As ações acontecem em semáforos com faixas e folhetos informativos, e pontos de atendimento em locais estratégicos, onde voluntários oferecerão escuta qualificada e acolhimento
Por Patricia Scott
O suicídio é um grave problema de saúde pública global, com aproximadamente 14 mil casos anuais no Brasil, o que representa uma média de 38 mortes diárias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 700 mil pessoas cometem suicídio a cada ano no mundo.
Para enfrentar essa questão, o projeto Depressão Tem Cura (DTC), da Igreja Universal do Reino de Deus, aproveitando o Setembro Amarelo, realizará o evento “Valorize a Sua Vida” nos dias 14 e 15 de setembro. A perspectiva é que cerca de 200 mil pessoas sejam alcançadas.
A mobilização nacional ocorrerá em 600 cidades brasileiras, incluindo os 26 estados e o Distrito Federal, com o apoio de aproximadamente 17 mil voluntários, entre eles psicólogos que oferecerão suporte e aconselhamento. Além disso, haverá aferição gratuita de pressão e a distribuição de 13 mil exemplares do livro “Eu Venci a Depressão”, da Dra. Eunice Higuchi.
O objetivo da iniciativa é conscientizar sobre a importância de buscar ajuda para problemas emocionais. Haverá ações em semáforos com faixas e folhetos informativos, e pontos de atendimento em locais estratégicos, onde voluntários oferecerão escuta qualificada e acolhimento.
Jefferson Garcia, responsável pelo DTC, destaca que é crucial que quem enfrenta a depressão, além de procurar ajuda profissional, tenha uma rede de apoio. “Nossos esforços vão além de setembro; são uma prática contínua durante o ano todo. Queremos mostrar que a vida tem valor e que não é necessário tirar a própria vida para aliviar a dor.”
Além desta mobilização nacional, o programa social lançou a campanha “Desabafar faz bem” com atendimento diário pelos canais de comunicação. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 3573-3535, pelo WhatsApp (11) 3573-3662 ou pelo site depressaotemcura.com.