Seja qual for a denominação religiosa, a evasão da juventude é grande. Mas algumas medidas podem ajudar a estancar essa saída.
Por Cristiano Stefenoni
Pense agora em um jovem que você conhece e saiu da igreja. Pois bem, seu caso não é único. Seja qual for a denominação religiosa, a evasão dos jovens é grande. A disputa pela atenção deles para que continuem na congregação é quase desigual comparado aos atrativos oferecidos pelo mundo. Sem contar os que saem feridos de suas comunidades religiosas.
“Há uma multidão de ex-membros de igrejas evangélicas, inúmeros deles escorraçados pela idiossincrasia de líderes autocráticos, outros desencantados com a falta de consistência entre a pregação evangélica e a ética bíblica, outros injustiçados pelo excesso de zelo da disciplina sem amor. Como recuperá-los para a comunhão das igrejas, inclusive levando muitos deles a terem uma real experiência de novo nascimento em Cristo?”, questiona o pastor João Falcão Sobrinho, em seu livro “Aconselhamento Cristão em Tempos de Crise”.
Mas como estancar essa fuga dos membros, em especial, da juventude? Comunhão separou algumas dicas valiosas, confira:
Dicas para manter os jovens na igreja
- Crie programas específicos para eles, com palestras com assuntos atuais, louvores dinâmicos, atividades interativas, etc.
- É fundamental ter uma célula com o grupo de jovens que funcione fora da igreja, em horário diferente do culto. Lá eles poderão desabafar, criar vínculos de amizade, interagir e ter momentos agradáveis de comunhão com Deus.
- Orientar sim, julgar nunca. Os jovens precisam se sentir seguros em relação aos seus dramas e desafios. Busque ouvir, aconselhar, mas nunca julgar. E claro, crie um espaço para que eles façam questionamentos e enviem sugestões.
- Se eles não tiverem nada interessante para fazer na igreja aos finais de semana e nos feriados, pode ter certeza de que encontrarão algo para fazer mundo, onde a oferta de opções prejudiciais para a vida espiritual é gigantesca. Mas não subestime a sua juventude. Fazer qualquer coisa só para dizer que fez não irá convencê-los e ainda vai desanimá-los para a próxima atividade.
- Use as redes sociais para fortalecer e promover a união dos jovens. Crie um grupo de Whatsapp para a turma, poste ali músicas, vídeos inspiradores, agenda das programações, estudos bíblicos, pedidos de oração, etc. Tenha também um perfil do grupo no Instagram para divulgar as atividades do pessoal e estimular a participação de outros jovens.
- Não espere o jovem sair da igreja para agir. E caso ele saia, não espere que vá voltar sozinho. A igreja precisa ter estratégias para cuidar da juventude antes de sair, durante sua ausência e depois com o seu retorno.