31.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio 2024

Pastores dão dicas para quem quer ser professor de estudo bíblico

Quem deseja ensinar na igreja ou em um pequeno grupo precisa amar e conhecer a Bíblia. Foto: Freepik

Falar do amor de Jesus é um privilégio, mas ensinar a Palavra exige conhecimento e habilidade

Por Cristiano Stefenoni

Falar de Jesus para outras pessoas é missão de todo cristão, mas dar cursos bíblicos, principalmente de temas avançados das Escrituras, exige uma preparação a mais. Saber manusear a Bíblia, estudar a Palavra diariamente, bem como suas versões, e ter materiais de apoio, como dicionários bíblicos, são requisitos importantes pra quem quer ensinar.

De acordo com Israel Belo de Azevedo, teólogo, escritor, jornalista, professor, conferencista e articulista de Comunhão, existem professores bíblicos em vários níveis, desde aqueles locais, nas igrejas, até os universitários. Para cada um deles é necessário um tipo de conhecimento específico.

“Entendo que aquele que deseja ensinar na igreja, a um pequeno grupo, precisa ser alguém que ame e conheça a Bíblia e que saiba, também, usar referências e citações, lançar mão de outras versões, para aclarar alguns aspectos, usar dicionários, comentários e se aprofundar na língua portuguesa”, exemplifica.

- Continua após a publicidade -

O teólogo enfatiza que o professor de estudos bíblicos precisa dominar o assunto que está ensinando. “Quem quer ensinar a Bíblia tem que dominá-la. Então, o nível vai variar do esforço, do desejo e da intenção. O professor precisa sempre fazer uma atualização. A gente está sempre tendo que ler e estudar”, justifica.

Bacharel em Direito e graduando em Psicologia, o pastor Thiago Farlon Rocha Batista, da Igreja Apostólica Batista Boas Novas, em Marataízes, explica que quem deseja dar estudos bíblicos em uma igreja precisa ter uma vida coerente com aquilo que ensina.

“O perfil dela precisa ser de alguém que vive aquilo que ela está ensinando, que coloca num plano prático. Mas também é preciso se atualizar, melhorar, agregar,  não apenas na leitura bíblica, mas também de outros autores que agregam o conhecimento”, orienta.

Sobre o nível de conhecimento para dar um curso bíblico, o pastor Farlon diz que isso varia de uma situação para outra. “Depende para quem e onde essa pessoa vai lecionar. Se ela inicia numa classe da Escola Bíblica Dominical, por exemplo, ela não precisa ser mestre, ou seja, pode ir galgando o conhecimento com o tempo, crescendo junto com aquilo que aplica”, conclui.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -