21 C
Vitória
domingo, 29 maio 2022

Um domingo diferente para aquelas que geram vidas no ventre e no coração

Foto: Divulgação

A importância da mãe e de sua introjeção e preservação dos mais caros valores cristãos na educação dos filhos fica evidente nesta data. Elas são centrais em todo o processo humano.

Por Lilia Barros

O domingo acordou mais bonito e suave, com um solzinho que favorece a alegria das famílias e aquece o coração de todo brasileiro cujos pensamentos e olhares estão voltados para alguém que é figura central em todo o processo humano: a mãe. Essa mulher que tem filhos gerados em seu ventre ou em seu coração e que merece toda a atenção de um país que valoriza seus cuidados, mas que ainda precisa valorizar seus ensinamentos e a pessoa que ela é.

O pastor Dinart Barradas, diretor do currículo de Paternidade Bíblica da Universidade da Família, da cidade de Pompéia (SP), enumera alguns papeis que elas desempenham: “Na família dão o norte (Pv 1:8); na igreja são mestras das mais jovens (Tt 2:4); para a sociedade são doadoras de cidadãos disiplinados e morais, motivo de paz e prazer para si mesmas (Pv 29:17); e no exercício da maternidade encontram a maior realização de sua própria existência (1 Tm 2:15)”, afirma.

Ele ressalta que os únicos seres humanos que prescindiram de uma mãe para virem à existência foram exatamente os dois primeiros: Adão e Eva. “De lá pra cá as mulheres tem ocupado esse papel divino de trazerem vidas humanas à existência. Elas são centrais em todo o processo humano. São intercessoras de seus filhos antes mesmo de gerá-los, são nutridoras antes mesmo de darem à luz; são cuidadoras antes mesmo de terem seus bebês ao colo; são mestras antes mesmo que seus filhos sejam alfabetizados e continuam sendo a vida inteira”.

No segundo domingo de maio, a importância da mãe e de sua introjeção e preservação dos mais caros valores cristãos na educação dos filhos fica mais evidente. Almoços, jantares, flores, passeios, presentes, beijos e abraços regam as comemorações em torno deste ser humano sublime, altruista e quase sacrificial. Uma forma diferente de presentear quem luta para formar filhos que sejam pessoas íntegras e felizes é buscar na Palavra de Deus o conteúdo que toda mãe gostaria de poder incutir nos filhos. 

Presenteie sua mãe recitando estes versículos bíblicos para ela.

1 – “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” (Provérbios 31:10)

2 – “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. ‘Honra teu pai e tua mãe’ – este é o primeiro mandamento com promessa – ‘para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra’” (Efésios 6:1-3)

3 – “Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.” (Provérbios 31:28)

4 – “A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.” (Provérbios 31:25)

5 – “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá.” (Êxodo 20:12)

6 – “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre?” (Isaías 49:15a)

7 – “Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço.” (Provérbios 1:8-9)

8- “Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.” (Provérbios 31:30)

9 – “Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!” (Provérbios 31:29)

10 – “O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.” (Números 6:24-26)

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se