31.9 C
Vitória
domingo, 24 outubro 2021

Vulcão pode causar tsunami no Brasil

Possível explosão do vulcão Cumbre Veiga, localizado no continente africano, poderia causar ondas gigantes em países banhados pelo Oceano Atlântico

Por Samantha Dias e Priscilla Cerqueira 

Um vulcão localizado na ilha de La Palma, no continente africano, se entrar em erupção, pode provocar ondas gigantes – um tsunami – nas praias das regiões norte e nordeste do Brasil. Não há previsão de impactos nas regiões sul e sudeste do país.

Desde os últimos dias, o vulcão Cumbre Veiga está dando sinais moderados de uma possível explosão, e o estágio de alerta já está em nível amarelo para erupção. Se isso acontecer, parte da Europa e da América – inclusive o Brasil – pode ser atingido por um tsunami. Os recentes sinais de alerta acontecem após décadas do vulcão adormecido.

Em caso de erupção do vulcão, as chances de tsunami são pequenas, segundo especialistas, mas ainda assim acendeu o alerta dos países. Segundo estudos, o tsunami seria gerado se a possível erupção do Cumbre Vieja for explosiva. As informações foram reveladas pelo portal Metsul Meteorologia.

Em comunicado nesta semana, o MetSul Meteorologia informou que houve um aumento significativo nos movimentos sísmicos da região desde o último sábado (11).

Regiões que podem ser afetadas

Segundo o o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, o vulcão chegou a um segundo nível. “Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima”, explicou em entrevista ao Uol.

Se isso acontecer, no Brasil, as regiões mais afetadas seriam Norte e Nordeste. Porém, de acordo com o pesquisador, não há motivo para preocupação no momento e que, ainda que a hipótese se concretize, as consequências podem não ser graves.

“Se essa possibilidade de erupção ocorrer, não significa que vai ser explosiva; se for, não quer dizer que vai chegar aqui com ondas de oito, dez metros; pode chegar aqui bem menor”, afirmou.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se