25.9 C
Vitória
quarta-feira, 21 outubro 2020

Um em cada dez jovens sofre de hipertensão arterial

Leia também

Salles: questões ambientais ocorre onde não há prosperidade

"O governo federal dá suporte aos Estados, fiscaliza em caráter primário as áreas federais, mas não as propriedades privadas", disse o ministro

Collor é alvo em operação contra propinas

A Politéia foi a primeira fase da Lava Jato aberta nas investigações que correm perante o Supremo Tribunal Federal

No Congresso, Doria pede que Bolsonaro respeite Pazuello

"Esperamos que a posição do ministro expressa ontem (terça-feira) seja a do governo Bolsonaro", disse o ministro

Ao contrário do que muitos jovens imaginam, não são só os idosos que sofrem com a pressão alta. Dados do Ministério da Saúde apontam que a juventude precisa controlar a pressão.

Um em cada dez jovens brasileiros sofre de hipertensão arterial, a popular pressão alta. Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 10% da população brasileira entre 25 a 34 anos tem o diagnóstico de hipertensão arterial.

De acordo com o diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-libanês, Roberto Kalil Filho, quando a faixa etária sobre, dos 35 aos 44 anos, esse índice sobe para 19%.

“A pressão alta entre jovens está muito relacionada à obesidade e ao sedentarismo, que estão crescendo no Brasil. Como a doença costuma ser assintomática, principalmente entre os jovens, muitos demoram a descobrir”.

Pesquisas internacionais apontam que boa parte dos hipertensos jovens nem sabe da própria condição.

Estudo feito pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, mostrou que 20% dos jovens entre 24 e 32 anos tinham a doença, mas metade desconhecia o diagnóstico.

DESCOBERTA POR ACASO

A cuidadora Glaucilaine Mireli Martins, hoje com 42 anos, só descobriu que tinha pressão alta após ir parar no pronto-socorro, aos 28 anos, com uma forte crise de dor de cabeça.

“Eu sentia essas dores há muito tempo, mas eu quis ser minha própria médica, tomava remédio por conta própria, achava que era enxaqueca”.

A cuidadora relembra que a mãe dela morreu aos 47 anos de enfarte agudo por causa de pressão alta. Ela conta que há mais casos de hipertensão arterial na família.

“Tive tios que também faleceram por essa causa. Eu já tinha uma predisposição”.

Por conta da doença, perdeu um bebê aos 34 anos. “Os médicos disseram que ou salvavam minha filha ou eu. Depois disso, caí na real. Parei de fumar, ando de bicicleta todos os dias, tomo todos os remédios corretamente. Agora a minha pressão está controlada”.

A cardiologista Juliana Gil de Moraes diz que a adoção de hábitos de vida mais saudáveis é essencial mesmo nos casos em que a doença também tem um componente genético.

“É preciso combater o excesso de peso, evitar alimentos ricos em sal e praticar exercícios com regularidade”, recomenda.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Mercado de ideologias

Ninguém em sã consciência pode negar a aproximação da ideologia progressista com o grande capital

Brasil e EUA em novo acordo

Robert Lighthizer, participou do mesmo evento, e afirmou que o atual relacionamento beneficia ambos os países

Crise: Perda de fé da próxima geração?

Pesquisa constatou que a pandemia pode resultar em perda de fé na próxima geração. Saiba mais!

Kirk Cameron: “Povo de Deus está adormecido”

Famoso pelo filme "A prova de fogo", o ator Kirk Cameron está lançando o programa 'Pense. Ore. Vote', para levar cristãos à refletirem sobre eleições. Confira!

Hillary Clinton: por que jovens estão deixando a igreja?

A ex-primeira dama do país, Hillary Clinton afirmou que os jovens estão deixando a igreja porque o cristianismo se tornou alienante. Saiba mais!

Fogo atinge lado brasileiro da Serra do Amolar e pode chegar à Bolívia

Agora, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul está disponibilizando aeronaves grandes para atuarem em conjunto", contou Letícia

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Rayssa Peres em “Somos mulheres de Deus”

Música é uma homenagem às mulheres. Conheça a canção!

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.

Episódios do Nossa Música Brasileira; Assista aqui!

Nossa Música Brasileira acontece em formato on-line, com episódios até o final de 2020.. Confira aqui!

Os vencedores da Billboard Music Awards 2020

Kanye West levou nove prêmios, em seis categorias. A cantora Lauren Daigle, que ganhou em três categorias do prêmio em 2019, venceu esse ano como melhor artista cristã.