27.7 C
Vitória
sexta-feira, 12 abril 2024

Você sabe a diferença entre louvar, cantar e adorar?

O sentido da palavra adoração é prestar culto e isso se faz somente a Deus. Foto: Freepik

Apesar de serem palavras parecidas, elas têm significados bem diferentes, principalmente, quando estão associadas às atividades da igreja.

Por Cristiano Stefenoni

Você sabe a diferença entre louvar, cantar e adorar? Apesar de serem palavras com sentido parecido, elas têm significados bem diferentes, principalmente, quando estão associadas às atividades da igreja. Ou seja, enquanto o crente estiver louvando, pode ser que ele esteja apenas cantando, quando deveria estar adorando.

De acordo com o pastor Valdeci Junior, mestre em Missão Urbana, louvar significa admirar, falar bem, elogiar, engrandecer. “Quando louvamos a Deus, estamos admirando os atributos do Seu caráter: fidelidade, bondade, amor, longanimidade, retidão, justiça, misericórdia, etc”, explica.

De acordo com o pastor, na Bíblia existem 245 passagens com a raiz da palavra louvor (louv) e/ou seus derivados. No Antigo Testamento, vem do hebraico hãlal, que significa fazer ruído, yãdhâ, que está associada às ações e gestos corporais que acompanham o louvor e, zãmar, que é associada à música tocada e cantada. No Novo Testamento, a origem da palavra grega eucharistein, que significa agradecer e a palavra eulogein, que significa bendizer.

- Continua após a publicidade -

Já a adoração deriva da palavra em latim adorare, que etimologicamente vem a ser ‘falar com’. No Antigo Testamento, o sentido é de fazer “reverência”, “inclinar-se” (Daniel 2:46; 3:5); Ou prestar culto ao Senhor (Gênesis 24:26, 48; Êxodo 34:14; Deuteronômio 4:19).

Leia mais
Crianças envolvidas na "missão" batem recorde de arrecadação nos EUA Crianças envolvidas na “missão” batem recorde de arrecadação nos EUA - Além de ajudar a obra missionária com recursos financeiros, o objetivo da iniciativa é que os pequenos evangelizem os amigos 
Bootcamp: treinamento para o sustento da "missão" Bootcamp: treinamento para o sustento da “missão” - O objetivo é ajudar os participantes a entenderem como obter o apoio que necessitam para sua vida ministerial a partir…

“A palavra traduzida mais frequentemente para adorar é o vocábulo hebreu shachah, que aparece mais de 170 vezes na Bíblia hebréia com o significado de “adorar, prostrar-se, inclinar-se” (Êxodo 34:8; Salmos 66:4; 95:6; Zacarias 14:16). A outra palavra é abhôdhâ, que significa servir com temor reverente, admiração e respeito”, explica o pastor.

Em relação ao Novo Testamento, o pastor Valdeci Junior diz que a palavra principal para adoração deriva da palavra grega proskyneo. “Pros” significando “até” e “kuneõ” “beijar”; ou seja, beijar a mão de alguém, como sinal de consideração, fazendo-se uma inclinação respeitosa. Proskyneo é usada quase 60 vezes com o sentido de fazer reverência, prestar obediência, adorar a Deus, reverenciar a Jesus Cristo, idolatrar (Mateus 4;10; Marcos 5:6; Atos 7.43 – cf. Apocalipse 9:20; 14:9; 22:8).

Por outro lado, cantar é apenas a emissão de sons rítmicos e musicais. Tanto o ato de cantar como o de louvar e adorar podem ser direcionados a qualquer pessoa ou objeto. O que vai mudar para o cristão é sentido que ele coloca nesses atos, isto é, Deus no centro de tudo.

Se a pessoa vai à igreja e apenas emite sons com a boca, mas está com a sua mente vagando bem longe do culto, está apenas cantando. Agora quando ela entende as letras do que é cantando e o faz de coração, pensando em Deus, seu canto passa a ser um louvor ao Senhor. E todo esse processo de orar por meio da canção, em forma de louvor, faz parte da adoração Àquele que é o único digno de receber nossa reverência.

“Mas lembre-se do sentido da palavra adoração: prestar culto. Isto sim, se faz somente a Deus. Há músicas que, embora louvem a Deus, não servem para a adorá-Lo, por serem louvores indiretos a Ele. Logo, existem canções que, embora sadias, não são recomendáveis para serem usadas na igreja. Talvez até mencione Deus, mas não é música de culto. São músicas que, embora O louvem, não O adoram”, finaliza o pastor.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -