23 C
Vitória
domingo, 28 fevereiro 2021

Xavantes contabilizam 32 mortos e se unem para enfrentar a covid-19

O Conselho Indígena Missionário já contabiliza 380 mortes de índios no País

Por Dida Sampaio (AE)

Na noite da quarta-feira da semana passada, dia 24, o estudante de comunicação Cristian Wariu, de 22 anos, em Brasília, reuniu numa “live” os amigos Clarêncio, Indiana e Lúcio, moradores de aldeias xavantes do Norte de Mato Grosso. Era o início da SOS Xavante, uma campanha de arrecadação de recursos para comunidades indígenas impactadas pela pandemia da covid-19.

A doença tinha atingido a própria família de Cristian, que, por conta da doença, está afastado desde março dos parentes. Dois dias depois da “live”, a avó paterna do estudante, Angela Xavante, entrou na lista dos mortos. O avô, Eduardo Tseremey’wá, um dos responsáveis pelos contatos com não-índios nos anos 1940, morreu nesta terça-feira, 30.

Quem também contraiu o vírus foi o pai de Cristian, Crisanto Rudzö Tseremey’wá, presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso. Em 15 dias, 32 xavantes morreram, segundo estimativa das lideranças indígenas. O Ministério da Saúde contabiliza, até agora, 16 casos.

Por meio das redes sociais, os xavantes querem obter recursos para compra de equipamentos de saúde, remédios e cestas básicas. Os organizadores da campanha pretendem também reduzir a força do preconceito. A doença passou das cidades do interior de Mato Grosso às aldeias, mas os índios estão sendo vistos como propagadores da covid-19, o que é o contrário. “Há um descaso dos órgãos de saúde indígena, que não fez as primeiras compras de medicamentos e agora temos de enfrentar ainda o problema do preconceito”, afirma Cristian.

Há tempos, a nova geração de ativistas do movimento indígena desenvolve um trabalho de uso da tecnologia digital em suas ações. A pandemia foi o batismo de fogo do capítulo mais recente da história da população tradicional. “Hoje, a gente vê a importância do trabalho dos comunicadores indígenas, de formar uma mídia índia”, ressalta Cristian. “Com a pandemia, a internet é onde a gente pode fazer denúncias e buscar minimizar os efeitos da covid-19.”

A “live” de abertura da campanha SOS Xavante começou com 54 pessoas assistindo. Terminaria com 72, sem desistências. Em poucos dias, artistas renomados e representantes da cadeia de entidades do setor ambiental aderiram.

Nos primeiros minutos da “live”, a conexão ruim e os chiados impediam entender o que os participantes falavam. Quando o sinal ficou bom, Clarêncio, presidente do conselho de saúde das comunidades, dava informações duras. “Estamos à mercê da saúde pública. Ontem tivemos dois óbitos. Hoje, tivemos mais um. Não sabemos quem vai ser o próximo, qual família será atingida nos próximos minutos”, disse. “Muitos xavantes não acreditaram que esse vírus chegaria ao nosso povo, mas no Brasil inteiro tem gente que não acredita”, ponderou.

Com semblante sério, Clarêncio pediu ajuda aos internautas, algo impactante em se tratando de xavante, povo orgulhoso, que combate com bravura suas terras e rios desde o ciclo da mineração, no século XVII. O pedido veio com uma demonstração de respeito aos mais velhos. “A gente não quer perder principalmente nossos idosos. Quando a gente perde um deles, a gente perde um mundo. A gente considera eles a vida da gente.”

No começo desta semana, a Associação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e partidos políticos entraram com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o governo instale barreiras sanitárias em 31 reservas onde há presença de índios isolados ou de recente contato. Um parecer do Instituto Socioambiental que dá base à ação mostra que a pandemia trouxe ainda uma tendência de aumento de invasões de madeireiros, garimpeiros e caçadores nas reservas. O Conselho Indígena Missionário já contabiliza 380 mortes de índios no País.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Justiça determina que AM use dinheiro de fundo de turismo para comprar vacinas

Hoje com cerca de R$ 150 milhões em caixa, para comprar vacinas contra a covid-19 Por Liege Albuquerque, especial para o Estadão (AE) A juíza federal...

Netanyahu vira estrela de campanha de vacinação

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convoca a população israelense para se vacinar e para combater as fake news antivacina. Saiba mais!

Primeira vacinada na Bahia está com covid-19 antes de tomar a 2ª dose

O quadro clínico é estável, mas, com falta de ar, a enfermeira tem auxílio de oxigênio externo para respirar Por Fernanda Santana, especial para o...

Covas antecipa vacinação de idosos com 80 anos ou mais para sábado, 27

O anúncio ocorreu em uma coletiva de imprensa de novas medidas contra o avanço da pandemia da covid-19 Por Priscila Mengue (AE) O prefeito de São...

Chile vacina mais de 15% da população e lidera a corrida na América Latina

Em 21 dias, mais de 3 milhões de habitantes haviam recebido a vacina Por Fernanda Simas (AE) O bom planejamento na compra de imunizantes contra a...

Calamidade pública no Acre: enchente, dengue e covid-19

Ao menos 130 mil pessoas foram afetadas no Estado, que vive um cenário de enchente recorde. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!