25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio 2024

Entrevista: Repercussão do caso da Igreja Saddleback

O que pensam outros batistas sobre a decisão da Convenção Batista do Sul da Califórnia de expulsar a Igreja Saddleback, por nomear uma pastora?

Por Lilia Barros

A expulsão da megaigreja Saddleback Church, da Convenção Batista do Sul da Califórnia, nos EUA, por nomear uma pastora, levanta uma questão importante sobre o procedimento e postura do cristão em relação à obediência administrativa e doutrinária de uma igreja. A megaigreja liderada por Rick Warren, foi expulsa por nomear uma mulher para sua equipe pastoral, contra o ensino da SBC. 

O que prevalece quando uma igreja não está em acordo com as diretrizes da Convenção da qual faz parte? Até que ponto uma igreja deve se submeter a um Comitê Executivo? Qual deve ser a postura dos cristãos, membros de uma igreja, em relação às ordens bíblicas e também convencionais (para assuntos administrativos e doutrinários) das organizações que os representam?

Convenção Batista do ES

Baseado na experiência da Convenção Batista do Sul da Califórnia, o Diretor Geral da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo (CBEES), pastor Diego Bravim, explica como funciona a parceria com as igrejas, em território capixaba.

- Continua após a publicidade -

“Nenhuma igreja é expulsa de quaisquer denominação, as igrejas são filiadas e ou desfiliadas. Qualquer igreja Batista quando se filia à convenção, seja em qualquer instância, recebe todas as informações previstas nos documentos internos para que siga fielmente se deseja filiação. Confesso que desconheço a realidade documental interna da Convenção do Sul dos Estados Unidos. Porém, o princípio batista é de autonomia, cada igreja tem liberdade mas a mesma se dá no quesito administrativo e não doutrinário. Quanto ao fato da ordenação, aqui no Brasil a igreja é quem ordena seu pastores, e isso não fere o princípio que cremos.”

Ordem dos Pastores – OPBB/ES

O presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Entrevista: Repercussão do caso da Igreja SaddlebackEstado do Espírito Santo, pastor Eliomar Correia, da PIB de Itaparica, Vila Velha, deu alguns detalhes sobre a postura dos pastores batistas capixabas.

Comunhão: Qual a sua opinião sobre a decisão da Convenção Batista, na Califórnia?

Pastor Eliomar Correia: Quando uma Igreja solicita ingresso na Associação das Igrejas Batistas, ela se responsabiliza em cumprir e fazer cumprir as orientações que são passadas por ocasião do concilio de ingresso. Ocorre um pedido formal por escrito e é assumido por escrito a fidelidade das doutrinas e convenções. Portanto, se uma Igreja filiada entra em desacordo com as doutrinas e convenções, cabe a Convenção Batista tomar as devidas providências que são relacionadas em seu estatuto e regimento interno.

Comunhão: A SBC exagerou na restrição de mulheres para o ministério pastoral ou a a igreja foi mesmo desobediente?

Se as convenções aprovadas em assembleia foram descumpridas, então cabe as sanções previstas nos estatutos e regimentos. Isso irá definir se houve ou não desacordo. Cabe salientar que é um processo que leva tempo e segue instruções normativas de procedimentos. Tudo feito a seu prazo e tempo regimental.

Comunhão: Qual deve ser a postura de uma igreja que não se identifica com a declaração de fé adotada por uma Convenção?

Conforme rege o estatuto e regimento que trata de questões doutrinárias, deve cumprir os capítulos, parágrafos e incisos que regem situações semelhantes.

Comunhão: A Ordem dos Pastores Batistas do ES permite ordenação e filiação das mulheres? 

A OPBBES não recomenda porque foi aprovado em assembleia geral.

Comunhão: No seu entendimento, Deus escolhe mulheres para o pastoreio auxiliar e/ou titular de igreja ou essa é uma missão que Deus reservou apenas para homens?

Creio que fazemos parte de uma associação de igrejas e de pastores que seguem doutrinas e convenções que foram debatidas, aprovadas e aplicadas para orientar, conduzir e direcionar as Igrejas Batistas. A igreja é um corpo (Rm. 12:4-5), e como corpo decidimos juntamente com o corpo todo. Temos liberdade de debater, opinar, argumentar, concordar e discordar, porém, tendo sido votado o corpo todo segue o que ficou convencionado. (Atos 15:23-32)

Comunhão: Temos pastoras no ES? São filiadas a OPBB-ES?

Nenhuma.

Comunhão: O argumento de que não faz sentido as igrejas batistas não aceitarem pastoras e aceitarem diaconisas procede?

Em Rm 16:1 temos a diaconisa Febe. Então a Bíblia fala sim de diaconia (διακονία).

Comunhão: Nesse sentido, para onde caminhamos, na sua visão?

Caminhamos na direção de cooperação mútua pela proclamação do evangelho do Reino de Deus, sendo Corpo e submissos as orientações Bíblicas e Convencionais.

Comunhão: No Mês Internacional da Mulher, a Igreja tem motivos para celebrar o serviço das mulheres no corpo de Cristo? Por quê?

Sim, no dia Internacional da Mulher temos muito o que reconhecer e celebrar porque é notório o valor e a importância dos serviços inigualáveis realizado no Reino de Deus. Fica aqui registrado a minha gratidão a todas as mulheres Cristãs Batistas que com dedicação de servas em Cristo desempenham com alegria suas atribuições.

Acredito que há diferenças entre homens e mulheres e o desempenho em qualquer atividade irá proporcionar vantagens e desvantagens para cada grupo específico.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -