24.9 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril 2024

Uma história inacabada

Uma história inacabada

Atos 9.36-43: Se você está vivo, a história está “inacabada”… É  tempo de recomeço…levante-se!

Por Leninha Maia

Tabita ou Dorcas, discípula do Senhor. Ela era de Jope e muito querida por todos que habitavam em sua cidade. Ela procurava fazer túnicas e vestidos para as viúvas e necessitados. Tipo de gente que se importa com a dor do outro. Característica marcante das grandes mulheres de Deus.

Gente que deixa saudade… Admirável ver a história de Dorcas. Mulher de atitudes fortes e precisas e que ao morrer deixa todos  que a cercam com o aperto no coração pela saudade. E muita gente estava no velório lembrando dos seus feitos e amor por vidas. Sabemos que ela  conseguia enxergar a pessoa além das vestes que necessitava, enxergava a necessidade da alma.  E entendia perfeitamente sua missão de levar o amor de Deus através da sua profissão.

Dorcas ao morrer deixou saudade. Você deixará saudade? Pois é, saudade a gente sente de quem marca  a nossa vida e deixa registrado na nossa caminhada a certeza que valeu a pena ter conhecido.

- Continua após a publicidade -

E Pedro ao chegar no quarto onde estava sendo velado o corpo de Dorcas, pediu  as pessoas para se retirarem, se colocou de joelhos e clamou a Deus que restaurasse a vida dela e disse: “Tabita, levanta-se!” Ela abriu os olhos e Pedro deu a mão para ela e ela se levantou.

Sempre quando lemos esta passagem e pensamos nesta história falamos de alguém que de fato fez um lindo trabalho. É algo extraordinário, grandioso! E logo pensamos que ela voltou à vida para continuar fazendo as boas obras. Afinal de contas, ela tinha que fazer a sua missão.

Mas precisamos parar e refletir que somos substituíveis e Deus levanta quem ele quer. Com certeza Deus poderia levantar outras “Tabitas” para continuarem com a missão de cuidar de viúvas e pessoas desemparadas. Estar na missão é um privilegio nosso, uma honra servir ao nosso Deus. Mas quando chegar o nosso tempo de sermos recolhidos, não tenho duvida que a missão continuará, pois ela não é minha e nem sua, ela é de Deus.

Então, por que trazer Dorcas de volta? Por que Pedro foi usado por Deus para ela ressuscitar? Por que voltar a vida? A resposta que entendi é que a história de Dorcas estava “inacabada”. Era com ela, com a caminhada dela. Tinha coisas ainda para acontecer, histórias para viver e sonhos a realizar.

Podemos entender que se estamos vivos é porque nossa história está inacabada… Tem coisas para acontecer para glória de Deus.

É certo que Dorcas um dia morreu e como serva de Deus foi levada aos céus para sua verdadeira  Casa. Mas até a chegada deste dia, o Senhor Jesus desenrolou a história de vida dela aqui na Terra. Possivelmente Dorcas continuou a cuidar de gente, mas sem esquecer que mesmo sendo uma missionária, Deus não  a olhava por compartimentos e sim  todas as áreas. Toda a vida é importante para Deus. Cada área, cada pedacinho é de interesse Dele.

Você está viva? Glória a Deus! Sua história está inacabada. Tem mais de Deus para viver aqui.  E nunca  se esqueça que você vive por Ele e para Ele. “Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará” Salmo 37.5.

O Senhor Deus te convida a vida! Te convida a voltar com ânimo a caminhada. O Evangelho nos convida sim a fazermos diferença nas vidas das pessoas levando a graça de Deus. Mas a graça passa por dentro de você. O Evangelho do Senhor Jesus Cristo é vivo e se movimenta através da sua vida. Maravilhas o Senhor deseja operar na sua história para alcançar  outros, mas antes essas maravilhas passam por você. Por isso, somos sal da terra, luz do mundo. Você não precisa dizer para  o sal “salgar”, ou para a luz “iluminar”, faz parte da essência deles. E sua essência está firmada na Pessoa de Cristo, com Ele vem a Vida e Vida em abundancia.

Você pode estar me perguntando agora: “Você não conhece minha vida… Não conhece a minha dor e nem os meus problemas”. Mas quem não tem dor? Quem na caminhada já não foi ferido, perseguido, humilhado, injustiçado, traído… Jesus sabe muito bem a intensidade do seu sofrimento. Mas Ele te convida a Vida não como sugestão, mas pelo fato de ser a própria Vida. Ao entregar sua história ao Senhor Jesus, a vida brotará mesmo em meio a dor. Ele levantou Tabita e levantará você!

Volte ao “Caminho”, viva a “Verdade e a Vida” da Palavra de Deus.  Pois se você está vivo, a história está “inacabada”… É  tempo de recomeço… É tempo de  voltar a caminhada. “Tabita, levante-se”.

Leninha Maia, Casada com Jorge Maia e mãe de Mirian e Vitória. Educadora Cristã, teóloga, professora e Psicanalista. Graduanda em História e Doutoranda  em Ministério. 
Participa do Programa Elas por Elas da IPB3. Membro da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro. 

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas