Netanyahu sobre o Brasil: “é uma grande potência”

Foto: Prefeitura do Rio

Premiê israelense desembarcou no Brasil nesta sexta (28). Visita inaugura parceria oficial entre os governos de Israel e do Brasil.

Pela primeira vez um premiê israelense faz visita de Estado ao Brasil. O primeiro minsitro Benjamim Netanyahu desembarcou no Rio de Janeiro acompanhado de comitiva israelense. Ele vai participar da cerimônia de posse de Jair Bolsonaro.

Na tarde desta sexta (28) ele se reuniu com o presidente eleito e o futuro ministro das Relações Exteriores e o futuro ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

“Israel é referência mundial em tecnologia para diversos serviços e isso nos interessa. Não há razão para criticar o diálogo, muito menos quando a crítica vem de quem nada fez, só destruiu e roubou o país. Queremos o melhor para o Brasil e para a população brasileira! Este momento inédito de nossa história. Seremos mais que um parceiro, um irmão de Israel”, afirmou Bolsonaro.

Expectativas e agenda

Ainda em viagem, Netanyahu postou um vídeo onde falou sobre sua viagem ao Brasil. “Espero encontrar meu amigo Jair Bolsonaro para abrir uma nova era nas relações entre Israel e o Brasil”. O premiê já havia dito que o Brasil “é uma grande potência”.

E acrescentou: “Israel é a terra prometida e o Brasil a terra da promessa! Estou feliz em poder abrir uma nova era entre Israel e essa superpotência chamada Brasil”.

Ainda nesta sexta, Netanyahu vai participar das orações de Shabat (o sábado judaico) na sinagoga Kehilat Yaacov. No sábado (29), não há agenda oficial por causa do feriado religioso. No domingo (30), ele vai vai se encontrar com membros da comunidade judaica carioca, de cristãos “amigos de Israel”. E ainda vai receber o presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández. Já na segunda (31), Netanyahu e a esposa devem visitar o Cristo Redentor.

E na terça-feira (1º de janeiro) Netanyahu viaja para Brasília, onde vai se reunir com o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, às 12h30. E em seguida, participa da posse do presidente eleito Jair Bolsonaro.

*Com informações da Agência Brasil


Leia mais

O encontro de Bolsonaro com Netanyahu
Israel busca fortalecer relações com o Brasil
Em busca dos espaços sagrados de Israel
“Embaixada brasileira será transferida para Jerusalém”, diz Eduardo Bolsonaro
Bolsonaro busca ajuda de Israel para dessalinizar água