25 C
Vitória
quarta-feira, 2 dezembro 2020

Vinha de Nabote: arqueólogos podem ter encontrado o local

Leia também

USP lança teste rápido de covid-19 pela saliva

Um dos grandes desafios dos pesquisadores foi padronizar o teste, ou seja, criar soluções químicas que mantivessem o coronavírus estável

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu seu novo presidente

Henrique Figueira, que foi deputado estadual no Rio e ocupou secretaria na prefeitura durante a gestão Cesar Maia (PFL, hoje DEM)

Azul antecipa fim de acordo de redução de jornada

A redução de salário era de 45% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, quando o porcentual começa a cair

A vinha foi descoberta pela primeira vez em 2013 e passou por várias temporadas de escavações nos anos seguintes. O local apresenta várias instalações esculpidas na rocha

A Bíblia relata que a vinha de Nabote foi motivo de cobiça por parte do rei Acabe e sua rainha, Jezabel, num dos episódios bíblicos do Antigo Testamento mais conhecidos. Agora, arqueólogos podem ter descoberto o local exato onde funcionava a vinha, em Jezreel.

Em I Reis 21, o texto relata que a vinha de Nabote ficava ao lado do palácio do rei Acabe, que procurou Nabote para fazer um negócio: queria usar o terreno da vinha “como horta”, e ofereceu um pagamento ou uma vinha melhor. Como Nabote recusou negociar por ser herança de seus pais, e segundo a lei de Moisés, não poderia abrir mão, despertou a ira do rei.

Jezabel, então, sugeriu a Acabe usar as autoridades e nobres da cidade a encontrar falsas testemunhas para acusar Nabote de amaldiçoar a Deus e ao rei. Como punição, ele foi apedrejado até a morte e Acabe tomou posse da vinha. Em decorrência disso, o profeta Elias anunciou que o rei Acabe e Jezabel seriam punidos por Deus devido a desse pecado.

Pesquisas

Em 2013, arqueólogos identificaram um sítio arqueológico que continha evidências de ser a vinha de Nabote, e desde então trabalharam em escavações no local. Agora, anunciaram a descoberta de elementos que comprovam a história bíblica na área, que fica na região norte de Israel.

Um artigo publicado no Jornal de Arqueologia do Mediterrâneo Oriental e Estudos do Patrimônio relata que o local encontrado pelos pesquisadores apresenta várias instalações esculpidas na rocha, que serviam para pisotear a uva.

A dra. Norma Franklin, do Instituto Zinman de Arqueologia da Universidade de Haifa, disse ao portal Jerusalem Post que não é possível datar as ruínas com precisão, contudo, diferentes fatores indicam que este é o único local compatível com a vinha bíblica.

“Com esses tipos de estruturas, podemos avaliar quando foi a última vez que elas foram usadas ​​— neste caso, bastante tarde, por volta do primeiro século d.C. ​​— mas não quando elas foram construídas”, disse Norma Franklin.

“Os eventos descritos na Bíblia costumam ser considerados por volta do século 9 a.C. É possível que a vinícola já existisse naquela época, mas é difícil dizer. No entanto, alguns estudiosos acreditam que a história foi realmente escrita mais tarde, por volta do século 6 a.C., quando podemos afirmar com certeza que a vinícola já estava em operação”, acrescentou a pesquisadora.

As vinícolas construídas em períodos posteriores deixaram de ser edificadas nos campos, como no caso da vinha em Jezreel, passando a serem instaladas diretamente na vila, explicou Norma Franklin.

“Outro elemento que foi muito emocionante para nós é que, há vários anos, pegamos amostras do solo de um kibutz (comunidade judaica) para descobrir onde seria possível cultivar uvas”, disse ela. “Os resultados mostraram que em toda a área havia apenas uma pequena região que seria boa para as vinícolas, exatamente onde ficava a antiga vinha [de Nabote]”.

*Com informações de Jerusalém Post

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Da Cracolândia para missões

Conhecida como a ex-bruxa da Cracolândia, Silvia Regina escreve mais um capítulo de sua história ao receber o diploma de missões. Saiba mais!

Valdemiro Santiago em crise financeira e familiar

Desde que teve os bens penhorados pela justiça, fundador e líder da Igreja Mundial, Valdemiro Santiago, tem passado por uma crise financeira e agora familiar. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Asia Bibi pede que presos por sua fé sejam libertos no mundo

A cristã Asia Bibi comoveu o mundo com história de superação. Ela esteve mais de uma década no corredor da morte no Paquistão, mas foi libertada. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Pastor Ricardo Dias é exonerado da Funai

Pastor Ricardo Dias chefiava área de índios isolados da Funai exonerado da Funai. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!