31.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio 2024

7 princípios bíblicos para administrar seu tempo

Foto: Reprodução

Livro de Jordan Raynor aborda tema produtividade e gestão de tempo, com princípios e exemplos bíblicos

Por Carolina Leão

O livro “Redimindo o seu tempo – Sete princípios bíblicos para ser intencional, presente e extremamente produtivo” é de autoria do norte-americano Jordan Raynor. A obra, traduzida para o português, foi publicada pela Pilgrim em parceria com a papelaria Purpose Papper, primeira papelaria cristã do Brasil. O livro foca em abordar o tema da produtividade sob uma perspectiva bíblica. 

Um aspecto característico da leitura é não focar apenas em uma lista de tarefas e ordenações universais. Por outro lado, essa literatura traz uma abordagem teológica sobre a importância de gerir o tempo e fala sobre o exemplo de Jesus ao vir ao mundo e cumprir o seu chamado. Nesse sentido, a obra de Raynor defende que o cristão deve se dedicar às boas obras. 

Nesse sentido, o autor discorre sobre 7 princípios que levarão o leitor a compreender a gestão de tempo com um entendimento bíblico. Os aspcetos são divididos por capítulos, são eles:

- Continua após a publicidade -
7 princípios bíblicos para administrar seu tempo
Capa do livro “Redimindo o seu tempo” (Foto: Divulgação)

Comece com a Palavra

No primeiro capítulo, o livro incentiva o leitor a investir tempo no relacionamento com Deus, aprendendo sobre Deus. Assim, propõe que para falar sobre tempo, inicialmente é preciso conhecer o autor do tempo. Essa mentalidade auxilia na compreensão de propósito acima de uma lista de tarefas.

Seja o seu sim, sim

Você já se comprometeu a fazer algo e, no final, não conseguiu fazer? A proposta desse capítulo é: Dê importante aos compromissos que se comprometeu a executar. O autor relembra que o cristão deve honrar a sua palavra. Esse princípio deve ser levado em consideração na gestão do cotidiano. 

Contra o reino do ruído

No capítulo 3, o autor apresenta os “ruídos” como distrações que, além de desviarem do foco, impede a pessoa de discernir seus pensamentos. Nesse sentido, o tempo de silêncio e reflexão é necessário para que o leitor não seja entretido com coisas banais e desperdice tempo.

Priorize os seus compromissos

O capítulo 4 é sobre estabelecer prioridade. As listas de tarefas podem ser grandes, mas, por certo, há sempre aquelas necessidades que são mais emergenciais. É importante, portanto, estabelecer ordem de importância e urgência.

Aceite sua “unipresença”

O livro chama atenção, nesse capítulo, para o fato de que não podemos estar em vários lugares simultaneamente. Embora pareça óbvio, é comum a pessoa querer dar conta de várias coisas ao mesmo tempo. Aceitar a unipresença faz com que cada tarefa rebeca a total atenção necessária, sem precisar ser interrompida.

Abrace o descanso produtivo

Você já sentiu culpa por descansar? Em tempos de rotinas aceleradas, esse sentimento pode surgir diante de uma grande demanda por produtividade. Mas, na verdade, o descanso planejado faz parte do processo de produtividade.

O descanso não é diretamente produtivo, não há uma percepção imediata de produtividade, mas ele é necessário para haver vigor em dar continuidade às tarefas. O capítulo vai detalhar tipos diferentes de descanso e a maneira correta de aplicá-lo. 

Elimine toda a pressa

Estar ocupado é diferente de estar sempre com pressa. Uma vida sempre apressada não é boa, as tarefas precisam caber nos limites do tempo. Um modelo de vida como se não tivesse tempo para nada gera ansiedade e desgaste. O autor lembra que Jesus, quando cumpriu seu ministério, estava motivado a glorificar ao Pai na conclusão de seu trabalho na terra.

Pode-se perceber como um princípio aliado a outro otimiza o resultado. Por exemplo, estabelecer prioridade ajuda a honrar os compromissos; abraçar o descanso faz parte de eliminar a vida apressada, etc. 

Esse livro se enquadra na categoria de “journal book”. Sendo assim, além das dicas e reflexões sobre os 7 pontos, essa narrativa também conta com espaços para o leitor ser ativo na leitura, com espaços para escrita, dicas de ações para serem aliadas à leitura e perguntas para reflexão. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -