25.9 C
Vitória
sábado, 4 maio 2024

Confira 8 dicas para a preservação ambiental

Foto: Reprodução

É ordenança bíblica o cuidado com a criação, porque “tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no Jardim do Éden para o cultivar e guardar”

Por Patricia Scott

Responsabilidade ambiental faz parte do ensinamento bíblico. Isto porque Deus criou todas as coisas e delegou-nos o seu cuidado: “tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no Jardim do Éden para o cultivar e guardar” (Gênesis 2.15).

Em Salmos 24.1.2 também está destacado outra assertiva a respeito das obras da criação de Deus: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios”.

No entanto, as mudanças climáticas têm sido evidenciadas, diariamente na mídia. Essa realidade representa o desrespeito humano pelo planeta. Por isso, “sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto” (Romanos 8.22).

- Continua após a publicidade -

Desse modo, é fundamental que todo evangélico também contribua para a preservação do meio ambiente. Somente dessa forma, as gerações futuras poderão usufruir das bênçãos naturais ofertados pelo Senhor ao homem. 

Confira 8 ações práticas para a preservação ambiental

1. Horta caseira
Seja em apartamentos, seja em casas, a criação de uma horta domiciliar pode auxiliar com a diminuição de desperdício e lixo criado pelas embalagens dos produtos comercializados nas prateleiras. Para começar uma, basta reutilizar as sobras de vegetais e frutas como cebolinha, alho-poró, alface, abacaxi e alho. Para a adubagem da horta, também é possível utilizar o lixo orgânico, desde que seja de produtos naturais.

2. Brinquedos recicláveis
A brincadeira é fundamental para os pequenos. Incentivar a reciclagem de produtos como garrafas PET, tampinhas e outros produtos que poderiam possivelmente ir para o lixo pode ser uma atividade lúdica para as crianças.

3. Upcycling
Sabe aquela roupa parada no fundo do guarda-roupa? Você pode utilizar de métodos de customização para trazer uma “nova vida” à peça. O conceito também se aplica a outros itens, basta renovar ou modificar alguns de seus aspectos, como cores e cortes, e o objeto que poderia ser descartado ganha nova cara.

4. Economize energia
Desligar todas as luzes quando não estiver utilizando o cômodo é um dos passos básicos para a economia de luz e energia dentro de casa. No entanto, você já pensou em trocar as lâmpadas de casa por LED? Elas utilizam uma quantidade muito menor de energia, e podem te ajudar a diminuir o preço da conta de luz.

5. Descarte apropriado do lixo
A reciclagem é um dos hábitos mais importantes quando se trata de hábitos ecológicos. Separar materiais recicláveis, como plástico, vidro, papel e metal do lixo orgânico é fundamental para o processo. Procure os pontos de reciclagem mais próximos de sua residência, e sempre prefira descartá-los de forma adequada!

6. Economia de água
Diminuir o tempo de banho pode ajudar com a diminuição do gasto excessivo de água, matéria-prima necessária para todos os seres humanos. Prefira também lavar seu carro com um balde em vez de uma mangueira, e evite utilizar grandes quantidades de água para limpar a calçada.

7. Alternativas ao carro
Para diminuir a quantidade de CO² liberada à atmosfera, procure alternativas ao transporte individual. Bicicletas, ônibus e outros métodos de transporte público contribuem para a reduzir a pegada de carbono, e também diminuem os níveis de trânsito em sua cidade.

8. Plante uma árvore
Procure sementes ou pés de árvores que possam ser plantadas em seu quintal ou comunidade, assim ajudando a neutralizar as emissões de carbono.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -