Algo dito sem pensar pode acabar com um relacionamento, causar uma demissão, gerar uma inimizade e até expulsar alguém da igreja.
Por Cristiano Stefenoni
Algumas pessoas confundem sinceridade com grosseria, observação com crítica e liberdade para falar com falta de educação. Nem todos sabem conversar sem magoar os outros. E como cristãos temos o dever de sermos prudentes em nossas palavras. Algo dito sem pensar pode acabar com um relacionamento, causar uma demissão, gerar uma inimizade, expulsar alguém da igreja.
O fato é que não cuidar do que fala e como se fala pode gerar problemas para quem ouve e para quem diz. “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O premiado conferencista, escritor e especialista em empreendedorismo, João Kepler, alerta para as pessoas que gostam de falar asa famosas “críticas construtivas”.
“O problema é que as pessoas exageram ou usam o termo ‘construtivo’ para criticar, apontando os defeitos dos outros e o caminho não é este. Você pode falar o que quiser para uma pessoa, mas use as palavras certas no momento apropriado”, orienta.
Já o diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill, Walter Kaltenbach, alerta para o tom de voz que devemos usar. “Não gesticule muito e não aponte o dedo, mantenha o tom de voz baixo e não use palavras pesadas, para você não soar agressivo ou arrogante”, explica.
Para facilitar a sua vida na hora de conversar com outra pessoa sem destruí-la com suas palavras, separamos algumas dicas importantes que vale a pena refletir, confira:
- Avalie se o que você deseja dizer será útil e necessário. Caso contrário, guarde para você.
- Veja se o local e o momento adequado para a conversa que você deseja ter.
- Escolha com cautela as palavras que irá utilizar para demonstrar clareza em seu discurso e concentre-se na solução do problema.
- Ajuste seu tom conforme a personalidade do interlocutor. Ou seja, evite tons exagerados com pessoas tímidas e introspectivas.
- Prepare o ambiente e a pessoa para receber seus comentários, pedindo permissão para iniciar essa conversa sem enrolar demais, para não gerar ansiedade;
- Uma maneira eficiente de reduzir a gravidade da crítica é iniciar o assunto destacando seus aspectos positivos.
- Não fale na presença de outras pessoas, com indiretas ou às pressas.
- Aprenda a orientar sem ofender e ensinar sem humilhar.
- Tenha cautela para não parecer que sua crítica construtiva é, na verdade, um desabafo destruidor.
- Não gesticule muito e não aponte o dedo, mantenha o tom de voz baixo e não use palavras pesadas, para você não soar agressivo ou arrogante.
- Prefira conversar pessoalmente, uma vez que falar por celular ou até mesmo uma videoconferência pode passar uma impressão negativa.
- Seja gentil e mostre ao seu interlocutor que você se interessa pelos problemas dele. Transmita sua mensagem com carinho e empatia.
- Questione se você se fez entender e, caso contrário, explique novamente, com paciência.
- Peça sempre permissão para falar, prepare o ambiente e a pessoa para receber o que você vai comentar, mas não rodeie demais, não a deixe angustiada e concentre-se no problema e na solução, não somente na pessoa.
- Comece pelos pontos positivos para minimizar a gravidade da crítica. Mas muito cuidado para não parecer o invejoso. Dizer uma verdade a alguém pode parecer exatamente isso.
- Mostre empatia e carinho para passar a percepção de que você se interessa pelos problemas dela. Não seja rude.