20 C
Vitória
terça-feira, 24 novembro 2020

Vacina contra a covid-19: a marca da besta?

Leia também

País quer elevar comércio com a Índia, diz Guedes

"Nossos olhos brilham como vemos acordos como o da Ásia, que integram toda a região", afirmou o ministro da economia

PF faz ‘maior operação do ano’ contra o tráfico

Durante as investigações, que começaram em 2017, foram apreendidas 50 toneladas de cocaína nos portos do Brasil, da Europa e da África

Bolsonaro lamenta alta de preços de alimentos

O presidente ressaltou que sem medidas do governo federal, como a ajuda para pequena empresas e o auxílio emergencial

Vacina_covid

Seria a vacina contra covid-19 a marca da besta, um meio de implantar um chip na população mundial para o controle do anticristo?

Por Thiago Titillo

Recentemente um dos candidatos à presidência dos Estados Unidos afirmou que a vacina contra a covid-19 “é a marca da besta”. Essa postura se intensifica quando a ideia de vacinação compulsória, associada ao impedimento de se fazer viagens ou à restrição de crianças não vacinadas frequentarem as escolas, toma conta dos veículos de comunicação. Seria, portanto, a vacina contra covid-19 a marca da besta, um meio de implantar um chip na população mundial para o controle do anticristo?

O Apocalipse fala de uma “marca sobre a mão direita ou sobre a fronte” sem a qual ninguém poderá “comprar ou vender” (Ap 13.16-17). Evidentemente, a Bíblia não fala sobre uma vacina ou chip. Então, o que João tinha em mente?

No mesmo livro, o autor afirma que os que pertencem a Cristo também têm Sua marca na testa (14.1; cf. 7.3; 22.4), mas ninguém afirma que os cristãos terão um chip implantado da parte de Deus! Será que deveríamos compreender o Apocalipse – um livro cheio de símbolos, figuras e números – de maneira tão literal? Não seria isso uma violência ao seu gênero peculiar?

Uma saudável hermenêutica bíblica deve atentar para essa questão: ler de maneira simbólica uma narrativa histórica é tão inadequado quanto ler literalmente um texto apocalíptico. Entender o propósito do autor perpassa compreender as peculiaridades do gênero literário no qual ele escreveu. João não pretendia ser compreendido de forma literal no Apocalipse, do contrário, teríamos que admitir que a besta que emerge do mar com sete cabeças e dez chifres seria uma criatura monstruosa jamais vista por qualquer biólogo, e não um poder político opressor.

Alguns líderes cristãos afirmam que a marca da besta será um sinal visível colocado na mão ou na testa. Geralmente tomam essa ideia das marcas que eram usadas em escravos. Mas é oportuno lembrar que isso não era um sinal lealdade, mas de posse. É interessante notar que a “testa/fronte” representa a sede do pensamento, enquanto a “mão” representa a ação: com ela fazemos o que pensamos. Estaria João querendo comunicar que os seguidores da besta são influenciadas pelos seus padrões de pensamentos e realizações? É uma hipótese possível. Assim, a incapacidade de comprar e vender estaria vinculada a um boicote contra aqueles que não seguem os padrões da besta por parte dos seguidores desta.

Por fim, não podemos perder de vista o contexto histórico. João escreve para animar os cristãos diante da perseguição. O livro menciona martírios (2.13; 6.9; 20.4) e o próprio João está exilado (1.9). Quando o livro foi escrito, já se iniciava a prática de adoração ao César. Aqueles que sacrificassem ao Imperador eram marcados na fronte e na mão com as cinzas do sacrifício, podendo entrar no mercado para vender seus produtos e comprar. Como os cristãos se recusavam a adorar o Imperador, eram proibidos de entrar no mercado. Para João, a marca de fidelidade à besta é uma espécie de paródia do compromisso cristão selado no batismo.

Thiago Titillo é pastor batista, pós-graduando em História do Cristianismo e do Pensamento Cristão e Especialista em Teologia Bíblica e Sistemática-Pastoral, graduado em Teologia e licenciado em Letras. Professor da rede estadual de ensino (SEEDUC-RJ) e dos Seminários Teológicos Betel e Evangélico Peniel

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Covid-19: Brasil tem maior alta de mortes desde maio

Com o aumento de casos de covid-19 Brasil, pastores brasileiros alertam seus membros para os cuidados redobrados de saúde. Saiba mais!

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Vacina de Oxford contra covid tem eficácia média de 70%

A farmacêutica anunciou que vai buscar autorização de uso emergencial do imunizante junto à Organização Mundial de Saúde (OMS)

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Ataque a igreja nos EUA deixa dois mortos

Ataque aconteceu na Igreja Batista da Graça, em San José, Califórnia. Não havia culto no momento do ataque, apenas moradores de rua, que estavam abrigados no local. Saiba mais!

Por que nossa cultura não pratica a circuncisão?

Anônimo O Antigo e o Novo Testamento formam a Bíblia Sagrada, que, desde o Gênesis até o Apocalipse, aponta para Jesus, aquele pelo qual todas...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!

A esperança não decepciona! Live DIP 2021 é hoje

A Missão Portas Abertas fará Live de lançamento do DIP 2021, hoje, às 19 horas para dar detalhes sobre o Domingo da igreja Perseguida. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Bíblia 365! Leitura em um ano da Palavra de Deus

Editora Mundo Cristão lança "Bíblia 365", diagramada especialmente para a leitura em um ano Acaba de chegar ao Brasil a Bíblia 365, lançamento da Editora...

Leonardo Gonçalves e seu “Sentido”

Projeto reúne canções que marcaram os primeiros 20 anos da vida do artista e ainda homenageia músicos que o ajudaram em sua formação e carreira musical

“Força pra encarar”, em prol da consciência negra

Os cantores Leidy Murilho, Talita Barreto e Asaph, da Sony Music se uniram pra cantar uma canção em prol da consciência negra