30.6 C
Vitória
sexta-feira, 26 fevereiro 2021

Vitória, capital do (ES), avança na mobilidade urbana

Nova pavimentação asfáltica, ciclovia, sinalização e arborização. É tudo o que o capixaba vai ganhar com a nova Avenida Vitória. As obras, que começaram em outubro do ano passado, deverão ficar prontas até o final desse ano. E vai trazer grandes avanços para a mobilidade urbana na capital.

As obras da nova avenida Vitória estão a todo vapor e, com apenas três meses do início das intervenções, já estão 47% concluídas. Foram abertas várias frentes de serviços para que todos os processos possam ser adiantados. Ao mesmo tempo, são feitos os trabalhos de fresagem, demolição de pavimentação, drenagem, frentes de preparação para concretagem (regularização do solo, aplicação de concreto rolado – chamado de CCR, que é uma base para receber o concreto da pista -, e serviço de colocação de armação e formas) e aplicação do concreto na terceira faixa.

A avenida Vitória é uma das principais artérias de tráfego da grande Vitória. Ao todo, serão quase três quilômetros da via, que vão passar pelo processo de reestruturação. O espaço recuperado será o trecho entre a Avenida Cezar Hilal e a curva do Saldanha da Gama. A ciclovia também vai se estender durante toda a via. A obra está orçada em R$ 20 milhões.

Como ela vai ficar

De acordo com o projeto apresentado pela Prefeitura (foto abaixo), todo o asfalto será trocado. A faixa para veículos mais pesados vai receber reforço de concreto. E com isso terá mais durabilidade.

Também será implementado uma ciclovia de até três metros no canteiro central. Além de um guarda-corpo, que vai garantir a segurança dos ciclistas. A arborização que já existe será mantida.

“A obra da nova avenida Vitória prevê a preservação das características das árvores existentes no canteiro central da via. A via com fluxo de veículos mais pesados, por onde passam os ônibus, será refeita com concreto e não asfalto por conta da durabilidade, que é maior na pista por onde passam coletivos e caminhões”, explicou o secretário executivo da Central de Serviços, Weverton Moraes.

No restante da avenida, a obra continua a revisão da rede de drenagem e asfaltamento das pistas centrais. A pista vai ficar novinha para os veículos transitarem. “Essa obra vai garantir mais segurança não só para motoristas, mas o pedestre e o ciclista também”, garantiu.

nova-avenida-projeto
Esse é o projeto de como vai ficar a nova avenida. (Foto: Renato Cabrini)

Grandes expectativas

Segundo o secretário, a obra foi bem planejada. O transtorno é só por alguns meses. Ele garante que a população capixaba vai gostar do resultado final. Além da beleza que essa interferência vai trazer para a avenida.

Muita gente já está com grandes expectativas, como Gabriel Medeiros, que sempre usa a bicicleta para transitar no local. “A ideia da ciclovia foi ótima, até por que a pista para bicicleta otimiza nosso tempo, pois a gente consegue chegar mais rápido ao nosso destino. Além de nos dar mais segurança também. Não vejo a hora de poder usar a nova ciclovia”, afirma Gabriel.

Os motoristas também estão ansiosos. “É um bom incentivo para o transporte público até por que as pessoas não gostam de esperar. O transito também vai ficar mais organizado”, comentou Evaldo Bortoline. “Já estava precisando de uma obra na Avenida para modernizar o local. Pelo projeto, vai ficar bem melhor”, concluiu Luiz Guilherme.

Veja o Vídeo 

*Com informações do ES Brasil 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Uma amizade perigosa

Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”...

Casamento: o mundo quer tirar o seu valor?

O casamento, nos dias de hoje, ainda tem valor? É uma instituição frágil? Vale a pena se casar? O que Deus, o criador do casamento, deixou registrado na Bíblia a esse respeito?

Papai Noel – O que ele tem a dizer?

Comunhão “conversou”com “Papai Noel”. Numa entrevista fictícia, ele explica os símbolos e significados do Natal e porque seu personagem tomou o lugar de Jesus...

Como se portar diante da questão da Graça e do Legalismo?

Lucas Amorim Graça x Legalismo – Deve-se agir com respeito, mas tentar entender o porquê que lhe convidaram, com qual motivo e até onde se...

“Missão Urbana”: uma análise sobre o papel da igreja nas cidades

Lançamento da Mundo Cristão, livro "Missão Urbana" traz uma proposta bíblica, equilibrada e integrada sobre a atuação da igreja nas metrópoles

A igreja deve se posicionar sobre as eleições?

Anônimo A Igreja Adventista reconhece as obrigações do exercício da cidadania, mas não possui e nem mantém partidos políticos, não se filia a eles, tampouco...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!