm de pessoas caídas. Os lares cristãos devem ser lugares espiritualmente seguros para confessar fraquezas e pecados, encontrando ajuda real no contexto do amor bíblico.

A hospitalidade cristã aprofunda a comunhão

Cria um tempo separado da correria da vida diária para se separar por algumas horas e conversar – para conhecer e ser conhecido. Isso é especialmente verdadeiro se os convidados se sentirem à vontade para se abrir e todos puderem falar sobre como estão realmente se saindo e como o Senhor está trabalhando em suas vidas. Muitas vezes, isso aumenta o amor um pelo outro. Seria estranho se pudéssemos ouvir um pai mais velho lamentando um filho apóstata e não sentir amor por ambos. É quase inevitável ouvir a mulher solteira explicando seu rompimento com um homem ímpio e sentir-se grata por sua fidelidade a Jesus. Deus planejou que esses laços se formassem à medida que abrimos nossos lares e corações uns para os outros.

A hospitalidade cristã honra o Senhor. Praticar a hospitalidade faz parte da fidelidade. Mas, como na vida, não podemos controlar o resultado de nossa hospitalidade. Podemos abrir nossas casas com as melhores intenções, motivos e preparativos, apenas para acabar com relacionamentos tensos e cozinhas bagunçadas. Nosso trabalho é a obediência, confiando no Senhor para usá-lo da melhor maneira, mesmo quando não podemos ver. É por isso que praticar a hospitalidade bíblica faz parte de andar pela fé, não pela vista. E talvez seja este aspecto que o torna não só distinto neste mundo, mas também muito útil no reino de Cristo.

Este artigo foi publicado pela primeira vez na revista de estudos bíblicos do Ligonier Ministries, uma organização internacional de discipulado cristão, em Orlando, Flórida.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -