22.9 C
Vitória
segunda-feira, 25 maio, 2020

Universal Music amplia atuação no mercado

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Com crise, mercado financeiro projeta rombo fiscal recorde este ano

Dados divulgados nesta segunda-feira, 25, pelo Banco Central mostram que a expectativa de déficit primário do setor público para o ano subiu de 7,80% para 8,00% do Produto Interno Bruto (PIB).

Bolsonaro sanciona Nova Embratur e veta incentivos fiscais para setor do turismo

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que cria a "Nova Embratur", com vetos a incentivos fiscais voltados para o setor do turismo.

Morreu de covid-19, pastor que afirmava curar a doença

Pastor Frankline Ndifor, de Camarões, morreu de covid-19 uma semana depois de começar a apresentar sintomas da doença. Ele vinha pregando ter o poder de cura da nova doença, por intermédio de orações

Ciclone Amphan atinge Bangladesh e Índia durante quarentena

Como se não bastasse o coronavírus, cristãos locais ainda enfrentam, o ciclone. Eles pedem oração e relatam a situação na região afetada pelo fenômeno natural

Gravadora aproveita o bom momento da indústria fonográfica, com o crescimento do negócio digital para ampliar sua atuação no mercado. Um dos destaques é o departamento Music & Brands. 

Dos “bolachões” de vinil e CDs aos streams, a música passou por grandes transformações nas últimas décadas. Ainda que o hábito de ouvir seus artistas e gêneros preferidos tenha mudado, o crescimento das mídias digitais fez com que a indústria da música inovasse e desenvolvesse novos modelos para o negócio.

Neste contexto, uma das iniciativas estratégicas foi o investimento na aproximação da música com tecnologia e marcas. Com a criação de projetos que vão além da comercialização de faixas e álbuns, a empresa ampliou sua atuação no mercado. Passou a oferecer soluções de conteúdo e experiências de música e entretenimento a empresas de diferentes segmentos.

O objetivo é colocar a música e a imagem dos maiores artistas do Brasil e do mundo no centro de projetos de marketing para engajar o público-alvo. E com isso, melhorar o posicionamento da marca.

“As empresas de música não podem ficar limitadas à produção e distribuição de conteúdos. É preciso ir além. Elas devem se posicionar como um centro de conteúdo e mídia, permitindo que marcas e agências possam trabalhar com a emoção que só uma boa música é capaz de oferecer”, explica Paulo Lima, presidente da Universal

Music & Brands

Há 6 anos, a gravadora investiu no departamento de Music & Brands para atender a nova demanda do mercado musical. É uma tecnologia inovadora, que foi baseada em pesquisas on line, o Viewpoints segmenta clientes baseado em seus hábitos de consumo de música e ajuda a direcionar melhor projetos propondo um “match” entre o posicionamento de artistas e marcas aos olhos dos fãs.

O full service

A unidade de negócio trabalha com um conceito full service, que envolve desde o conceito criativo, passando pela curadoria, direção artística, produção e monitoramento de métricas das ações desenvolvidas.

A gravadora trabalha no desenvolvimento de projetos próprios, como o Urbanamente: uma plataforma integrada de música e cultura urbanaque engloba canal de vídeos, festival de música, playlists, experiências, notícias, promoções e a comercialização de produtos oficiais relacionados ao tema.

“O artista se tornou uma marca, um grande influenciador. O departamento se estruturou nos últimos anos e já está no mercado com cases que mostram a força que a música pode trazer para o anunciante”, explica Paulo Lima.

O uso da música como instrumento de marketing é uma tendência cada vez mais consolidada na publicidade. Isso porque tem a capacidade de estabelecer uma conexão com as pessoas. Em um estudo realizado pelo núcleo global de pesquisa e insights da Universal Music, o Brasil é, entre os dez países pesquisados, o mais apaixonado por música, com um índice 36% superior à média e 73% da população escuta música todos os dias.

Atuação em três pilares

Os projetos desenvolvidos pelo departamento de Music & Brands da Universal Music Brasil são divididos em três pilares: Conteúdos, Experiências e Eventos. Cada um deles possui características próprias e pode ser implementado isoladamente ou em conjunto para criar plataformas de entretenimento poderosas e impactantes.

A categoria “Conteúdos” envolve tudo o que o artista pode produzir para a marca, como músicas, posts em redes sociais, lives, atuação como influenciador, webseries no YouTube ou até a inserção de marcas em videoclipes. O pilar “Experiências” desenvolve produtos que engajam os fãs, como visitas a camarins, participação em shows e encontros inusitados, entre outros. Por fim, os “Eventos” vão desde pocket shows menores até grandes festivais.

Tecnologia Viewpoints 

A metodologia conhecida como Viewpoints foi desenvolvida pelo núcleo global de pesquisas e insights da Universal Music localizado em Londres e baseia-se na segmentação de fãs de música a partir de seus hábitos de consumo e na categorização em arquétipos de imagem que melhor posicionam artistas e marcas aos olhos dos consumidores.

“Atualmente, as empresas buscam cada vez mais informações para ajudá-las na tomada de decisão, otimizando investimentos para trazer melhores resultados. O Viewpoints é uma solução inovadora, proprietária da Universal Music, que tem por objetivo trazer este nível de inteligência para a relação entre músicas e marcas,” revela Paulo Lima.

Sobre a Universal Music

A empresa é líder mundial no mercado de música, com forte posicionamento nos negócios de gravação, edição musical e merchandising, com selos próprios ou licenciados em 60 territórios. O Grupo Universal Music (UMG) possui o mais extenso catálogo da indústria fonográfica, incluindo os mais populares artistas e suas gravações realizadas nos últimos 100 anos. Fazem parte da Universal Music Group a Universal Music Publishing, líder em edição musical, a Bravado, empresa de merchandising de produtos originais dos artistas, e a GTS, divisão global de agenciamento artístico e produção de eventos. A Universal Music Group é uma unidade da Vivendi, companhia mundial de mídia e comunicações.

*Com informações da Assessoria


Leia mais

Veja as novidades da Universal Music na Expo Cristã

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Fé e ciência em tempos de pandemia

Cientistas cristãos respondem questões de fé e ciência em tempos de pandemia. Uma mini Conferência online será realizada entre os dias 26 a 28 de maio sobre o assunto

Festival “VillaMix Em Casa Gospel”

O festival “VillaMix Em Casa Gospel” será dia 30 de maio, com transmissões no YouTube e Facebook. Ana Paula Valadão estão entre as atrações

Live hoje (13): “Formação de discípulos: o que é, por que e como”

Iniciativa da “Década de Fazer Discípulos”, live com David Kornfield terá transmissão, pelos perfis oficiais de Homens Mentores e Mulheres Mentoras

1ª Jornada virtual de estudos em Direito e Religião

A 1ª Jornada virtual de estudos em Direito e Religião será dos dias 12 de maio a 2 de junho. Os pastores Jonas Madureira e Franklin Ferreira estão entre os palestrantes

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Após saída do Ministério Zoe, Thamires Garcia em nova fase

Thamires Garcia anunciou sua saída do Ministério Zoe em janeiro para seguir carreira solo

Nasce uma estrela na música gospel: Gisa Garcia

Convertida à Cristo desde os 8, Gisa Garcia sempre ansiou em trocar o backvocal do funk pelo microfone principal, porém cantando louvores. E agora prepara seu primeiro EP na música gospel

Orquestra virtual de crianças em “Trem das Onze”

O vídeo da Orquestra Virtual, com 23 participantes tocando em suas casas, faz parte de um programa da Secretaria Municipal de Educação do Rio...

Gateway Worship Kids em novo álbum musical

Grupo surpreendeu o público ao lançar o álbum “Todos Mis dias”. Gateway Worship Kids O grupo norte americano Gateway Worship Kids fez o lançamento do...