27.4 C
Vitória
sexta-feira, 18 setembro 2020

Vinha de Nabote: arqueólogos podem ter encontrado o local

Leia também

MEC promete protocolo e R$ 525 milhões para retorno às aulas presenciais

O ministro afirmou que a decisão sobre data para reabrir escolas não é do MEC, mas de Estados e municípios

Bolsonaro volta a estimular Renda Brasil

O governo também não quis deixar um vácuo aberto para os congressistas, que já têm projetos para reforçar o Bolsa Família

STF define julgamento de garantia a negros

A medida assinada por Lewandowski, em caráter liminar, determina apenas a repartição dos recursos e do tempo da propaganda de forma proporcional entre concorrentes brancos e negros

A vinha foi descoberta pela primeira vez em 2013 e passou por várias temporadas de escavações nos anos seguintes. O local apresenta várias instalações esculpidas na rocha

A Bíblia relata que a vinha de Nabote foi motivo de cobiça por parte do rei Acabe e sua rainha, Jezabel, num dos episódios bíblicos do Antigo Testamento mais conhecidos. Agora, arqueólogos podem ter descoberto o local exato onde funcionava a vinha, em Jezreel.

Em I Reis 21, o texto relata que a vinha de Nabote ficava ao lado do palácio do rei Acabe, que procurou Nabote para fazer um negócio: queria usar o terreno da vinha “como horta”, e ofereceu um pagamento ou uma vinha melhor. Como Nabote recusou negociar por ser herança de seus pais, e segundo a lei de Moisés, não poderia abrir mão, despertou a ira do rei.

Jezabel, então, sugeriu a Acabe usar as autoridades e nobres da cidade a encontrar falsas testemunhas para acusar Nabote de amaldiçoar a Deus e ao rei. Como punição, ele foi apedrejado até a morte e Acabe tomou posse da vinha. Em decorrência disso, o profeta Elias anunciou que o rei Acabe e Jezabel seriam punidos por Deus devido a desse pecado.

Pesquisas

Em 2013, arqueólogos identificaram um sítio arqueológico que continha evidências de ser a vinha de Nabote, e desde então trabalharam em escavações no local. Agora, anunciaram a descoberta de elementos que comprovam a história bíblica na área, que fica na região norte de Israel.

Um artigo publicado no Jornal de Arqueologia do Mediterrâneo Oriental e Estudos do Patrimônio relata que o local encontrado pelos pesquisadores apresenta várias instalações esculpidas na rocha, que serviam para pisotear a uva.

A dra. Norma Franklin, do Instituto Zinman de Arqueologia da Universidade de Haifa, disse ao portal Jerusalem Post que não é possível datar as ruínas com precisão, contudo, diferentes fatores indicam que este é o único local compatível com a vinha bíblica.

“Com esses tipos de estruturas, podemos avaliar quando foi a última vez que elas foram usadas ​​— neste caso, bastante tarde, por volta do primeiro século d.C. ​​— mas não quando elas foram construídas”, disse Norma Franklin.

“Os eventos descritos na Bíblia costumam ser considerados por volta do século 9 a.C. É possível que a vinícola já existisse naquela época, mas é difícil dizer. No entanto, alguns estudiosos acreditam que a história foi realmente escrita mais tarde, por volta do século 6 a.C., quando podemos afirmar com certeza que a vinícola já estava em operação”, acrescentou a pesquisadora.

As vinícolas construídas em períodos posteriores deixaram de ser edificadas nos campos, como no caso da vinha em Jezreel, passando a serem instaladas diretamente na vila, explicou Norma Franklin.

“Outro elemento que foi muito emocionante para nós é que, há vários anos, pegamos amostras do solo de um kibutz (comunidade judaica) para descobrir onde seria possível cultivar uvas”, disse ela. “Os resultados mostraram que em toda a área havia apenas uma pequena região que seria boa para as vinícolas, exatamente onde ficava a antiga vinha [de Nabote]”.

*Com informações de Jerusalém Post

- Publicidade -

Matérias relacionadas

A força tarefa de jovens cristãos para salvar animais no Pantanal

Na tentativa de salvar animais do incêndio que atinge o Pantanal, jovens da igreja Adventista está coletando alimentos para uma ONG distribuir entre os animais.

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Xangri-Lá (RS): Leitura da bíblia obrigatória em escolas

Lei aprovada pela Câmara de vereadores de Xangri-Lá (RS) defende leitura da Bíblia em escolas para 'tornar o ambiente escolar mais saudável e altruísta' Saiba mais!

Live Solidária reúne artistas cristãos em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa "Retratos da leitura" apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!

Jornada Agentes de transformação online; Saiba mais!

Realizado pelo grupo Valorem, organização que reúne empreendedores cristãos para servir o reino de Deus através de negócios, a Jornada Agentes de transformação, acontece dias 11 e 12 de setembro.
- Publicidade -

Plugue-se

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Luciano Camargo reverencia o gospel em trabalho solo inédito

Com 29 anos de carreira ao lado irmão, Zezé de Camargo, Luciano Camargo acaba de lançar 15 músicas dedicadas ao gospel. O álbum "A Ti entrego". Saiba mais!

“Compostagem” é o novo EP do rapper Felipe Vilela

O projeto conta com três faixas, entre elas a canção “Reluzir”, que traz a participação de Eli Soares O rapper Felipe Vilela acaba de apresentar...