Com o despertar do tema nas redes sociais, conheça livros que se aprofundam sobre o assunto “avivamento”
Por Carolina Leão
Neste mês, um acontecimento na Universidade de Asbury, uma faculdade cristã, nos Estados Unidos, tem chamado a atenção dos cristãos em todo o mundo para o tema “Avivamento”. Um grupo de pessoas está reunido desde a última quarta-feira, 8 de fevereiro, e os relatos são de estarem vivendo experiências com o mover de Deus. Com esse despertar do tema nas redes sociais e entre os cristãos, é pertinente lembrarmos de algumas literaturas que abordam o avivamento e buscam trazer aprofundamentos sobre isso.
Avivamento – Uma perspectiva profética do mover de Deus
Nesse livro, o autor Mike Duque apresenta uma perspectiva histórica sobre o avivamento e, não semente isso, mas também a importância que a história possui na busca por conhecer verdadeiramente um tema. Essa literatura traz, por exemplo, uma abordagem sobre o “Jesus Moviment”, o movimento cristão que iniciou nos Estados Unidos no século XX.
E afinal, qual o propósito do avivamento? Seria este por si só? O autor desse livro defende que o alvo final de Deus não é o avivamento em si, mas a Igreja gloriosa.
Sobre o autor: Michael Duque Estrada é pastor, escritor, casado e pai. Atualmente exerce o seu ministério na Comunidade Extrema Devoção e é Diretor da Casa de Oração Incessante. Ele também é autor de “Cultura da oração”. (Informações da editora Impacto/publicação em 2022).
A história do avivamento Azusa
Esse livro de Frank Bartleman, publicado pela editora Impacto Publicações, baseia-se na história do Avivamento Azusa, que aconteceu no início do século XX, na Rua Azusa, em Los Angeles, Califórnia. A experiência alcançada naquele período até os dias atuais é motivo de edificação da igreja por meio dos relatos. Esse acontecimento, que se deu há mais de 100 anos, ficou marcado no Cristianismo e o autor se propôs a desdobrar o assunto. Mas o foco do livro não é somente histórico e, sobre isso, há no próprio livro um destaque para o comentário feito pelo autor Michael D. Estrada, quando diz: “Este livro é um prenúncio do que Deus fará no fim dos tempos numa medida muito maior”.
Curiosidades sobre o autor: Frank Bartleman (1871-1936) foi um escritor, pregador evangelista e missionário norte-americano. Ele é autor de outros cinco livros, publicados em inglês.
Por que tarda o pleno avivamento?
“Por que tarda o pleno avivamento? ”, de Leonard Ravenihll, publicado pela editora Betânia, é sobre avivamento e arrependimento. O autor chama a atenção da igreja para o arrependimento, a busca a Deus, a rendição. Esse livro, pode-se dizer de caráter confrontador, possui uma abordagem com enfoque no despertamento da Igreja como um todo; esse despertamento é para uma verdadeira experiência com o derramamento do Espírito Santo e para cumprir o seu papel.
Quem foi Ravenhill?
Leonard Ravenhill (1907-1994) foi um escritor e evangelista britânico. Também é autor de outras obras sobre avivamento, como: “Oração de avivamento”; e “Sedentos por avivamento”.