23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril 2024

Uso do celular será liberado nas escolas da rede estadual

Com objetivo de facilitar o acesso de estudantes e educadores a materiais educativos digitais, além de enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas, foi encaminhada para a Assembleia Legislativa do Estado a proposta de revogação da Lei nº 8.854, de 23 de abril de 2008, que dispõe sobre a proibição do uso de telefone celular nas salas de aula dos estabelecimentos da rede estadual de ensino.

A proposta foi aprovada pelos parlamentares no dia 30 de março e o projeto de lei segue para sanção do governador Paulo Hartung.

De acordo com o projeto de lei, a proibição do uso de telefone celular nas escolas públicas estaduais tornou-se incompatível com os tempos atuais, em que os aparelhos não possuíam os recursos hoje existentes, que possibilitam o acesso à internet.

Para o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, “a proposta não se trata de permissão de uso indiscriminado na sala de aula, para conversar ao telefone durante as aulas, mas sim, do aproveitamento do potencial desta tecnologia, já dominada pelos jovens para motivar e engajar os estudantes a realizarem pesquisas em tempo real, e utilizar aplicativos educacionais disponíveis com vídeo aulas, exercícios e dicas de prova com foco no Enem, cursos de idiomas e muito mais”, esclareceu.

- Continua após a publicidade -

“Utilizar as tecnologias na escola possibilita aos estudantes uma aprendizagem significativa, em que eles aprendem a fazer na prática, experimentando novas possibilidades de aprender no seu ritmo e com as ferramentas certas, adequadas as suas expectativas. O celular é uma ferramenta de domínio dos estudantes. Precisamos inserir nas escolas da rede estadual essa cultura digital”, explicou.

O uso do celular será liberado após a sanção da lei e também após a alteração do Regimento Escolar, que está sendo elaborada por uma equipe técnica da Sedu.

Uso do celular será liberado nas escolas da rede estadualSedu Digit@l
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) já havia anunciado a implantação do programa Sedu Digit@l que irá promover diversas ações que serão implantadas, em 2016, reunindo objetos e recursos digitais voltados a apoiar processos de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

O Sedu Digit@l tem como objetivo facilitar o acesso de educadores a materiais educativos de base tecnológica, de forma a enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas. Além disso, ferramentas também irão apoiar os estudantes que querem aprofundar seus estudos e familiares preocupados em acompanhar a educação de seus filhos.

Dentre as ações propostas pelo Sedu Digit@l estão: metodologias ativas, plataformas e conteúdos digitais para Reforço Escolar, EJA e Ceeja Digital, Pré-Enem Online, Currículo Interativo (banco de objetos de aprendizagem), Plataforma de Cursos (inglês, libras e outros) e Correção de Fluxo.

A proposta é desenvolver cultura/experiência digital integrada ao desenvolvimento e fortalecimento do currículo escolar, por meio de formação e assessoramento, metodologias ativas, estímulo ao engajamento e produção de conhecimento e valorização das produções escolares.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -