23.8 C
Vitória
sexta-feira, 29 março 2024

William P. Young: a cabana do amor

Dotson Studios

William Paul Young explica a teologia por trás dos seus best-sellers e por que ele não está mais em guerra consigo mesmo.

William Paul Young tem estado nervoso – se vende milhões de livros é algum sinal. Como seu best-seller, A Cabana,  o livro, Cross Roads (em português seria algo como ‘Encruzilhada’) (FaithWords), cobra de Deus a condição humana, e o processo de transformação – embora uma certa quantidade de ensino encontre o seu caminho na história. Ele está ensinando que muitos cristãos têm encontrado liberdade, e que muitos outros cristãos têm rejeitado. Dado o gênero de escrita, é compreensível que alguns leitores fiquem confusos sobre o que o jovem realmente acredita. Mark Galli, da Christianity Today, decidiu descobrir.

O que você está tentando abordar na sua escrita?
A natureza do caráter de Deus como relacional, como um amor que nos persegue implacavelmente e quer nos queimar de tudo o que nos impede de ser livre. Eu quero trazer à tona o processo de transformação, o que realmente parece.
Eu cresci fundamentalista, evangélico, protestante. Essas são as minhas raízes, e são boas raízes. Mas isso significa que os fariseus são o meu povo. Eu cresci com uma imagem de Deus que não era útil – na maioria das vezes, a face de meu pai expandido. Meu pai e eu trabalhamos durante anos para chegar a um lugar onde a reconciliação era possível. Mas isso teve um enorme impacto sobre a forma como eu via a natureza e o caráter de Deus, uma teologia que, fundamentalmente, ensinava que Jesus veio para nos salvar do Pai.

Seus livros são divertidos, mas insiste na imagem de Deus como Trindade. Porque a Trindade é tão importante para você?
Pela razão de tanto relacionamento e amor. Se você tem uma distinção de pessoas dentro da própria natureza de Deus, e você tem a unidade (que é absolutamente essencial), você tem uma base para o amor dentro do relacionamento do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Isto é o que Atanásio e Irineu e os pais da igreja começaram e terminaram. Para mim, tudo relacional é aterrado dentro disso.
Você gosta de chamar Deus de papai. Isso parece irreverente para muitos leitores.
Essa é a minha versão de Abba. Pai é usado por Deus apenas 15 vezes nas Escrituras Hebraicas. Tão surpreendente é que, como um menino de 12 anos de idade se levantou dentro da cultura judaica e uma das primeiras coisas que Jesus fez foi se referir a Deus como Pai.
Cheguei ao Papai porque Abba nunca funcionou para mim, mesmo que fosse em aramaico. Eu amo o jeito que as crianças hispânicas se referem a seus pais: é sempre, “Papi Papi!” Ele tem esse sentido de, “Eu amo estar perto de você!” Papi combina com Abba e acabou como Pai, que serviu para mim.

Você chama Deus de Papai quando você ora?
Sim mas levei um longo tempo. Primeiro chamava de Deus. Depois, ele era o Pai. Uma das maiores transições era ir do Deus para Pai, que se tornou muito mais íntimo, e então Papai. São batidas de familiaridade, mas é uma familiaridade compartilhada que Jesus teve com Abba. Isso é o que ele usou quase que exclusivamente.

- Continua após a publicidade -

Por que você retratou Deus como uma mulher negra?
Eu estou tentando fugir da imagem de Deus como Gandalf ou Papai Noel. Quando eu olho para as Escrituras, as imaWilliam P. Young: a cabana do amorgens nunca foram destinadas para definir Deus. Na verdade, quanto mais sua aparência fica concreta, mais você está brincando com a idolatria. É a linguagem da imagem para nos ajudar a entender o caráter e a natureza de Deus. Temos todos os tipos de imagens nas Escrituras. Você tem uma mulher que perde uma moeda nos Evangelhos. Você tem um imaginário feminino, masculino, imagens de animais – grande quantidade de imagens de pássaros, águias e da galinha que cobre os filhotes. Vemos imagens de objetos inanimados: uma pedra, uma fortaleza, uma torre forte, um escudo.
Eu não quero que meus filhos cresçam com a imagem de Deus que eu tinha – um deus Platão avô branco – porque esse deus não é um pai muito bom. Deus Platão é o único indivisível, que é fundamentalmente autocentrado, em vez de Pai, Filho e Espírito Santo, o Deus que é doação e centrado de forma diferente. Isso muda tudo.

