26 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril 2024

Como conciliar os estudos para o Enem e a vida espiritual

Os estudantes cristãos precisam aprender a conciliar os estudos com a vida espiritual. Foto: Freepick

O ano de provas é decisivo para os jovens, mas se afastar da igreja pode trazer prejuízos espirituais, além de prejudicar o desempenho do aluno  

Por Cristiano Stefenoni

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) terminam na próxima sexta-feira (16). Mas para quem pensa em fazer uma boa pontuação e conseguir a tão sonhada vaga em uma universidade, os estudos já começaram desde o início do ano. E aí vem o dilema: como conciliar a preparação para as provas e a vida espiritual?

Programado para acontecer nos dias 5 e 12 de novembro, o Enem é a data mais esperada pelos jovens que estão saindo do Ensino Médio. A pressão da família, o medo de fazer a escolha errada da profissão e a autocobrança tornam o ano das provas uma verdadeira batalha. E nessas horas é comum haver um distanciamento dos estudantes das atividades da igreja.

Acontece que, nesse ritmo, a vida espiritual tende a enfraquecer também, visto que o estudo da Bíblia e os momentos de oração perdem espaço para cálculos, teorias, ciências e gramática.

- Continua após a publicidade -

Para o professor acadêmico, Charles Fabian Costa Fernandes, que também é doutor em Ministério pelo Fuller Theological Seminary da Califórnia, EUA, organizar o tempo é fundamental. “Em tudo o que precisamos fazer temos que ter prioridades e estabelecer uma rotina. É preciso saber distribuir o tempo para que não haja um choque de compromissos”, orienta.

Com relação a ter cargos na igreja durante o período de provas, o professor explica que, se for preciso, o aluno dê uma pausa para não ficar sobrecarregado, mas que jamais deixe sua fé de lado por causa disso.

“A pessoa tem que analisar para não ficar sobrecarregada com muitas atividades que vão aumentar o nível de estresse e impedir uma dedicação maior a esse período de estudos. Mas isso não quer dizer que ela vai deixar de exercer a sua fé ou de continuar testemunhando de Cristo no seu dia a dia”, afirma Fernandes.

Outra orientação dada pelo professor é que, apesar da dura rotina de estudos na preparação para o Enem, a vida de comunhão com Deus deve ser preservada.

“A pessoa não deve sacrificar o seu devocional com Deus em função dos estudos, como passar a orar menos ou diminuir a leitura da Bíblia. É preciso ter em mente sempre o seguinte: primeiro o Reino de Deus. No momento em que tudo isso é negligenciado, abre-se espaço para ser alvo dos ataques do inimigo e entrar em uma crise espiritual”, alerta.  

Confira algumas dicas para conciliar a vida espiritual e os estudos

Busque a Deus em primeiro lugar

Há uma diferença entre inteligência e sabedoria. E no Enem você precisará das duas. Só que enquanto você consegue a primeira por meio dos livros, a segunda, quem te dá é o Espírito Santo. Por isso é fundamental buscar a Deus sempre em primeiro lugar. Além disso, a confiança no Senhor e a certeza da Sua companhia te dará a tranquilidade necessária para fazer uma boa prova. Aliás, essa é uma prática que deve ser levada para toda a vida profissional.

Orar ao invés de meditar

Enquanto alguns profissionais orientam a busca por meditação e técnicas de respiração para relaxar antes, durante e depois das provas, a oração é extremamente importante nessas horas e comprovadamente eficaz. Sem contar que quando oramos, o nosso Deus soberano nos ouve, ou seja, além da real paz interior que só o Espírito Santo pode dar, não nos sentimos só. Sabemos que temos um Jesus que nos ama muito, conhece nossas lutas e está ali para nos apoiar. E claro, jamais comece seus estudos sem orar antes pedindo sabedoria, e depois, agradecendo pelo aprendizado.

Ir à igreja alivia o estresse

Se há um período excelente para ir à igreja é exatamente durante o período dos estudos. Além de ver os amigos, ouvir músicas que acalmam e uma Palavra que dá esperança, participar dos cultos é como uma válvula de escape da pressão das provas, um lugar onde você terá um tempo para relaxar o corpo, a mente e o espírito.

Cargos sim, excesso de trabalho não

Se você tem algum cargo na igreja é hora de refletir. Deixar de participar de suas obrigações eclesiásticas não será decisivo para você passar nas provas, mas o excesso de compromissos pode, sim, atrapalhar. Converse com a liderança para que, juntos, encontrem uma forma de você continuar ajudando na igreja, mas de modo que não atrapalhe seus estudos em um ano tão decisivo. Mas não deixe de ajudar. Você conta com Deus, e Ele, com você.

Defina as prioridades

Sem Deus, saúde e família é impossível ser bem-sucedido em qualquer coisa. Então, organize seus horários: Comece o seu dia fazendo um devocional, entregando o dia de estudos nas mãos de Deus; Estipule seu tempo de estudos e descanso; Cuide da saúde com uma boa alimentação, tomando água e fazendo uma atividade física; Vá a igreja; Explique aos amigos que este ano você ficará um pouco ausente; Se estiver namorando, peça paciência a pessoa amada com a sua nova rotina; Não guarde a pressão com você e caso se sinta angustiado ou sufocado, converse com seus pais e busque ajuda profissional se for preciso.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -