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domingo, 13 DE outubro DE 2024

Uso do celular é cada vez maior em Escolas

É o que concluiu uma recente pesquisa TIC Educação 2017. Celular vem sendo usado como ‘ferramenta’ de ensino pelos professores. 

O uso do celular em atividades pedagógicas cresce ano a ano mesmo sendo proibido na maior parte das escolas do país. Mais da metade dos professores usam o celular para desenvolver atividades com os alunos, que podem ser desde pesquisas durante as aulas, até o atendimento aos estudantes fora da escola. Além dos professores, os alunos também usam o aparelho para fazer atividades escolares.
A Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (TIC Educação 2017), divulgada esta semana, mostra que o percentual de professores que utilizam o celular para desenvolver atividades com os alunos passou de 39% em 2015 para 56% em 2017. O aumento aconteceu tanto nas escolas públicas, onde o percentual passou de 36% para 53%, quanto nas particulares, crescendo de 46% para 69%.
Entre os alunos, o uso também aumentou. Em 2016, quando a pergunta foi feita pela primeira vez, 52% disseram já ter usado o aparelho para atividades escolares, a pedido dos professores. No ano passado, esse índice passou para 54%. Entre os alunos de escolas particulares, o percentual se manteve em 60%. Entre os das escolas públicas, aumentou de 51% para 53%.Segundo a coordenadora da pesquisa, Daniela Costa, diante da falta de infraestrutura, sobretudo nas escolas públicas, o celular tem sido um importante instrumento de acesso à internet.

“Mais de 90% das escolas proíbem o uso de celular na sala de aula. Mas, ainda assim, como a internet muitas vezes não funciona, sobretudo nas escolas públicas, utiliza-se o celular. Quando pensamos em crianças e adolescentes que fazem a tarefa só com celular, isso é complicado. Aqueles que têm acesso a mais dispositivos possivelmente têm mais oportunidade de conhecimento e aprendizagem”, afirma Daniela.

Pesquisa

A pesquisa foi feita em escolas urbanas, entre os meses de agosto e dezembro de 2017. Foram entrevistados 957 diretores, 909 coordenadores pedagógicos e quase dois mil  professores de várias áreas de ensino. Mais de 10 mil alunos de 5º e 9º ano do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio participaram da pesquisa.

*Com informações da Agência Brasil 

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