23.9 C
Vitória
domingo, 5 maio 2024

Existe amizade entre homens e mulheres?

O assunto é polêmico e merece um cuidado especial, principalmente, se as pessoas envolvidas na amizade forem casadas.

Por Cristiano Stefenoni

Pode haver amizade entre homens e mulheres? E se a pessoa for casada? Eles podem ser amigos sem que o cônjuge saiba? Para muitos isso é impossível, para outros, perfeitamente viável desde que haja limites. Quando o assunto entra no âmbito do relacionamento cristão, então, o nível de cuidados aumenta.

Para o pastor da Igreja Evangélica Ágape, Gedimar de Araújo, o assunto é polêmico e merece um cuidado especial, principalmente, se as pessoas envolvidas na amizade forem casadas. Ele explica que a amiga de um homem casado também deve ser amiga de sua esposa e vice-versa.

“Creio que pode haver amizade entre os dois, mas depende das circunstancias. Se é uma amizade que nasceu na infância e se fortaleceu ao longo do tempo, tudo bem. Mas são necessários alguns cuidados, principalmente, se a pessoa for casada. Jamais deve-se comentar sobre as intimidades da vida do casal para que não venha gerar um atrito entre os cônjuges”, alerta.

- Continua após a publicidade -

Outro cuidado apontado pelo pastor é quanto às redes sociais. “Vivemos num ambiente onde as amizades virtuais acontecem e muita gente tem caído por causa disso. Tudo deve ter bom senso e clareza, nada que seja obscuro. E evite qualquer tipo de contato excessivo para não dar brechas a situações constrangedoras e para que ninguém caia em um laço”, orienta o pastor.

De acordo com a psicóloga e psicoterapeuta, Cristina Wendt, homens e mulheres podem, sim, ser amigos, desde que não haja segundas intenções escondidas. Ela explica que a amizade não deve ser usada para mascarar outros sentimentos e intenções. “Amigos não se beijam na boca. Caso ocorra alguma intimidade nesse sentido, ou exista a mera vontade, fica evidente que a relação mudou de esfera”, enfatiza.

Limites são necessários

Para quem está em um relacionamento sério, seja de namoro, noivado ou casamento, e segue os princípios da fidelidade cristã, é fundamental estabelecer limites para que essa amizade não traga atritos com o (a) companheiro (a).

A mestre em Formação Espiritual, Chárbela El Hage de Salcedo, que dá palestras e faz vídeos sobre o assunto, acredita que o ideal é que as pessoas tenham amizades com outros do mesmo sexo, mas caso seja por outro gênero, é necessário impor limites.

“Embora a amizade com o sexo oposto não seja proibida nas Escrituras, elas também não a promovem. Os padrões de amizade que vemos na Bíblia são entre pessoas do mesmo sexo: Rute e Noemi, David e Jônatas, Pedro e João, etc. Nossos limites nos protegem e dizem às pessoas o que vamos ou não tolerar. Vejam Provérbios 27.12: ‘O prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena’”, justifica Salcedo.

Alguns cuidados na amizade entre homens e mulheres

  • Se você for casado (a), é importante que o seu cônjuge também faça parte desse círculo de amizade.
  • Jamais troque confidências com os amigos sobre a sua intimidade matrimonial.
  • Cuidado com as mensagens trocadas pelas redes sociais. Elas podem comprometer a vida dos casados e também dos solteiros. Evite também conversas de madrugada ou outra situação que favoreça cometer um erro.
  • Imponha limites. Deixe claro suas intenções nessa amizade e não admita que esse limite seja ultrapassado.
  • Nunca use a amizade para esconder ou mascarar o sentimento por outra pessoa. Além de ser uma tortura para você, é um desrespeito com quem acredita nas intenções da sua amizade.
  • Ore pelo seu amigo sempre.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -