Uruguai reconhece Lacalle Pou como novo presidente

Presidente eleito do Uruguai Lecalle Pou (Foto: Reprodução)
Presidente eleito do Uruguai Lecalle Pou (Foto: Reprodução)

“Por mais que todos os votos chegassem a Martinez agora, ele não conseguia alcançar Lacalle Pou” conclui secretário do conselho eleitoral de Montevidéu

O senador do Partido Nacional (PN), de centro-direita, Luis Lacalle Pou será o próximo presidente do Uruguai. A vitória foi confirmada nessa quinta-feira (28) após os números serem apresentados em uma segunda apuração realizada pelo Tribunal Eleitoral.

O vice-presidente da Corte, Wilfredo Penco, disse que ” não faz cálculos, até que a última urna seja aberta” e não proclamaria o novo presidente. No entanto, reconheceu que a diferença é impossível de ser superada por Daniel Martinez da Frente Ampla (FA).

O próprio Martinez usou o Twitter para reconhecer a vitória do oponente e parabenizar o novo presidente eleito do Uruguai.

Segundo Fernando Vergara, secretário do conselho eleitoral de Montevidéu por volta das 12h (hora local) dessa quinta-feira (28), relatórios de seis departamentos do país “que encerraram seus ‘votos observados’ chegaram ao Tribunal Eleitoral e permitiu que Luis Lacalle Pou fosse confirmado como presidente eleito”.

“Votos observados” são de pessoas que participaram da votação em lugares diferentes ao da sua zona eleitoral por algum motivo justificado. De acordo com Vergara os candidatos começam a “diminuir a diferença no domingo”.

“Por mais que todos os votos chegassem a Martinez agora, ele não conseguia alcançar Lacalle Pou”, concluiu o secretário do conselho eleitoral.

PARTIDO NACIONAL

O Partido Nacional do novo presidente eleito, Lacalle Pou, assume uma postura tendendo centro-direito. Dessa forma o partido de inspiração conservadora publicou no twitter:

“O Uruguai já tem um novo presidente! @LuisLacallePou”, acompanhado por uma imagem do presidente eleito e de sua vice, Beatriz Argimón.

Além da reunião que ocorreu nessa última quinta-feira com Martínez, Lacalle Pou tem em sua agenda um encontro com o atual presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez.

*Da redação, com informações da Agência EFE 


LEIA MAIS

Ciclone extratropical desaloja mais de 8 mil no Uruguai 
Governo lança campanha de vacinação na fronteira 
01 a 15 de Outubro – Voluntários sem fronteiras