24.7 C
Vitória
terça-feira, 31 março, 2020

Unidos pelas vítimas das chuvas no Sudeste

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Atletas mantêm vagas para os Jogos Olímpicos em 2021

COI confirmou que os atletas já classificados para os Jogos Olímpicos tem vaga assegurada. A nova data do evento será de 23 de julho a 8 de agosto de 2021

Consultor da Red Bull queria que os pilotos pegassem a COVID-19

O conselheiro de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, queria que os pilotois de formula 1 de sua equipe, fossem infectados com o COVID-19

McLaren vai produzir 10 mil ventiladores respiratórios

Equipe de Fórmula 1 disponibilizou a fábrica de carros junto com outras empresas para fabricar equipamentos médicos para ajudar as vítimas da Covid-19

Abertura dos jogos olímpicos acontecerá em julho de 2021

Os Jogos Olímpicos de Tóquio têm nova data definida para serem realizados: de 23 de julho a 8 de agosto de 2021 na capital japonesa

Moveis e eletrodomésticos novos foram comprados pelo presbitério da Igreja Cristã Maranata

A chuva que alagou várias cidades e deixou milhares de pessoas desabrigadas, nos meses de janeiro e fevereiro, foi uma oportunidade para igreja mostrar sua vocação em servir. A Igreja Cristã Maranata deu assistência a muitos moradores afetados que perderam bens e imóveis nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

Após as chuvas torrenciais, pastores da ICM realizaram um levantamento para identificar as necessidades dos membros, vizinhos e moradores de suas localidades. O Presbitério da instituição elaborou um plano de emergência para atender os que foram atingidos
pelas inundações.

A cidade de Iconha, localizada no sul do Espírito Santo, foi umas das mais afetadas. O pastor Marco Antônio, coordenador do pólo que engloba sete igrejas: Iconha, Bom Destino, Jardim da Ilha, Alfredo Chaves, Jabaquara, Rio Novo do Sul e Quarteirão, afirmou que cerca de 15 famílias perderam todos os seus bens na região.

Situação de Iconha (ES). A cidade está entre as mais afetadas do Espírito Santo

Na primeira semana, em torno de 12 horas por dia, foi realizado o trabalho de limpeza das casas tomadas pela lama e a entrega de alimentos. Pastores, diáconos e ungidos se envolveram no trabalho. “O acesso aos locais estava bem comprometido, mas não nos impediu de chegar lá. Foi muito gratificante. Ficamos muito felizes pela chance de ajudar a todos na cidade e por tudo quanto Deus nos permitiu fazer pelo nosso próximo”, declarou o pastor Marco Antônio Bahiense.

“Ficamos muito felizes pela chance de ajudar a todos na cidade e por tudo quanto Deus nos permitiu fazer pelo nosso próximo”, declarou o pastor Marco Antônio Bahiense, da ICM de Iconha (ES)

Jeferson Nascimento, membro da ICM de Bom Destino, distrito de Iconha (ES), relata com gratidão o trabalho de assitência que recebeu. “Após a enchente, eles se prontificaram e conseguiram chegar até nossa família e nos dar assistência e apoio. Até o dia de hoje têm nos acompanhado”, afirmou.

Histórias de Superação

Uma irmã que faz parte da igreja de Bom Destino, teve uma grande perda. Joselina Osório Sabino de 63 anos, perdeu o esposo, vítima da enchente. Ela relata sua vontade de prosseguir e a importância de receber o auxílio de sua igreja.

“Meu esposo faleceu nessa enchente. Mas a gente não pode desanimar. Eu tive ajuda dos irmãos. E apesar das lutas grandes, Deus está em primeiro lugar na nossa vida. Então, devemos prosseguir, não podemos parar, temos que seguir em frente”, completa a viúva, Joselina.

Caminhão repleto de donativos, e que foi encaminhando pelo presbitério da ICM até Governador Valadares (MG). A cidade foi inundada pelas chuvas

Entre as cidades mais atingidas de Minas Gerais, está Governador Valadares, que possui ao todo 65 igrejas maranatas. Dois templos que ficam às margens do Rio Doce, em Ilha dos Araújos e em Santa Rita, foram atingidos. De acordo com o pastor Roberto Pedra, da ICM São Paulo, eles conseguiram ajudar 12 famílias.

“A Igreja vive aquilo que os apóstolos viveram, tendo tudo em comum, dividindo uns com os outros, suprindo aqueles que têm suas demandas, suas necessidades. Em uma hora como esta, muitas vezes as famílias não têm a quem recorrer, mas a Igreja está cumprindo o seu papel, a sua missão”, disse o pastor Roberto.

Irmãos da ICM em Espera Feliz (MG), distribuem água mineral e alimentos para as vítimas das enchentes

Em outra cidade mineira afetada, Espera Feliz (MG), o ungido José Augusto Júnior, responsável pela igreja do centro, atuou diretamente no socorro às vítimas. “As experiências foram maravilhosas, pois muitos irmãos estavam tristes e preocupados por terem perdido tudo, mas nós ficamos maravilhados com o agir de Deus e com o agir do presbitério”, observa Júnior.

“Muitos irmãos de Divino de São Lourenço, de Carangola, de Alegre e de Muriaé também enviaram muitos mantimentos para nos ajudar a socorrer irmãos, familiares e muitas vidas aqui na cidade”, completa.

