23.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril 2024

Óvnis: o que os cristãos pensam a respeito?

Apesar das evidências reveladas por recentes relatórios do governo americano, o assunto ainda não é conclusivo e não há consenso entre os estudiosos da Bíblia

Por Marlon Max

Um relatório do Pentágono, divulgado na última sexta-feira (25), com a conclusão parcial de um estudo sobre 144 objetos voadores não-identificados (óvnis) avistados pelas forças armadas americanas desde 2004, gerou apreensão em muita gente.

O tema vem sendo discutido com mais intensidade desde que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos publicou em abril de 2020 vídeos de vários óvnis filmados pelos agentes das forças armadas durante voos. Desde então a pressão popular por explicações levou o debate para o parlamento dos Estados Unidos e ganhou a atenção até dos mais céticos.

Para muitos cristãos o assunto é tratado como fantasioso, uma vez que a Bíblia não faz menção explícita de nenhum caso. Mas nem todos pensam assim, há quem defenda uma “ufologia bíblica”. O pastor e escritor norte-americano Barry H. Downing, que também é doutor em ciência e religião pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, dedicou boa parte de sua vida a esclarecer assuntos relacionados à vida extraterrestre.

- Continua após a publicidade -

Em seu livro “A Bíblia e os discos voadores: Um OVNI se separou do Mar Vermelho?”, o pastor presbiteriano disserta sobre algumas possibilidades bíblicas para o caso. Como, por exemplo, a narrativa de seres, anjos que descem do céu e, às vezes, são associados a objetos no céu, como a “coluna de nuvem de dia e coluna de fogo à noite”, que liderou o êxodo judeu do Egito. Seu trabalho acadêmico já dura décadas e , de acordo com Barry, vários eventos bíblicos se referem a seres ou objetos extraterrestres.

óvni
Foto: Pentagono/ EUA

Com a proporção que o assunto ganhou a partir de 2020, o governo dos Estados Unidos passou a revelar documentos anteriormente confidenciais. A investigação foi exigida pelo Congresso americano depois que militares relataram vários episódios de observação de óvnis se movendo de forma errática pelo céu.

O Pentágono então estabeleceu uma força-tarefa com profissionais especializados em fenômenos aéreos, em agosto do ano passado, para examinar os registros das observações. O trabalho do grupo era “detectar, analisar e catalogar” esses eventos, bem como “obter informações” sobre a “natureza e origens” dos óvnis, segundo o Pentágono. A liberação dessas informações também está alinhada com uma mudança cultural, com militares e políticos passando do ceticismo para a curiosidade sobre esses objetos voadores.

Apesar das evidências reveladas pelo governo americano, o assunto ainda não é conclusivo e não há consenso entre os estudiosos da Bíblia. Entre as denominações evangélicas brasileiras que mais abordam o tema dos óvnis e vida extraterrestre estão os Adventistas. Em diversas publicações, pastores, missionários e mestres da denominação apresentam elementos teológicos que indicam como alguns textos bíblicos podem dar suporte para a tese.

“A Bíblia também guarda segredos que, quando lidos por quem conhece sua linguagem original, o hebraico, revelam uma nova maneira de entender suas muitas histórias”, afirma Paulo Sérgio Batalini, um dos conferencistas do Congresso Brasileiro de Ufologia, que aconteceu em Curitiba 2020. “Há até mesmo ocorrências de abduções alienígenas descritas com clareza, como a do profeta Elias”, afirma Batalini.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -