25.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Multidão acompanha a reconstituição da chegada dos fundadores da AD no Brasil

Foto: Reprodução/O Liberal

Há 12 anos, o evento acontece para relembrar o momento que marca o início da maior denominação evangélica do país que celebra 112 anos 

Por Patricia Scott

Uma multidão compareceu à tradicional reconstituição da chegada dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren ao Pará, no último sábado (17). As pessoas acompanharam a encenação, que faz parte da celebração pelos 112 anos da Assembleia de Deus no Brasil, desde a Escadinha do Porto de Belém, na Estação das Docas, até a Praça da República.

“Belém é uma cidade muito acolhedora. Estamos aqui, dizendo para Deus que conte conosco, mas dizendo também para a sociedade que estamos cheios de fé para ver Belém melhorar. E as pessoas que precisam de Deus, os mais necessitados, podem contar com a gente! Nós existimos para servir a Deus e servir ao próximo. A festa é nossa, mas o presente é de todos”, ressaltou o pastor Samuel Câmara, líder da Assembleia de Deus em Belém.

Na página da igreja, no Instagram, está destacado: “Comemoramos o aniversário de fundação realizando a reconstituição como forma de relembrar e contar às próximas gerações quando começamos com apenas 2 e hoje somos milhares. Deus multiplicou o seu rebanho”.

- Continua após a publicidade -

Em 2011, foi o ano da primeira edição do teatro para comemorar o centenário da denominação. São 12 anos de reconstituição com o propósito de relembrar o momento histórico. “Ano a ano, esta manifestação tem aumentado, contando a história para nova geração que a Assembleia de Deus que existe no Brasil e no mundo nasceu aqui em Belém”, explicou o pastor Elves Ribeiro, coordenador do evento, que em 2018 foi decretado como Patrimônio Cultural, Histórico e Turístico do Pará e faz parte da programação no calendário oficial de eventos do Estado.

Neste ano, mais de 400 figurantes participaram da reconstituição dos pioneiros. O evento contou com a presença de autoridades como o ministro do STF, André Mendonça, o deputado federal Raimundo Santos e o vereador Josias Higino.

Multidão acompanha a reconstituição da chegada dos fundadores da AD no Brasil
Foto: Reprodução/O Liberal

A Assembleia de Deus possui 540 templos em Belém e 150 mil membros na capital. No Pará, a igreja possui mais de 700 mil membros e 22 milhões em todo o território brasileiro. Ao redor do mundo, existem aproximadamente 50 milhões de assembleianos.

Início da AD
Os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, no início do século XX, receberam uma visão de Deus que deveriam pregar o Evangelho em um lugar chamado Pará. Eles não sabiam onde ficava a localidade. Ao pesquisarem no mapa, descobriram que era um local distante, localizado na Amazônia brasileira.

Sem dinheiro, eles deixaram Nova York (EUA) rumo à capital paraense. Em 19 de novembro de 1910, Gunnar Vinger e Daniel Berg chegaram a Belém (PA) sem conhecimento da língua portuguesa. Os missionários conheceram o casal Henrique e Celina Albuquerque, que cedeu a casa para a realização das primeiras reuniões pentecostais. Finalmente, no dia 18 de junho de 1911, os missionários fundaram, em Belém, a Missão da Fé Apostólica. Após sete anos, ela foi registrada como Assembleia de Deus.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -