Com canções em português, inglês e espanhol, a porto-riquenha divulga as Boas Novas do Evangelho em diferentes partes do mundo, alcançando vidas para Jesus
Por Patricia Scott
Pela primeira vez no Brasil, Yelitza Cintron cumpre agenda no país até o dia 8 de dezembro. A porto-riquenha é uma das grandes referências da adoração mundial com canções que alcançam diferentes partes do mundo e culturas, sempre cantadas em espanhol, inglês e português. “O meu objetivo ao estar no Brasil é ver Deus mover-se maravilhosamente por meio de cada canção”, diz a cantora, que possui mais de 20 anos de jornada no cenário gospel.
Com apenas três anos de carreira solo, nas plataformas de streaming, a cantora soma quase três milhões de plays. O canal da artista no YouTube possui mais de seis milhões de visualizações. “Estou muito feliz por esta oportunidade de estar pela primeira vez no Brasil ministrando e adorando a Deus. Sei que o Senhor preparou este momento para que eu pudesse estar com os irmãos brasileiros. E, segundo, que nunca nos esqueçamos da nossa identidade em Cristo. Somos salvos pela graça. O amor do Senhor foi mais que suficiente para nos salvar. Deus abençoe a todos”.
- Comunhão homenageada no Prêmio Areté 2022
- A série cristã independente The Chosen estreia sua primeira temporada na Netflix
Yelitza, que possui três músicas em português, fala um pouco sobre essas canções: “‘Maravilhosa Graça’ nos convida a confiar no Pai Celestial, pois fomos feitos filhos dEle pela sua graça e amor; ‘Não Temerei’ feat. Jairo Bonfim é um canto de confiança inspirado no Salmo 91, pois Deus é nosso refúgio eterno e castelo forte. Essa canção foi escrita no início da pandemia de Covid-19; e ‘Onde Estaria Eu’ é uma das músicas mais importantes da minha carreira. Ela nos lembra do sacrifício de Cristo por nós e nos leva a viver agradecidos por esse sacrifício. Cada uma dessas canções faz parte de diferentes etapas da minha vida”.
A cantora possui importantes marcas na trajetória musical como, por exemplo, a colaboração em ministérios de artistas renomados e reconhecidos mundialmente, como Joe L. Barnes, do grupo de adoração Maverick City Music; Nate Diaz, da banda Elevation Rhythms; grupo Delaware Collective Worship; Edgar René, do ministério Community Worship Music; e a dupla Lucas & Eve Cortazio. Em todas essas participações Yelitza cantou em espanhol, inglês e português.
O ministério de Yelitza Cintron possui uma qualidade singular que chama bastante a atenção do público: a cantora se dedica a preparar outros músicos que estão iniciando a carreira. Ao lado do esposo, Luis Antonio Gonzalez, ela dirige dois projetos: no primeiro, cujo objetivo é promover ministros de adoração, ajuda-os de forma artística com a elaboração dos projetos, além de aconselhá-los e orientá-los para que não percam a essência da adoração durante a trajetória musical. O segundo projeto é voltado para as oficinas de “Songwrite Sessions” (arte de compor e criar músicas) que o casal oferece aos músicos. Essas oficinas têm como foco ajudar pessoas que foram prejudicadas em seus dons de composição ou querem aprender sobre esta importante tarefa. Tanto a produção musical quanto as oficinas são ministradas no estúdio do casal, o JE Records, localizado em Porto Rico.
A cantora é pastora sênior de adoração junto ao seu esposo, Luis Antonio Gonzalez, na Comunidade Alento Global, com sede em Porto Rico. O casal tem dois filhos. E não é somente na música que a cantora se destaca: Yelitza também é formada em Comunicação e possui mestrado em Marketing Digital; é empresária há 12 anos em Porto Rico e nos Estados Unidos.
Yelitza Cintron nasceu e foi educada em Porto Rico. Com apenas 13 anos, começou a tomar gosto pela música e se envolver profissionalmente em diversas produções musicais. Com uma trajetória de mais de duas décadas na música, a artista fez parte da “Banda Desafinada” (2003), “Del Cordero” (2004-2005) e “Sonho de Formiga” (2005-2017), todas essas passagens foram importantes para o seu crescimento como musicista. Em 2019, após uma pausa, lançou-se como cantora solo e compositora de músicas em espanhol. Já no início de 2020 foi a vez de Yelitza cantar em português, e em 2021 a artista fez sua estreia no mercado anglo-saxão cantando em inglês.