Um voluntário que participou do socorro às vítimas na cidade, Daniel Francisco, relata alegria em desenvolver o trabalho de assistência. “A dor dos irmãos é a nossa dor.
Até aqueles que não são servos do Senhor Jesus se empenharam em ajudar, principalmente nós, que somos família em Cristo”, disse Daniel.

Eletrodomésticos e móveis novos destinados pelo presbitério às vítimas das enchentes em Governador Valdares

“Desde os primeiros dias, a igreja não só daqui, mas de vários lugares, juntamente com o presbitério nos deram todo o auxílio. Perdemos camas, colchões, mas dias depois já estávamos em nossa casa. Senti muito o carinho dos irmãos e a dedicação e a preocupação deles em relação a isso”, afirma Ester Rangel, que congrega na ICM de Espera Feliz (MG).

Assistência às vítimas

Em momentos de catástrofes o presbitério da ICM sempre auxiliou com assistência e doações às vítimas. Em anos anteriores, o trabalho já foi realizado nos estados de Pernambuco e Paraná.

Nesta enchente que atingiu o Sudeste, o total de cidades que receberam doações foram: Alfredo Chaves, Cariacica, Castelo, Ibitirama, Iconha, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória, no Espírito Santo. E Carangola, Coronel Fabriciano, Dom Cavati, Espera Feliz, Governador Valadares, Matipó e São Gonçalo, em Minas Gerais.

A ICM recebeu diversas doações. As coletas foram feitas em algumas igrejas e Maanains. Os irmãos que quiseram contribuir mas não puderam levar até o local de entrega, agendaram a coleta de suas contribuições, em suas próprias residências. No total, quatro caminhões transportaram todos os itens do material doado.

“Em todos os locais do Brasil e até no exterior, irmãos se voluntariaram de várias formas para ajudar nas reconstruções, limpezas e mutirões. Enquanto isso, na sede da ICM, prestamos todo socorro e demos subsídios para que as solicitações fossem atendidas imediatamente”, declara o diácono Wisley Eduardo, que realizou a gestão das doações.

De acordo com o diácono, 420 pessoas foram beneficiadas. “Nós aprendemos a valorizar o voluntariado, e que não há fé sem obras porque a Igreja, como corpo de Cristo, presta um grande trabalho social. Vários irmãos passaram por momentos difíceis de perdas, mas diante disso tudo não deixaram a fé esmorecer”, completa Wisley.

“A primeira atitude nossa é pedir para que os pastores identifiquem os que foram atingidos, e em que nível isso se deu” – declara o pastor da ICM, Josias Rocha Júnior

“Temos uma estrutura bastante capilarizada de pastores em todos os lugares, então a primeira atitude nossa é fazer contato com esses pastores, e pedir para que eles identifiquem se alguém foi atingido, e em que nível essas pessoas foram atingidas”, declara o pastor da ICM, Josias Rocha Júnior.

“A mensagem da Igreja Cristã Maranata é uma mensagem para os sinais que precedem a volta de Jesus. Mas o fato de estarmos vivendo sinais bíblicos de maneira nenhuma nos faz ignorar nosso papel de atuar com seriedade e assistência aos que precisam. Pelo contrário, ficamos ainda mais envolvidos nessa obra, até porque é importante que a igreja reaja de acordo com a Bíblia”, conclui Josias.

Até o momento, o presbitério ainda está atendendo a cidade de Governador Valadares
e região.

Vídeo do Trabalho Voluntário

Confira a Galeria de Fotos 

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

26 de março: live – Como inovar na igreja em tempos de disruptura

Nesta quinta (26), as 19h, vai acontecer a primeira live da série "O efeito da liderança na crise” com Josué Campanhã, diretor da Envisionar e Thiago Faria

Novo Som faz show online

Devido a quarentena por causa do coronavírus, a banda vai estar ao vivo no sábado (28) a partir das 20h. Será transmitido pelo Instagram e Facebook

Coronavírus: Os eventos evangélicos que já foram cancelados

Devido a pandemia que se instalou no país por conta da Covid-19, muitos eventos evangélicos foram cancelados, suspensos ou adiados. Confira!

Oficina sobre comicidade no ambiente hospitalar

O Lacarta Circo Teatro abre inscrição para palhaço hospitalar. A oficina acontecerá dia 14 e 15 de março das 09h às 16h, na sede...

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Programas on-line para mentoreamento de homens e mulheres

Ministérios vão transmitir série de lives com objetivo de fortalecer as famílias e oferecer aos pastores, líderes e cônjuges ferramentas para o cuidado intencional, discipulado e mentoreamento

Vem aí o Festival de Cinema Cristão 2020

Entre as novidades do Festival desse ano estão a abertura para a categoria de filmes para surdos e mudos. Inscrições começam dia 1º de abril e vão até 30 de junho

Um encontro diário com a Palavra de Deus

A SBB mobiliza-se para levar esperança à população brasileira, disseminando, pelos meios digitais, a mensagem da Bíblia Sagrada. Entre as ações estão a campanha #PalavradeEsperança e o podcast Um minuto com a Bíblia

Como a pandemia deve ser encarada pelos cristãos?

“Creia no sobrenatural de Deus”, diz médica cristã, ao falar sobre o medo do coronavírus e como os cristãos devem encarar a pandemia