Como você descreveria a raiz do pecado? Qual é o problema principal?
Independência. É nos declarar os árbitros de certo ou errado, em vez de estarmos em uma relação de dependência. Essa é outra maneira de dizer orgulho. É onde nós declaramos nossa independência ou estabelecemos relacionamento. “Você vai ser como Deus” – a mentira.
Como isso se manifesta no dia-a-dia?
Há milhares de coisas que vêm imediatamente à mente, tais como a incapacidade de confiar, ou a necessidade de controle. Isso seria uma das maiores coisas, porque criamos sistemas, a fim de não termos em quem confiar. E sistemas em grande parte, são expressões de nosso medo, que desejamos controlar para que tenhamos alguma certeza. Quando éramos crianças, nossos receptores foram quebrados em um bilhão de pedaços, e a viagem do Espírito Santo tem em nós uma grande jornada para a confiança.
Meu fundo religioso diria que fé é sobre aprender a agradar a Deus, que não é tudo sobre Deus, é sobre a minha capacidade de executar de acordo com o que são as exigências e as transações. Relacionamento é sobre aprender a confiar. Confiança está ligada de uma maneira enorme ao caráter e a natureza de Deus, porque você não pode confiar em alguém que você não sabe se te ama ou o que é para você.

O que é salvação? O que Jesus realizou na Cruz e na Ressurreição?
Para mim, a salvação é totalmente realizada na obra do Pai, Filho e Espírito Santo. Foi Deus nas mãos de pecadores irados – essa é a frase que eu usaria. Eu não sou uma pessoa penal substitutiva, eu sou um cara substitutivo. Mas eu não vejo o Pai derramando sua ira sobre o Filho, eu vejo a raça humana derramando sua ira sobre o Filho. Então eu vejo que a única esperança para todo o mundo, é que o Filho escolhe aceitar, rastejando sobre o instrumento da nossa maior fúria. Ele nos conheceu no mais profundo lugar, no lugar mais escuro.
Isso ainda dá a cada pessoa um direito eterno e permanente para rejeitar esta afeição. Mas eu não acho que isso muda o carinho implacável. A busca de Deus por mim é eterna na sua natureza. Isso é o que Romanos 8:38-39 está falando.

Mas a Bíblia está repleta de linguagem da ira divina, não apenas no Antigo Testamento, mas no Novo também. O que você acha disso?
Eu não me oponho à ira em tudo, mas o que mudou para mim é isso: eu cresci dentro de um paradigma que dizia que a ira era punitiva e retribuía na natureza. Agora eu vejo como restaurador e parte do que é afetivo.
Ter filhos mudou muito para mim. Se meu filho fosse viciado em anfetamina, eu gostaria de ser um fogo e queimar aquilo da vida do meu filho. Se eu tivesse uma filha que acreditasse que uma mentira tivesse seu valor, eu gostaria de ser um fogo consumidor.
Então, para mim, o fogo é algo que todo mundo tem de lidar, porque todos nós temos pecados. Ele precisa e vai ser tratado. Até certo ponto, estamos lidando com isso no mundo, mas vamos lidar com isso em algum momento da nossa vida. Mas é por causa do amor, não porque deixamos de viver de acordo com as expectativas.

Então, você acredita no Último Julgamento?
Sim, provavelmente. Se você ler a introdução de CS Lewis para O Grande Divórcio, de uma maneira maravilhosa ele reconhece que ele e George MacDonald e outros escritores estão lidando com a especulação. A única certeza que eu tive com relação a isto é que agora estou muito mais certo sobre a bondade de Deus, mesmo que seja também um incêndio. Tenho certeza de sua bondade. Mas eu não sei como isso tudo funciona.
Uma pergunta que eu tenho é: “Você é um universalista?” Eu não sou, porque eu não acho que você pode fazer esse passo doutrinariamente. Eu não acho que a Escritura é tão óbvia. É este o respeito que a criação humana tem a capacidade de dizer não. Deus não vai forçar o amor. E ainda temos que optar por nos reconciliarmos. Mas em Colossenses diz que é o que devemos estar orando para que tudo se reconcilie de volta para ele.

Então, a sua escrita não é apenas sobre Deus como amor relacional, mas também sobre a nossa união com ele na Trindade.
Sim, a união objetiva é onde nossa esperança existe, no Pai, Filho e Espírito Santo. Não fomos incluídos somente na sua afeição, mas depois eles entraram em nosso dano. João 14-17 é o centro da Bíblia; antes de Jesus ir para o Jardim do Getsêmani, ele fala sobre como irá viver dentro de nós, trazendo o Pai e o Espírito. É uma união objetiva.
Isto é muito diferente de como eu cresci. Em seguida, foi: “Você é duas naturezas em conflito”, e, “Quem é que vai me alimentar hoje?” ao invés de: “Você é uma nova criação e nem sabe.” Parte dessa transformação é para nós começarmos a pensar com precisão sobre quem somos. “Como um homem pensa em seu coração, assim ele é.” Se você acreditar em uma mentira, você vai funcionar de acordo com uma mentira. Eu não estou em guerra comigo mesmo. Estamos no processo de cura do coração e da alma e, finalmente, o corpo – e tudo em termos de reconciliação deste universo. Eu quero ser uma parte disso.

ENTREVISTA (MATÉRIA) POR MARK GALLI, PUBLICADO NO SITE CRISTIANISMO HOJE EM MARÇO/13. OS CONTEÚDOS DA CRISTIANISMO HOJE DESTE DE MAIO/17 FAZEM PARTE DA GRADE DE CONTÉUDOS DA REVISTA COMUNHÃO (NEXT EDITORIAL)

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -