back to top
22.7 C
Vitória
quarta-feira, 16 DE outubro DE 2024

“O vídeo mais triste que eu já gravei na minha vida”, diz Yago Martins

Pastor Yago Martins, teólogo e fundador dos "Dois dedos de Teologia". Foto: Reprodução / YouTube Dois dedos de Teologia

O teólogo dos “Dois dedos de Teologia” revela decepção com pastores que facilitaram abusos sexuais nos EUA

Por Victor Rodrigues 

Em um vídeo divulgado na última quinta-feira (02), o teólogo Yago Martins revelou ser “o mais triste” da sua vida. Segundo ele, pastores admirados ou “heróis”, foram acusados de encobrir muitos casos de abuso sexual nos Estados Unidos. 

Após o relato de vítimas serem desconsiderados pelo comitê executivo da Convenção Batista do Sul (SBC, na sigla em inglês), EUA, durante décadas, foi empreendida uma investigação independente e o resultado do relatório chegou ao público em (22) de maio. 

“O relatório tem 394 páginas e foram investigadas mais de 300 pessoas, há mais de 700 pastores e líderes que cometeram abuso, com muitas pessoas silenciadas ao longo de 20 anos na convenção. A denominação já possuía uma lista de 585 possíveis abusadores sexuais mas nenhuma ação foi tomada”, conta Yago. 

- Continua após a publicidade -

Outro grupo citado por Yago foram os “facilitadores”, ou seja, pastores que permitiram de maneira passiva a atuação de abusadores no meio do “rebanho de Deus”, sem nenhuma criminalização ou correção eclesiástica dos mesmos. 

Abuso espiritual

O teólogo citou nomes conhecidos pela igreja brasileira. Entre eles, o do pastor John MacArthur, acusado de encobrir casos de violência sexual em sua comunidade de fé, a “Grace Community Church”. Segundo as investigações, ele omitiu a denúncia de dois casos graves de abuso sexual e um de pedofilia.  

De acordo com autoridades, MacArthur tratou com desprezo às vítimas, entre elas uma mãe e duas crianças, vítimas de um pai e pastor abusador e que fazia parte do corpo ministerial dele. Logo depois, conhecido como David Gray, o “pastor”, foi condenado à prisão por pedofilia contra os próprios filhos. 

O teólogo dos “Dois dedos de Teologia” também ressaltou que durante a pandemia, John MacArthur causou uma verdadeira infração a lei ao recusar utilizar o distanciamento social e desobedecer normas de cuidado sanitário em sua igreja. 

“Eu não vou conseguir desfazer da minha relação emocional com John MacArthur”, disse Yago Martins, que é um fã do teólogo norte-americano, mas expressou que discorda de dessas atitudes. 

Facilitadores

Outro pastor e escritor de renome, que está sob acusações, é Tedd Tripp. O escritor relata em suas obras, como instruir as crianças no caminho de Deus. De acordo com Yago, leitor confesso da literatura, ele utilizou o material na criação de sua primeira filha. 

No entanto, as investigações revelaram que o escritor foi um facilitador de frequentes abusos sexuais de menores em sua própria comunidade de fé. 

Do mesmo modo, outro nome citado foi o do pastor Douglas Willson, um escritor “best-seller” sobre “família” e “criação de filhos”. “Douglas não pode ser considerado um abusador, mas é um facilitador muito mais dedicado”, finaliza o Yago se referindo aos relatórios da investigação. 

Assista 

 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -