back to top
24.9 C
Vitória
quarta-feira, 12 junho 2024

Veja como fazer para evitar que os jovens saiam da igreja

O isolamento do jovem dos demais membros da juventude pode afastá-lo da igreja. Foto: reprodução Internet

Seja qual for a denominação religiosa, a evasão da juventude é grande. Mas algumas medidas podem ajudar a estancar essa saída.

Por Cristiano Stefenoni

Pense agora em um jovem que você conhece e saiu da igreja. Pois bem, seu caso não é único. Seja qual for a denominação religiosa, a evasão dos jovens é grande. A disputa pela atenção deles para que continuem na congregação é quase desigual comparado aos atrativos oferecidos pelo mundo. Sem contar os que saem feridos de suas comunidades religiosas. 

“Há uma multidão de ex-membros de igrejas evangélicas, inúmeros deles escorraçados pela idiossincrasia de líderes autocráticos, outros desencantados com a falta de consistência entre a pregação evangélica e a ética bíblica, outros injustiçados pelo excesso de zelo da disciplina sem amor. Como recuperá-los para a comunhão das igrejas, inclusive levando muitos deles a terem uma real experiência de novo nascimento em Cristo?”, questiona o pastor João Falcão Sobrinho, em seu livro “Aconselhamento Cristão em Tempos de Crise”.

Mas como estancar essa fuga dos membros, em especial, da juventude? Comunhão separou algumas dicas valiosas, confira:

- Continua após a publicidade -

Dicas para manter os jovens na igreja

  • Crie programas específicos para eles, com palestras com assuntos atuais, louvores dinâmicos, atividades interativas, etc.
  • É fundamental ter uma célula com o grupo de jovens que funcione fora da igreja, em horário diferente do culto. Lá eles poderão desabafar, criar vínculos de amizade, interagir e ter momentos agradáveis de comunhão com Deus.
  • Orientar sim, julgar nunca. Os jovens precisam se sentir seguros em relação aos seus dramas e desafios. Busque ouvir, aconselhar, mas nunca julgar. E claro, crie um espaço para que eles façam questionamentos e enviem sugestões.
  • Se eles não tiverem nada interessante para fazer na igreja aos finais de semana e nos feriados, pode ter certeza de que encontrarão algo para fazer mundo, onde a oferta de opções prejudiciais para a vida espiritual é gigantesca. Mas não subestime a sua juventude. Fazer qualquer coisa só para dizer que fez não irá convencê-los e ainda vai desanimá-los para a próxima atividade.
  • Use as redes sociais para fortalecer e promover a união dos jovens. Crie um grupo de Whatsapp para a turma, poste ali músicas, vídeos inspiradores, agenda das programações, estudos bíblicos, pedidos de oração, etc. Tenha também um perfil do grupo no Instagram para divulgar as atividades do pessoal e estimular a participação de outros jovens.
  • Não espere o jovem sair da igreja para agir. E caso ele saia, não espere que vá voltar sozinho. A igreja precisa ter estratégias para cuidar da juventude antes de sair, durante sua ausência e depois com o seu retorno.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -