back to top
26.9 C
Vitória
sábado, 22 junho 2024

Você é cristão, crente, evangélico ou protestante?

Evangélico é o termo usado para o cristão que frequenta uma igreja evangélica, ou seja, uma denominação cuja as crenças estão fundamentadas nos Evangelhos de Cristo. Foto: Freepik

Conhecer esses significados é importante para entender a sua identidade religiosa e ter consciência do crescimento da igreja.

Por Cristiano Stefenoni

Qual a diferença entre cristão, crente, evangélico e protestante? Apesar de parecerem sinônimas, essas palavras têm significados distintos. Conhecer essas particularidades é importante não só para evitar confusão na hora de usar essas terminologias, mas também para ter consciência do crescimento da igreja em todos os sentidos.

Segundo o pastor e professor acadêmico, Geraldo Moyses Gazolli Junior, que é mestre em Ciências da Religião e doutorando em Teologia, a palavra “protestante” foi atribuída aos príncipes alemães que “protestaram” contra a proibição da reforma em solo europeu. Já o termo “crente” é algo criado no Brasil.

“O termo ‘crente’ é mais atrelado ao Brasil, pois os missionários do Século XIX que chegavam aqui queriam se distinguir dos católicos, então, diziam que eram ‘crentes em nosso Senhor Jesus’. Com o passar do tempo, esse termo foi abreviado apenas para ‘crente’”, explica o professor.

- Continua após a publicidade -

Ele também explica que o “evangelicalismo” se desprendeu do “protestantismo” na busca por coisas em comum que unem as diferentes denominações e que são inegociáveis, tais como salvação pelos méritos de Cristo, a mensagem do Evangelho a toda criatura e a Bíblia como única regra de fé.

Já o escritor e teólogo, Gutierres Fernandes, destaca o crescimento do povo evangélico no país e ressalta que esse movimento de expansão é fruto de vários fatores.

“A urbanização, a pregação midiática e aculturação da igreja evangélica – os evangélicos sabem absorver e adaptar a cultura nacional em linguagem religiosa. Esse é o lado humano. Mas também vejo a graça de Deus. Há muita fome espiritual no Brasil e Deus tem usado muita gente no meio evangélico para apresentar o Pão da Vida a essa população faminta”, ressalta Fernandes.

Mas e você, sabe a diferença entre os principais termos a que são chamados o povo de Deus atualmente? Confira:

Crente

A palavra vem do latim “credere” ou “crendes”, que significa aquele que “crê”. Ou seja, crente é uma pessoa que crê em algo, não necessariamente, em Deus. Contudo, no sentido religioso, crente é aquele que crê que Jesus Cristo é o Filho de Deus e o único caminho para a salvação e redenção dos pecados.

O termo foi utilizado no Brasil no Século XIX, quando os missionários  que chegavam aqui queriam se distinguir dos católicos, então, diziam que eram ‘crentes em nosso Senhor Jesus’. Com o passar do tempo, esse termo foi abreviado apenas para ‘crente’.

Cristão

Trata-se de um termo utilizado para todas as pessoas que professam sua fé em Jesus Cristo e creem na Bíblia Sagrada como a Palavra de Deus. Isso inclui vários grupos como católicos, ortodoxos, protestantes, evangélicos, judeus messiânicos, entre outras religiões.

Protestante

O termo “protestante” vem da Reforma Protestante, ocorrida no século XVI, quando um grupo de cristãos decidiu “reformar” aquilo que era ensinado pela Igreja Católica Apostólica Romana.

A palavra “protestante” foi atribuída aos príncipes alemães que “protestaram” contra a proibição da reforma em solo europeu. Da reforma vem a defesa da tese “Sola Scriptura”, onde apenas a Bíblia tem a verdade absoluta: somente a fé, somente a Escritura, somente Cristo, somente a graça e glória somente a Deus.

Evangélico

Também chamados de crentes, protestantes e cristãos, evangélico é o termo usado para o cristão que frequenta uma igreja evangélica, ou seja, uma denominação cuja as crenças estão fundamentadas nos Evangelhos de Cristo, nos moldes da fé reformada, e na missão de evangelizar (divulgar a Palavra de Deus) a todo o mundo. Acreditam na salvação pela graça, mediante a fé em Jesus Cristo.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -