País mobiliza campanha de vacinação contra gripe

Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

Começa hoje (23), a vigésima Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), só pode tomar a dose quem faz parte dos grupos de risco. A campanha vai até o dia 1° de junho.

O Ministério da Saúde informou que os grupos prioritários para tomar a vacina contra a gripe totalizam 54,4 milhões de pessoas. A pasta informou que foram adquiridas 60 milhões de doses, que serão entregues aos estados em etapas. “O Ministério da Saúde está assegurando vacina para 100% do público-alvo da campanha”, acrescentou, em nota.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, segundo o governo brasileiro, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados, portanto, grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem se imunizar. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Grupos prioritários

– Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

– Crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias);

– Gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto);

– Trabalhadores de saúde;

– Povos indígenas;

– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

– População privada de liberdade;

– Funcionários do sistema prisional;

– Professores das escolas públicas e privadas.


Com informações da Agência Brasil

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!