31.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio 2024

6 hábitos para colocar Jesus no centro da sua rotina diária

Orar, ler a Bíblia e jejuar estão entre as ações que contribuem para manter o foco em Cristo em meio à correria do dia a dia

Por Patricia Scott

Para uma vida espiritual saudável e frutífera, é preciso organizar uma rotina diária com Deus. Com planejamento e gerenciamento do tempo, é possível alcançar maior intimidade com o Senhor, para cumprir a vontade e o propósito dEle.

Práticas rotineiras ajudam a manter o foco em Cristo, em meio à correria do dia a dia. O importante é buscar um relacionamento íntimo com o Senhor, diariamente, além de progredi-lo gradualmente.

O pastor Daniel Simoncelos, da Igreja Presbiteriana Esperança, em Vitória, no Espírito Santo, pontua que a disciplina espiritual leva o crente para mais perto de Deus. “A prática de hábitos como jejum e oração dirige a vida do cristão com o Pai, proporcionando crescimento na fé”. 

- Continua após a publicidade -

A disciplina espiritual, segundo Simoncelos, também reflete nas posturas dos cristãos. Isso porque a fé pode ser vista por meio das ações. “A forma como ajo, de fato, deve demonstrar aquilo em que creio, mas, para isso, é preciso desenvolver intimidade com Deus. Posso falar que amo alguém, mas, se não invisto tempo, não converso, não me dedico, na prática, não amo”. 

6 hábitos para colocar Jesus no centro da sua rotina diária
Pastor Daniel Simoncelos – Foto: Arquivo Pessoal

Oração 

A primeira das disciplinas espirituais, segundo o pastor, é a prática da oração. É necessário, entretanto, entender que orar não é algo meramente mecânico, tampouco um momento de obrigação. É um tempo para buscar um relacionamento com o Senhor. “A gente não vai conversar uma hora com uma pessoa sem que haja intimidade, amizade, relação. Deus é nosso Pai e deseja se relacionar conosco”.

Daniel adverte que muitos buscam a face de Deus em oração somente para conseguir ou pedir coisas.  “A oração  é, de fato, um momento para desfrutar da presença do Pai, da comunhão e da intimidade com Ele. Quanto mais tempo de oração, maiores são a comunhão e a sensibilidade para ouvir a voz de Deus”.

O pastor recomenda a oração diária, pela manhã, e, no decorrer do dia, estar em espírito de oração, conforme o apóstolo Paulo ensina em 1 Tessalonicenses 5.17: Orai sem cessar. “E, à noite, é importante ter um tempo de oração em secreto, de joelhos, na presença do Senhor”.

Leitura bíblica e jejum 

A segunda disciplina espiritual destacada pelo pastor Daniel Simoncelos é a leitura e a meditação nas Sagradas Escrituras. “É um momento de solicitude separado para Palavra de Deus. Essa leitura não deve ser isolada, mas com entendimento do contexto”, salienta, orientando que a leitura bíblica deve ser sequencial, “para que haja crescimento no conhecimento da Palavra com aplicação prática”.

Simoncelos lembra que o aprofundamento nas Sagradas Escrituras é essencial não somente para a intimidade com Deus, mas também para conhecer toda a vontade dEle, no Antigo e no Novo Testamentos. “Ao ler quatro capítulos da Bíblia por dia, em 10 meses você concluirá todo o Livro Sagrado”.

O terceiro passo da disciplina espiritual é o jejum, de acordo com o pastor Daniel. Ele prega que os fariseus, na época de Jesus, jejuavam duas vezes por semana, mas eles queriam apenas aparecer. No entanto, o “intuito tem que ser de intimidade com Deus. O jejum é a intensificação da oração”.

O pastor explica ainda que o jejum expressa que “fisicamente declaramos que abrimos mão do alimento para buscar a presença do Senhor”. Nesse sentido, ele esclarece também que, durante o jejum, pode, sim, pedir por bênçãos, mas com entendimento que não é uma barganha.

“Deus não tem obrigação de nos dar nada. Nosso anseio principal é ter mais do Espírito Santo, mais comunhão com Deus, por meio do jejum”. De acordo com o pastor, o jejum proporciona também maior revestimento de poder. “Há demônios que só saem pela prática da oração e do jejum [Mateus 17.21]. Então, autoridade espiritual e revestimento de poder se intensificam na vida do cristão que jejua”.

Comunhão e serviço

Outro ponto para o qual o pastor chama atenção é a rotina diária para a comunhão com o corpo de Cristo. Isso porque o crente não é salvo para estar sozinho. “A oração do Pai-Nosso ensina isso”, aponta e emenda: “É preciso estar inserido no corpo de Cristo não somente no domingo, mas também durante a semana, para estar em comunhão com os irmãos, para crescer na fé e no serviço dos dons espirituais”.

Segundo Daniel, os atos de serviço também fazem com que os cristãos se aproximem mais do Senhor, uma vez que eles são chamados para ser Suas mãos, Seus pés e Sua boca nessa Terra. “Para agirmos e seguirmos Cristo, devemos estar com os nossos ouvidos e olhos atentos ao nosso redor para servirmos ao próximo e levarmos a Palavra”, afirma, assegurando que “ajudar o necessitado é colocar em prática a Palavra de Deus, retirando-se do centro e deixando o egoísmo, para estarmos disponíveis para ser sal e luz onde quer que estejamos”.

Excelência profissional 

O pastor Daniel considera que a vocação profissional deve ser desenvolvida para a glória de Deus. Então, aquele que busca o Senhor desempenha as funções da profissão com excelência para honrar o nome de Jesus, o que reflete o nível de intimidade com o Criador.  

“Ele nos deu um trabalho para nosso sustento e da nossa família. Não devemos fazê-lo com desânimo, de qualquer maneira ou roubando aqueles que nos empregam”, analisa.

Segundo Daniel, a função deve ser desempenhada com alegria, como se fosse para o Senhor, engrandecendo o nome dEle. “Assim, Ele recebe como ato de adoração, seguindo os princípios bíblicos, sendo honesto, justo e bom também no exercício da profissão”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -