25.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Brasileiros estão ouvindo cada vez mais música gospel

Consumo de música gospel cresce no Brasil (Foto: Reprodução)

O gênero representa 20% da indústria fonográfica brasileira e cresce em média 44% por ano desde 2015

Por Carolina Leão

O brasileiro está ouvindo mais música gospel online. Segundo dados divulgados pelo Spotify, o gênero musical representa 20% da indústria fonográfica brasileira. De acordo com a plataforma, o consumo de música gospel tem crescido 44% por ano desde 2015.

Outro estudo, divulgado pelo Deezer, aponta uma preferência dos ouvintes brasileiros por louvores. Segundo a plataforma de streaming, as playlists de músicas gospel são mais longas e duram, em média, 54 minutos, enquanto as sertanejas, por exemplo, têm duração aproximada de 35 minutos.

Também na televisão brasileira, essa presença está sendo marcante. Na Rede Globo, por exemplo, a novela “Vai na Fé” é protagonizada por uma personagem cristã, que frequentemente entoa música gospel entre um capítulo e outro. Fora da dramaturgia, os louvores também aparecem em programas como “The Voice Kids” (Globo), “Shadow Brasil Jovens Talentos” (SBT) e “Canta Comigo” (Record TV). No dia 22 de maio, Leonardo Gonçalves foi convidado especial do programa Encontro com Fátima, onde cantou seus sucessos gospel.

- Continua após a publicidade -

Atrelado a esse fator, é possível termos uma noção do alcance gospel pelo número de reproduções. Em maio, a Comunhão divulgou o ranking das 10 músicas mais tocadas nas principais plataformas de streaming, rádios brasileiras e com a curadoria da Comunhão. Em primeiro lugar, está “Me Atraiu”, de Gabriela Rocha, que já alcançou mais de 60 milhões de visualizações só no Youtube. No Spotify, são quase 30 milhões.

A música que ocupa o segundo lugar é “Deserto”, interpretada por Maria Marçal. Embora não tenha sido a mais reproduzida em maio, o vídeo da canção no Youtube possui 209 milhões de visualizações, e quase 50 milhões no Spotify. No entanto, o alcance entre as duas músicas não é tão distante, visto que “Me Atraiu” foi lançada há 4 meses e “Deserto” há 10 meses.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -