25.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Ansiedade e estresse estão ligados à falta de adaptação

Ter ansiedade é normal, porém se ela vier acometida de sofrimento prejudicando o bem-estar, pode ser considerada uma doença. A ansiedade afeta de 20 a 25% da população pelo menos uma vez na vida e a depressão, 15%. Juntas, as duas são as doenças mais comuns nos dias de hoje e estão relacionadas ao nosso estilo de vida.

O médico Luiz Vicente, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, defende a ideia de que somos adaptados e modificados ao meio, mas o nosso arcabouço genético é antigo e selecionado ao longo do tempo. O especialista considera a premissa de que não estamos adaptados à vida moderna e, por isso, somos acometidos por algumas doenças, como a hipertensão.

Ele cita como exemplo do comportamento contemporâneo o computador e o estresse. “Ficar sentado no computador muito tempo gera doenças porque não estamos adaptados para isso. O mesmo vale para o estresse. Estamos adaptados para o estresse agudo, mas não ao estresse constante, que se torna crônico (perda emprego, alcance de metas). É esse descompasso entre nossa genética evolutiva e as exigências da vida atual que gera doenças físicas e psíquicas.”

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -