22.9 C
Vitória
terça-feira, 22 setembro 2020

Uso do celular será liberado nas escolas da rede estadual

Leia também

‘Mistura de ceticismo com desconhecimento’ afeta soluções ambientais, diz Barroso

Ministro chegou a indicar que, em razão da semelhança dos assuntos, as ações poderão até ser levadas a julgamento juntas

Aras se diz contra pedido da prefeitura do RJ para volta às aulas na rede privada

De acordo com o procurador-geral, o deferimento dos pedidos de suspensão de segurança, de liminar e de tutela provisória tem caráter excepcional

Doria diz ter plano estadual alternativo à vacinação contra covid-19

O governador porém ressalvou: "tenho certeza que Ministério da Saúde não caminhará, não trilhará um caminho ideológico, partidário e eleitoral"

Com objetivo de facilitar o acesso de estudantes e educadores a materiais educativos digitais, além de enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas, foi encaminhada para a Assembleia Legislativa do Estado a proposta de revogação da Lei nº 8.854, de 23 de abril de 2008, que dispõe sobre a proibição do uso de telefone celular nas salas de aula dos estabelecimentos da rede estadual de ensino.

A proposta foi aprovada pelos parlamentares no dia 30 de março e o projeto de lei segue para sanção do governador Paulo Hartung.

De acordo com o projeto de lei, a proibição do uso de telefone celular nas escolas públicas estaduais tornou-se incompatível com os tempos atuais, em que os aparelhos não possuíam os recursos hoje existentes, que possibilitam o acesso à internet.

Para o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, “a proposta não se trata de permissão de uso indiscriminado na sala de aula, para conversar ao telefone durante as aulas, mas sim, do aproveitamento do potencial desta tecnologia, já dominada pelos jovens para motivar e engajar os estudantes a realizarem pesquisas em tempo real, e utilizar aplicativos educacionais disponíveis com vídeo aulas, exercícios e dicas de prova com foco no Enem, cursos de idiomas e muito mais”, esclareceu.

“Utilizar as tecnologias na escola possibilita aos estudantes uma aprendizagem significativa, em que eles aprendem a fazer na prática, experimentando novas possibilidades de aprender no seu ritmo e com as ferramentas certas, adequadas as suas expectativas. O celular é uma ferramenta de domínio dos estudantes. Precisamos inserir nas escolas da rede estadual essa cultura digital”, explicou.

O uso do celular será liberado após a sanção da lei e também após a alteração do Regimento Escolar, que está sendo elaborada por uma equipe técnica da Sedu.

Sedu [email protected]
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) já havia anunciado a implantação do programa Sedu [email protected] que irá promover diversas ações que serão implantadas, em 2016, reunindo objetos e recursos digitais voltados a apoiar processos de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

O Sedu [email protected] tem como objetivo facilitar o acesso de educadores a materiais educativos de base tecnológica, de forma a enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas. Além disso, ferramentas também irão apoiar os estudantes que querem aprofundar seus estudos e familiares preocupados em acompanhar a educação de seus filhos.

Dentre as ações propostas pelo Sedu [email protected] estão: metodologias ativas, plataformas e conteúdos digitais para Reforço Escolar, EJA e Ceeja Digital, Pré-Enem Online, Currículo Interativo (banco de objetos de aprendizagem), Plataforma de Cursos (inglês, libras e outros) e Correção de Fluxo.

A proposta é desenvolver cultura/experiência digital integrada ao desenvolvimento e fortalecimento do currículo escolar, por meio de formação e assessoramento, metodologias ativas, estímulo ao engajamento e produção de conhecimento e valorização das produções escolares.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Novo secretário-executivo do MEC é do ES

A pasta estava sem secretário-executivo desde que Maria Helena Guimarães pediu exoneração e deixou o cargo em meados de maio. O economista Haroldo Corrêa Rocha...

Começa hoje período de rematrícula nas escolas públicas

Os alunos matriculados na rede pública estadual interessados em realizar rematrícula para o próximo ano ou solicitar transferência para outra escola, devem ficar atentos...

Pr. Oliveira é homenageado pelo Governo

Escola Viva em Cobilândia, Vila Velha (ES), recebeu nome do pastor Oliveira de Araújo. Para homenagear o Pastor Oliveira de Araújo, importante liderança religiosa para...

Inscrições abertas para cursos técnicos nesta sexta-feira

Começam nesta sexta-feira (02) as inscrições para as 1.104 novas vagas para cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, ofertados pela Secretaria de...

Sedu abre mais de mil vagas para cursos técnicos

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou nesta quinta-feira (25), a abertura de 1.104 novas vagas para cursos de Educação Profissional Técnica de...

Com ampliação, Patrulha Escolar atenderá região metropolitana da Grande Vitória

As escolas estaduais da região metropolitana da Grande Vitória vão contar com reforço na segurança. Foi assinado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!