25.9 C
Vitória
sábado, 4 maio 2024

Quero ajudar na igreja, mas não dão oportunidade, e agora?

Há várias áreas em que a pessoa pode ajudar na igreja, como por exemplo, ser professor de estudo bíblico. Foto: Freepik

Muitos querem ajudar na igreja, mas não sabem como agir, outros, desejam cargo e ficam em dúvida se devem pedir ou não para atuar na função. 

Por Cristiano Stefenoni

A vontade de ajudar na igreja é grande, mas nem sempre te dão uma oportunidade? Como agir em uma situação assim? Enquanto muitos membros não fazem questão de se envolver nas atividades eclesiásticas, outros, não só querem como se oferecem para o serviço. Contudo, nem sempre são aproveitados. Isso acaba gerando uma insatisfação e, em alguns casos, a saída da igreja.

De acordo com o pastor da Igreja Presbiteriana de Tatuí (SP), João Leonel, que é mestre em Ciências da Religião e doutor em Teoria e História Literária, há uma diferença entre ter cargos de liderança e atuar em outras frentes na igreja. Mas em ambos os casos é importante entender que todos fazem parte de uma mesma família e têm a responsabilidade de ajudar de alguma forma.

“A questão básica não é ‘ajudar’ na igreja. Se estamos em uma comunidade, somos parte dela, parte desse corpo, como diz o apóstolo Paulo. Portanto, o adequado é descobrir qual função devemos exercer para que esse corpo de desenvolva. Agora, ocupar cargo normalmente indica algum tipo de liderança. Essa liderança pode surgir, mas isso demandará tempo para que a comunidade veja nosso trabalho, faça algum tipo de avaliação e abra espaço para que ocupemos tal liderança”, explica o pastor.

- Continua após a publicidade -

Caso o membro queira algum cargo na igreja, o pastor não vê problema em a pessoa comunicar esse desejo à liderança. Porém, é importante lembrar que algumas funções exigem não apenas habilidades e conhecimentos específicos, como também tempo de frequência em sua denominação e maturidade espiritual.

“Não acho indelicado pedir um cargo, embora ache que o adequado é começarmos a nos envolver na comunidade. Quando o grupo vê que desejamos nos envolver, que damos tempo às pessoas, que estamos disponíveis, normalmente os espaços de serviço surgirão. No entanto, se julgamos que há um espaço a ser ocupado e que tal necessidade tem trazido prejuízo à comunidade, então é adequado que indiquemos isso à liderança e nos disponhamos a ajudar”, orienta o pastor.

Ele ressalta ainda que, antes de decidir trabalhar na igreja, todo membro deveria orar a Deus e buscar sabedoria e orientação sobre as responsabilidades que deseja assumir.

“O primeiro ato é orar, colocar diante de Deus nossa disposição. Pedir para que Ele abra espaços para O servirmos. Pode ser que sejamos orientados pelo Senhor a procurar um contato. Pode ser o pastor, que tem uma visão geral dos ministérios da igreja e pode visualizar os espaços disponíveis. Pode ser também algum outro irmão com quem nós tenhamos um mínimo de contato”, finaliza.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -