22.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio 2024

Como lidar com os afastados da igreja

A igreja precisa lembrar às pessoas que se afastaram que elas são amadas e que fazem parte de uma família. Foto: Freepik

A decisão de voltar não é tão simples e a igreja precisa estar preparada para auxiliar nesse processo do retorno. 

Por Cristiano Stefenoni

Para quem um dia esteve na igreja e hoje está fora, a decisão de voltar não é tão simples. E a maioria das vezes a dificuldade vem exatamente pelo sentimento de constrangimento de retornar e pelo medo de ser julgado e olhado de forma diferente. Nessas horas, algumas atitudes por parte dos membros podem facilitar o processo de retorno.

“A igreja tem que ter a mesma atitude que Jesus mostra presente no ‘pai’ da parábola do filho pródigo. Deus nos recebe de volta, quando estamos arrependidos, sempre com alegria e graça. A igreja deve agir de modo semelhante”, explica o pastor Ricardo Costa, da Comunidade Presbiteriana Vinhedo, que é mestre em Missiologia, diretor de Treinamento da MPC Brasil e coordenador da Escola de Jesus.

Sobre quais atitudes a igreja deve ter em relação a quem está voltando, o pastor é direto em afirmar que tudo deve ser pautado no amor. “O que temos que fazer é demonstrar abertura, amor e acolhimento. Lembrar sempre as pessoas que se afastaram que elas são amadas, que fazem parte de uma família, que as portas estão sempre abertas para elas”, justifica.

- Continua após a publicidade -

O pastor Ricardo ainda que é importante a igreja trabalhar de forma preventiva para evitar a evasão dos membros. “O principal motivo da pessoa sair da igreja é porque ela está com o seu coração distante de um autêntico e íntimo relacionamento com Jesus. Está envolvida apenas pela religiosidade. Então, pode se sentir frustrada, desanimada ou ofendida e se afastar. A igreja precisa buscar a presença de Deus e levar as pessoas a um autêntico relacionamento de discipulado com Jesus”, sugere.

Dicas para lidar com os afastados da igreja

Iniciativa e oração
A iniciativa de buscar a ovelha perdida é da igreja. Contudo, em alguns casos, a própria pessoa que se afastou sente o desejo de voltar. Mas há os que não aceitam e seu livre arbítrio deve ser respeitado. Mas em todos os casos deve-se orar pela pessoa que saiu da igreja.

Respeite o tempo da pessoa
Quando a pessoa resolve voltar para a igreja, ela precisa de um tempo para se adaptar à nova realidade. Então evite sobrecarregar quem está voltando, enchendo de cargos e atividades. Dê suporte, acompanhe, mas respeite o tempo dela.

Não julgue e nem encha de perguntas
Nessas horas a última coisa que a pessoa que está voltando para a igreja quer é ficar falando da época em que esteve longe. Então, evite ficar perguntando, questionando, julgando.

Carinho é fundamental
A pessoa que volta para a igreja precisa se sentir como parte da família novamente. Isso envolve ser tratada com carinho e respeito, sem discriminação, dando toda a atenção necessária. Convide não apenas para os cultos, mas também para os eventos sociais e recreativos, mas sem forçar a barra.

Trabalhe de forma preventiva
Qualquer pessoa pode um dia vir a sair da igreja. O problema é que a maioria não volta. Então é importante evitar que isso aconteça com um trabalho preventivo. Cursos de discipulado para fomentar e solidificar o relacionamento com Jesus, atividades para que os membros se ocupem com a missão da igreja, ações que promovam a amizade e o companheirismo entre os irmãos, entre outras coisas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -