23.9 C
Vitória
domingo, 5 maio 2024

Minoria dos cristãos realmente serve em ações voluntárias, diz pesquisa

Foto: Reprodução

O estudo aponta que a maioria deseja servir as pessoas dentro e fora da igreja, para promover o Evangelho, mas a minoria cumpre 

Por Patricia Scott [The Christian Post]

Pesquisa revela que 86% dos cristãos desejam servir as pessoas, incluindo as de fora da igreja, para promover o Evangelho. No entanto, poucos são os que de fato cumprem. É o que aponta o relatório da Lifeway Christian Resources, publicado na última terça-feira (23), indicando ainda que há uma lacuna entre aqueles que dizem querer participar de um trabalho voluntário e os que realmente o fazem.

O resultado do estudo vai de encontro às palavras do Evangelho de Mateus 9.37.38: Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara.

O levantamento detalha que 66% dos entrevistados admitiram não ter se voluntariado para uma instituição social em 2022, seja afiliada ou não da igreja que congrega. Por outro lado, 30% dos pesquisados foram voluntários no ano anterior, enquanto 4% não tinham certeza se haviam participado de algum trabalho voluntário.

- Continua após a publicidade -

“Este estudo não mediu o serviço que os fiéis podem ter feito individualmente para seus vizinhos. Atender a essas necessidades à medida que surgem é uma grande forma de serviço”, declarou Scott McConnell, diretor-executivo da Lifeway, ao informar que a pesquisa se concentrou especificamente no voluntariado por meio de grupos, não abrangendo as ações individuais.

No entanto, ele reconhece que “algumas das necessidades mais comuns nas comunidades exigem voluntários trabalhando em conjunto. Algo que a maioria dos fiéis não faz ao longo de um ano.”

Participaram da pesquisa 1.002 frequentadores de igrejas protestantes americanas, entre os dias 19 e 29 de setembro de 2022. O levantamento tem margem de erro de aproximadamente 3,3%.

Mais detalhes

A pesquisa expõe também que 91% dos fiéis com idades entre 18 e 49 anos expressaram o desejo de servir pessoas que não estão afiliadas à sua igreja. Entre os cristãos com mais de 65 anos, essa proporção foi de 79%.

Mesmo com menor porcentagem de desejo declarado, 40% dos entrevistados com mais de 65 anos admitiram ter participado de trabalho voluntário no ano anterior. Assim, esse grupo é o mais propenso a possui envolvimento em atividades voluntárias.

Entre os grupos denominacionais cristãos, os luteranos foram os que mais relataram voluntariado em um grupo no último ano (53%). A seguir, estão os batistas (29%), membros da Igreja de Cristo e afiliados a igrejas não denominacionais (ambos com 28%) e metodistas (7%).

Os frequentadores de culto uma a três vezes por mês apresentaram uma probabilidade maior de não ter se voluntariado no ano anterior (73%) em comparação com aqueles que frequentavam quatro ou mais vezes por mês (60%).

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -