21.4 C
Vitória
quarta-feira, 20 janeiro 2021

Virou lei no ES: igreja é serviço essencial

“Agora temos garantias”, afirma o pastor José Ernesto Conte. Mesmo com autorização para funcionamento, secretaria de saúde do estado do Espírito Santo recomenda evitar cultos presenciais durante a pandemia

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) sancionou uma lei que incluiu templos religiosos e igrejas na lista de atividades essenciais no Estado. Com isso, as instituições podem manter o atendimento presencial, mesmo diante de uma calamidade de saúde pública, como na pandemia da Covid-19.

A lei prevê que pode ser estabelecido um limite no número de pessoas que frequenta as igrejas e os templos, de acordo com a gravidade da situação.

“Observávamos é que alguns prefeitos e governadores proibiram reuniões em famílias até mesmo dentro de suas casas, proibindo a liberdade de culto. Com esse reconhecimento, agora nós temos garantias. Claro que vai precisar ter consciência dos dois lados”, declarou o pastor José Ernesto Conte, ex-presidente do Conselho Estadual das Igrejas Evangélicas do Espírito Santo (Ceigeves).

Cultos na pandemia

Apesar da pandemia e das recomendações de isolamento social, em Vila Velha (ES), a Igreja Assembleia de Deus Nova Vida não parou com os cultos presenciais. Mas teve regras. O número de pessoas dentro dos templos diminuiu. As cadeiras ficam separadas a uma distância de 1,5 metro. E o tempo de duração dos cultos também foi reduzido.

“Todas as entradas da nossa igreja se encontram abertas, mesmo com o ar condicionado funcionando, para manter a ventilação. Não há cumprimento, contato algum entre as pessoas. Nós cumprimos todos os protocolos de segurança do Ministério da Saúde ”, explicou o pastor Eduardo Vieira.

Culto_presencial
Na Igreja Assembleia de Deus Vida Abundante, em Cariacica (ES), tem feito o distanciamento social, com exceção para grupos familiares, mesmo assim, todos usam máscara de proteção e álcool em gel. Foto: Karoline Henrique

Para ele, a lei traz segurança para as igrejas continuarem atendendo. A igreja é um alicerce da sociedade. Tem importância espiritual grande para as pessoas. Então, a partir dessa lei as igrejas tem condições de atuar e ter a liberdade de cultuar com os cuidados necessários. Além de trazer tranquilidade para o nosso trabalho”.

O número de casos de covid-19 no Estado diminuiu nos últimos dias. Pastor Conte ressalta que 60% das igrejas presbiterianas do Estado, onde atua como pastor, já retornaram as atividades presenciais. “Mas essas igrejas estão mantendo os protocolos de recomendações do Ministério da saúde para evitar contágio. Mas isso aconteceu após a redução de casos no estado”, afirmou.

Recomendações

Apesar da lei, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, recomenda ainda é evitar a realização de cultos presenciais, por conta da quantidade de pessoas no mesmo ambiente.

“Neste momento, não é adequado a realização de cultos presenciais. No entanto, nunca estiveram proibidas as realizações. As autoridades sanitárias realizam uma recomendação de não realização de atividades presenciais em municípios de risco alto e moderado. Essa recomendação está mantida mesmo com a publicação da lei”, explicou o secretário em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (20).

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Samarco: auxílio financeiro é prorrogado até o fim de 2021

Segundo informações do Ministério Público Federal de Minas Gerais, o montante será pago aos atingidos pelo desastre do Rio Doce, mas com redução de 50% do valor a partir de janeiro

Suspenso o inquérito contra desembargador que humilhou guardas em Santos

Diz que direito de defesa foi violado. Caso aconteceu em Santos (SP). Eduardo Siqueira humilhou guarda e se recusou a usar máscara na orla

Missões Nacionais abençoando o Amazonas

A campanha SOS Manaus, da Junta de Missões Nacionais mobiliza igrejas e parceiros missionários, todos voluntários para abençoar o estado do Amazonas. Saiba mais!

“Haja luz”, nova canção de Luciano Camargo

O louvor, que já está disponível em todas as plataformas digitais, vem como uma comemoração da vida do artista e um anseio para o ano novo. Ouça a canção!

O legado de Luther King por Pastor Michael Eric Dyson

Como Martin Luther King, um pastor batista negro se revoltou com a desigualdade racial e liderou um movimento que iria inspirar ações antiracistas regiões do mundo. Saiba mais!

‘Marcha pra Jesus’ no calendário cultural de Rondônia

A Marcha pra Jesus atrai cerca de 50 mil pessoas em Porto Velho (RO). Agora, o evento foi incluído no calendário cultural de Rondônia e vai acontecer no feriado de Corpus Christi. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social