Onde passar a noite de réveillon? A data que marca o final de um ano e o início do próximo é celebrada em diversos ambientes, desde praias até na intimidade do próprio lar
Por Marlon Max
E o cristão, onde deve estar na noite da virada? O pastor e psicanalista Fabio Tristão apresenta três razões para os cristãos participarem do culto de celebração nas igrejas. Cada comunidade faz diferente: há aquelas que vão até a meia noite, outras que celebram um pouco mais cedo. Não há certo ou errado, mas as ponderações oferecidas por Tristão podem indicar um caminho para quem está indeciso.
Primeiramente o pastor explica a necessidade de agradecer a Deus pela vida. Ele relembra as milhares de pessoas que perderam suas vidas em decorrência da pandemia. “Tão importante quanto celebrar o ano que se inicia, é agradecer o ano que se passou. E se você está vivo, já tem motivos para agradecer”, frisa.
O segundo conselho dado por Fabio Tristão é que a noite da virada é própria para orar por desejos e projetos, desta forma, participar desse momento com outros irmãos é mais produtivo. “O exercício da fé através de orações nessa data é sempre excelente. Nosso coração está sempre em busca de um ano melhor, e orar pedindo a Deus não é um pecado, muito pelo contrário é um ensinamento que está em Mateus 7:7-11”, explica.
O terceiro argumento para passar a virada na igreja é oportunizar a celebração com os irmãos em Cristo. Reconhecer as dificuldades e glorificar a Deus pelas oportunidades de estar juntos.
“Passar a virada do ano com a igreja que frequenta é a oportunidade de exercer a vida em comunidade de forma excelente. Não somente vivendo durante as dificuldades com os que choram, mas também se alegrando com os que se alegram. A festividade do ano novo tem um sentimento mútuo como se fosse um aniversário coletivo, e isso traz a necessidade de ter pessoas queridas por perto”.
Na hipótese de não poder passar a virada do ano na programação da igreja, o pastor Fabio Tristão encoraja a fortalecer os laços familiares, seja com uma família cristã ou não.
“Caso não possa ir à programação da sua igreja, aproveite com qualidade o tempo com a família. O ano pode se iniciar para todos, mas infelizmente não se encerra para muitos. Seja consciente e intencional ao se reunir com familiares. Seja moderado nas bebidas. Celebrar traz alegria, mas a embriaguez causa discórdia. Como está escrito em Provérbios 20:1”, esclarece.
“Acima de tudo…Seja grato em ter uma família para se reunir. Ao mesmo tempo que é a realidade de muitos é também o privilégio de poucos”, conclui.