24.2 C
Vitória
quinta-feira, 21 janeiro 2021

Ceará – Onda de violência já dura uma semana

A série de ataques criminosos contra ônibus, bancos, prefeituras, comércios e prédios públicos que atinge Ceará completou uma semana. Até nesta quinta-feira (10), 277 pessoas foram presas ou apreendidas por participação nos atos criminosos em diversos municípios do Estado.

Militares de Pernambuco, Bahia e Piauí estão no Ceará para ajudar as forças de segurança locais no combate aos crimes orquestrados por facções criminosas há nove dias. O Estado também conta com a participação de mais de 400 homens da Força Nacional, cedidos pelo Governo Federal para a operação contra os ataques.

Até a noite de quarta (9) foram contabilizados pelo menos 160 ataques em todo o Estado. E na madrugada desta quinta, uma explosão no metrô da Parangaba foi escutada em diversos bairros da Capital.

O governado do Estado, Camilo Santana (PT), se pronunciou pelo facebook. “Nossa prioridade tem sido garantir a segurança da população e a retomada normal de todos os serviços. O trabalho continua, cada vez mais firme e forte, dentro e fora dos presídios, sempre dentro da lei. Podem ter certeza: criminosos não terão regalias no Ceará”.

Insegurança e ameaças

Desde o início da semana áudios estão circulando pelo Watzaap de que algumas igrejas evangélicas estariam sendo ameaçadas por facções criminosas. As ameaças diretas aos templos religiosos não foram confirmadas.

Mas alguns membros de Igrejas Evangélicas já passaram por situação de violência e ameaça em seus locais de trabalho. Para a Comunhão, o pastor Mário Levy, da Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém, em Fortaleza relatou a gravidade da situação, que tem deixado muita gente assustada.

“Recebi um áudio de um dos nossos pastores auxiliares nos pedindo oração, relatando que a sua esposa havia sido surpreendida, juntos com os demais clientes de uma farmácia em um dos bairros da capital, por bandidos que entraram no estabelecimento. Eles “mandaram” fechar as portas sob a ameaça de incendiarem o local. Um verdadeiro absurdo, grandes avenidas com TODAS as lojas do comércio fechadas. O Dono de um posto de gasolina da cidade, famoso por nunca fechar as portas, postou em sua rede social: ‘Manda quem pode, obedece quem tem juízo! Os bandidos mandaram TODO o comércio da Lagoa redonda e redondezas fechar! Por 2 dias se houver alguma movimentação vão tocar fogo em tudo!  Com a ausência do Estado lamentamos profundamente mas o Posto Maluaga que nunca fecha resolveu obedecer quem realmente manda no Estado do Ceará.” Lamentável.

Orações

Desde domingo (6) igrejas evangélicas do país estão em oração por conta da violência do Estado. Pelas redes sociais, pastores de várias denominações se pronunciaram sobre situação.

“Resta a nós, Igreja de Cristo, clamarmos pela igreja, irmãos e povo cearense neste momento crítico e orarmos pelas autoridades constituídas, para que haja paz e o nome do Senhor seja glorificado, como nos ensina o Apóstolo Paulo”, escreveu o pastor Flávio Souza pelo facebook.

“Como povo de Deus temos dobrado os nossos joelhos em oração pedindo a intervenção de Deus. Procuramos não fomentar o clima de pânico e medo nas pessoas, embora a situação esteja realmente caótica. Mas eu creio que os equívocos que acontecem na segurança pública em nosso estado irão melhorar. Essa é a nossa esperança”, declarou pastor Marcos Monteiro, da Primeira Igreja Batista de Fortaleza (CE).

*Com informações de O Povo online


Leia mais

Oremos pela igreja no Ceará
Onda de violência – Ceará transfere chefes de facções

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Relíquia: A Bíblia usada na posse de Joe Biden

Com doze centímetros de grossura, o livro sagrado pertence à família do novo presidente dos EUA há gerações e tem um significado especial. Saiba mais!

Entrada de dólares supera saída em US$ 2,914 bi até dia 15 de janeiro, diz BC

O canal financeiro apresentou entradas líquidas de US$ 3,240 bilhões no período, que corresponde às duas primeiras úteis do ano

Meninas cristãs da Indonésia são resgatadas de escombros

Angel e Katherine, bem como o pai Axel, foram resgatados com vida e passam bem. Saiba mais!

“Gênesis”, com Pastor Lucas e Banda Universos

Inspirada na superprodução da Record TV, Gênesis, a canção com o mesmo nome da teledramaturgia, é do pastor Lucas.

Joe Biden: “A democracia prevaleceu”

Joe Biden é o 46º presidente dos Estados Unidos. Democrata tomou posse em cerimônia no Capitólio com forte esquema de segurança e sem a presença de Trump. Saiba mais!

Com filas e revezamento de cilindros, busca por oxigênio em Manaus prossegue

Empresas estão adotando diferentes métodos para tentar suprir a demanda da população

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social